Conseguir pôr em prática uma armazenagem de produtos estratégica é fundamental para a qualidade dos processos e operações realizadas no Centro de Distribuição.
Neste cenário, percebemos que existem alguns desafios na hora de organizar o CD da melhor forma. E para ajudá-lo a criar processos mais orgânicos e eficazes durante o armazenamento de produtos, elaboramos um conteúdo para falar justamente sobre o assunto.
Ou melhor, de forma objetiva, elencamos 6 dicas essenciais para uma armazenagem de produtos estratégica no Centro de Distribuição da sua empresa. Continue a leitura!
1. Infraestrutura adequada é fundamental para a armazenagem de produtos
Você sabia que a infraestrutura do CD interfere diretamente no fluxo eficiente das operações?
Então, antes de mais nada, é preciso ficar atento a certos fatores que são relevantes para a escolha do armazém, que posteriormente abrigará os respectivos produtos:
- Docas cobertas de carga e descarga com plataformas niveladoras são essenciais para otimizar os processos de chegada e saída dos produtos no Centro de Distribuição;
- O piso precisa ter resistência compatível com o peso dos materiais que serão armazenados;
- Para garantir a armazenagem eficaz de produtos, o ambiente à qual se refere deve ser devidamente iluminado, para que não haja enganos entre as mercadorias;
- Para a segurança do CD e integridade dos produtos armazenados, é interessante optar por câmeras e monitoramento 24 horas, bem como sistemas de detecção contra incêndio.
2. Considere a oferta e a demanda de cada item
O que fica mais na frente das prateleiras, o que fica mais no alto, embaixo ou mais acima? Para fazer a armazenagem de produtos estratégica no CD da sua empresa, estas são perguntas que precisam ser respondidas. Para tanto, um controle de entrada e saída de todos os produtos é necessário.
Isso quer dizer que você precisa conhecer a oferta e a demanda de cada item presente no Centro de Distribuição, saber quais saem com maior frequência e quais itens passam mais tempo nas prateleiras. Uma boa ideia é investir em um software de gerenciamento de estoque, que é capaz de realizar todo o controle necessário, de maneira automatizada.
3. Armazene os materiais corretamente
É óbvio que a ideia central aqui é fazer a armazenagem de produtos corretamente no Centro de Distribuição, mas o ponto-chave é como? A curva ABC pode ser uma grande aliada nessa tarefa.
Coordenar o Centro de Distribuição com eficácia pode ser uma tarefa bastante complexa, além de entender a estrutura do espaço e as demandas das empresas, é necessário também alocar as mercadorias de modo a facilitar a localização e movimentação delas.
É aí que entra a curva ABC:
- A = produtos com maior giro: devem ser armazenados próximos da entrada e saída do CD, para ter mais rapidez na expedição;
- B = produtos com giro médio: procure uma posição intermediária no ambiente, entre o A e o C;
- C = podem ficar mais afastados, longe, já que são produtos movimentados com menos frequência.
4. Preste atenção nas embalagens
Embalagens adequadas de acordo com os produtos é fundamental para a armazenagem de produtos no Centro de Distribuição. Afinal de contas, durante os muitos processos logísticos – desde a entrada e armazenamento à saída e transporte – as embalagens serão manuseadas diversas vezes.
Logo, para garantir que durante a movimentação, distribuição, transporte e armazenagem no CD, não aconteçam avarias nos produtos, as embalagens devem ser resistentes e corresponder aos cuidados necessários que as características dos produtos necessitam.
Além dos cuidados com a integridade dos produtos, as embalagens certas podem ser uma mão na roda para a separação e identificação das mercadorias, o que ajuda bastante a otimizar o espaço de armazenagem no ambiente.
5. Defina um layout para armazenagem de produtos
Para que o CD ofereça um espaço de trabalho mais eficiente, é necessário fazer um mapeamento desse espaço, considerando o fluxo das operações, movimentações do maquinário, como empilhadeiras elétricas, por exemplo, também demais ferramentas e tráfego de colaboradores.
Isso vai ajudar na armazenagem estratégica dos produtos no Centro de Distribuição, uma vez que um layout inteligente é definido de acordo com as demandas e possibilita que os espaços sejam usados de forma mais organizada e flexível.
Dessa forma, fica mais fácil sinalizar corredores e prateleiras para armazenar os produtos de forma otimizada, considerando a entrada e saída dos mesmos.
6. Mantenha o Centro de Distribuição organizado
Para evitar acidentes, valorizar espaços de movimentação e claro, tornar a armazenagem de produtos mais eficiente no CD, não tem como ignorar o fator organização, que abrange desde “cada coisa em seu devido lugar” até a limpeza do ambiente. Então:
- Não deixar caixas espalhadas pelo chão. Dentre outros problemas, elas atrapalham a passagem das empilhadeiras elétricas, o que dificulta o processo de armazenagem das mercadorias;
- Fazer faxinas com frequência, isso irá evitar que itens empoeirados sejam enviados para os clientes, por exemplo, além de liberar espaços para transitar e movimentar as mercadorias.
E então?
Viu quantos pontos envolvem uma armazenagem de produtos estratégica no Centro de Distribuição? Aliás, vale enfatizar que as ações para manter tudo em ordem não chegam a ser tão complexas.
Na verdade, são ações simples que se encaixadas na rotina de trabalho do CD, otimizam todos os processos e mantêm o armazenamento de mercadorias mais assertivo.
Ficou alguma dúvida sobre o assunto, entre em contato conosco. E para continuar se atualizando e aprimorando os processos na sua indústria, acompanhe nosso blog!