Blog

Como garantir mais agilidade nos processos dentro do Centro de Distribuição

Como garantir mais agilidade nos processos dentro do Centro de Distribuição

Na cadeia logística, o Centro de Distribuição desempenha um papel fundamental: contribuir para que os produtos sejam distribuídos no mercado de forma estratégica. Logo, se faltar agilidade nos processos, esse ponto será prejudicado. Mas, como manter essa roda girando constantemente, sem erros inesperados que possam impedir a eficácia dos processos? Para este conteúdo, separamos dicas para você não errar no controle do Centro de Distribuição e assim, garantir a agilidade nos processos da melhor forma possível.

Falta de agilidade nos processos do CD prejudica a rentabilidade

Quando existe falta de agilidade nas atividades do Centro de Distribuição, prejudica-se toda a cadeia logística, produção, administração e demais setores da empresa. A saída para isso é a agilidade, mas não apenas. É necessário ter processos estruturados, necessidades e objetivos claros. Isso sim, irá contribuir para que a empresa utilize seus recursos financeiros, humanos e materiais de forma certa. O Blog Logística destaca que os impactos positivos de uma gestão voltada para a eficiência no CD refletem, também, em outras áreas. Isso beneficiando o negócio como um todo, gerando vantagem competitiva e diferenciação em um mercado tão sobrecarregado de empresas prestando um mesmo serviço. Então, se você quer coordenar com mais eficácia o Centro de Distribuição, clareza e agilidade nos processos não podem ficar de fora. Por isso, a seguir separamos algumas ações que, quando colocadas em prática, vão te ajudar a manter a ordem nesta área da empresa.

Dicas para ter mais agilidade nos processos no Centro de Distribuição

Qualidade aliada à agilidade

Um CD não pode deixar materiais criando pó na prateleira, isso é o mesmo que dinheiro parado. Por isso, deve-se trabalhar sempre com estoque mínimo, a armazenagem de produtos deve ser eficaz, com controle de qualidade e validade em dia. Produtos entregues com falhas e problemas causam retrabalho e custos extras, o que não colabora em nada para a agilidade nos processos. Neste ponto, é importante contar com um monitoramento contínuo – usar sistemas de automação para ajudar nessa tarefa é uma boa opção. Além de usar a tecnologia para monitoramento, existem programas e sistemas que auxiliam no envio e recebimento das mercadorias, deixando tudo mais prático, fácil, rápido e assertivo.

Tempo de reposição: fator crucial na agilidade dos processos

O tempo de reposição é fator-chave para ter processos estruturados dentro do CD. Como destaca o site Ibid, esse processo exige a análise de diferentes itens. Por exemplo:
  • Tempo de ciclo do pedido (que abrange desde a recepção até a entrega do produto);
  • Ciclo de tempo de reposição do CD (que é o período que leva para cada remessa ser reposta dividido pelo total de remessas);
  • Taxa de atendimento de produtos e pedidos;
  • Quantidade de dias em estoque de produtos acabados;
  • Tempo de atendimento a pedidos urgentes.
Considerando estes pontos, você terá mais controle sobre a análise de informações e indicativos de performance. Conseguindo assim, quando necessário, alinhar e melhorar funções e atividades, com maior tempo hábil, sem prejudicar a constância e agilidade nos processos dentro do Centro de Distribuição.

Não relaxe na contratação de colaboradores

Processos bem estruturados dependem de quem os executa, então, profissionais capacitados são essenciais para desempenhar as atividades no Centro de Distribuição. Tão essencial quanto contratar profissionais com as devidas qualificações para cada função, é também oferecer as ferramentas de trabalho adequadas, assim como a remuneração, fatores estes que motivam e contribuem para o bom desempenho.

Tenha a tecnologia como aliada

Já falamos aqui sobre usar a tecnologia na estruturação de processos no CD, mas vale a pena voltar a falar dela a respeito do recebimento das mercadorias. Neste processo, mais do que receber os produtos, é necessário realizar o controle e emissão de Nota Fiscal. Para isso, existem sistemas que são muito úteis, a exemplo da geração do código SKU, por exemplo. Dito isso, é primordial que você esteja sempre por dentro das novidades do setor, entenda o seu negócio e assim, consiga unir o útil ao agradável, atendendo as demandas necessárias com maior agilidade e precisão.

Transporte de cargas dentro do CD

Essa é uma atividade importante dentro do Centro de Distribuição e deve ser tratada como tal. Na hora de manusear as mercadorias, trocá-las de lugar ou transportá-las para dentro e para fora do CD, é preciso fazer isso seguindo protocolos de segurança, tanto para os colaboradores, como para as mercadorias. Neste ponto, a integridade dos equipamentos é fundamental. Invista em máquinas e peças com qualidade e segurança certificadas. Isso irá contribuir não apenas para processos mais ágeis, como também mais seguros. Quanto as rodas do maquinário, por exemplo, existem modelos que diminuem os impactos da empilhadeira e transpaleteira, o que ajuda a evitar acidentes e deformidades nas mercadorias.

Fique de olho nas peças e equipamentos

Você que atua na manutenção do CD, sabe a importância das empilhadeiras elétricas, por exemplo, para manter tudo em ordem. Logo, se as máquinas não estão em dia, as chances de paradas inesperadas são altas, o que irá ocasionar perda de tempo e consequentemente, menos agilidade nos processos. Sendo assim, preze pela manutenção preventiva de todo o maquinário e, claro, invista em peças e materiais com qualidade garantida. Considere o custo-benefício, e escolha sempre a opção que vá trazer mais rentabilidade a longo prazo, assim como contribuirá para a otimização dos processos.

E então?

Nesse conteúdo apresentamos pontos-chave para garantir agilidade nos processos dentro do CD. Mas, se você quiser se aprofundar ainda mais, não deixe de conferir nosso blog, nele você encontrará vários conteúdos sobre atividades na indústria, bem como, insights valiosos, incluindo: Como aumentar a vida útil das empilhadeiras elétricas? Agora, se você quer ter processos mais ágeis no Centro de Distribuição da sua empresa, através da aquisição de rodas para empilhadeiras elétricas em poliuretano de alta performance, entre em contato conosco e saiba como podemos te ajudar!
Adove

Adove

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

EnglishPortugueseSpanish