Cabe ao profissional responsável pela manutenção do Centro de Distribuição, dentre outras coisas, manter e/ou restaurar as atividades, procedimentos e equipamentos. Isso com o objetivo de manter a qualidade e produtividade, bem como tornar maior a vida útil das máquinas.
Mas, onde queremos chegar com isso? Foi considerando os principais objetivos da manutenção de um centro de distribuição, que preparamos este conteúdo para te auxiliar a coordenar com maior eficácia as manutenções dentro do CD.
Afinal de contas, contar com um bom controle e logística eficiente para fazer as manutenções dentro do Centro de Distribuição, possibilita melhorar o fluxo de produtos, otimizar o atendimento aos clientes e ainda tornar a empresa mais competitiva no mercado. Quer saber como? Confira nossas dicas a seguir!
1. Fazer inventários periodicamente é essencial para um bom controle do Centro de Distribuição!
Apesar do inventário ser um fator fundamental para a boa manutenção no Centro de Distribuição, também acaba sendo um dilema para muitos gestores. Nossa dica é fazer o inventário periodicamente durante o ano, definindo os pontos mais relevantes para a constância e integridade dos processos e máquinas. É válido também considerar as questões sazonais – tanto das operações, quanto das mercadorias. Com essa ação, a identificação das falhas e suas causas, fica mais precisa. Ela ainda ajuda a diminuir o índice de perdas e você vai conseguir tomar decisões mais assertivas, visto que pode atuar nos problemas com mais agilidade.2. Use a tecnologia a seu favor
Não é novidade que a tecnologia pode ajudar em diversas atividades dentro da organização, e no Centro de Distribuição não seria diferente. Existem alguns sistemas, plataformas e softwares que podem auxiliar na automatização de processos, gerando ganhos em:- Produtividade
- Redução de erros
- Maior confiabilidade das informações
- Redução de custos.
ERP
Esse sistema de gestão integrada possibilita gerenciar diversas áreas do negócio em uma só ferramenta. Ou seja, o ERP centraliza as informações e facilita o compartilhamento de dados.WMS
No caso deste software, o foco é principalmente a gestão de estoques. Ele conta com funcionalidades para aprimorar rotinas de recebimento, endereçamento, separação de pedidos, inventários e expedição. Ao analisar a demanda de procedimentos no CD, pode ser que seja uma boa ferramenta para te ajudar a controlar as manutenções.TMS
Quanto ao TMS, esse sistema auxilia na gestão de transportes. Com ele, tarefas como a consolidação das cargas, criação de rotas, rastreamento de veículos e controle de ocorrências se tornam mais dinâmicas e assertivas. Algumas funcionalidades desta plataforma, com certeza podem ser úteis na hora de coordenar com mais eficácia as manutenções dentro do Centro de Distribuição.3. Tenha o hábito de avaliar os processos
A gestão não acaba depois de colocar o que foi planejado em prática! Até porque, é fato a necessidade de analisar constantemente e controlar os processos para verificar se eles realmente atingiram os objetivos. Por isso, é essencial avaliar os processos e mensurar seus resultados. Só desse jeito você conseguirá saber quais as falhas, os gargalos, os prejuízos, e outro fatores que prejudicam o bom andar dos procedimentos no CD. Tenha em mente que é preciso identificar os pontos fracos, para então desenvolver planos para minimizá-los e/ou eliminá-los.4. Mantenha um canal de comunicação aberto com os operadores
Ter uma comunicação clara e direta é a chave para o sucesso dos mais diversos processos. E falando em coordenar bem as manutenções dentro do Centro de Distribuição, ter uma linha de conversa aberta com os operadores das máquinas, por exemplo, funciona como a espinha dorsal do procedimento, sabe porquê? Quem melhor que a pessoa que opera a empilhadeira para te passar informações sobre as condições da máquina? Os colaboradores que trabalham diretamente com os equipamentos e máquinas no CD são os mais capacitados para relatar problemas ou possibilidades de problemas nas operações, então, escute o que eles têm a dizer.5. Determine indicadores de desempenho
Os famosos KPIs – Indicadores de Desempenho – podem ser muito úteis para a avaliação e o monitoramento das atividades dentro do Centro de Distribuição. São os indicadores que podem te auxiliar a identificar os acertos e erros, para depois atuar na correção dos problemas. Mas, como colocá-los em prática? Nossa dica é definir os indicadores que mais estejam alinhados com as tarefas do CD. Porque infelizmente, acontece com frequência o uso de KPIs inadequados aos objetivos de operação do Centro de Distribuição. Além disso, busque não manter os resultados obtidos apenas entre os líderes, gestores e diretores, mas compartilhe também com toda a equipe, para que todos saibam onde estão acertando e onde precisam direcionar maiores esforços.6. Faça uma análise do layout do Centro de Distribuição
E chegamos a um fator decisivo, uma vez que o layout do CD pode ser um grande herói quando bem estruturado, mas do contrário, pode ser um verdadeiro vilão. É bem simples de entender essa lógica. Uma organização que conte com um ambiente estruturado, por exemplo, pode garantir mais agilidade, rapidez e inclusive redução de gastos com equipamentos. No entanto, a falta de uma estrutura eficiente no Centro de Distribuição pode oferecer o efeito contrário. Ou seja, é fundamental alinhar:- Conhecimentos sobre a estrutura física do CD
- Modelos logísticos utilizados
- Necessidade de equipamentos e máquinas
- Giro dos produtos
- Sazonalidade.