Ir para o conteúdo
Facebook Linkedin Instagram
Empotech
  • Início
  • Empresa
    • Sobre Nós
    • Diferenciais
    • Política de qualidade
  • Produtos
    • Empographene
    • Cilindros
    • Peças em poliuretano
    • Rodas para empilhadeiras elétricas
      • Ver todas
      • Still
      • Toyota
      • Crown
      • Linde
      • Hyster
      • Yale
      • Paletrans
      • Skan
      • Jungheinrich
      • Shangli
      • Outras rodas
  • Conteúdos
    • Blog
    • Downloads
  • Contato
  • Início
  • Empresa
    • Sobre Nós
    • Diferenciais
    • Política de qualidade
  • Produtos
    • Empographene
    • Cilindros
    • Peças em poliuretano
    • Rodas para empilhadeiras elétricas
      • Ver todas
      • Still
      • Toyota
      • Crown
      • Linde
      • Hyster
      • Yale
      • Paletrans
      • Skan
      • Jungheinrich
      • Shangli
      • Outras rodas
  • Conteúdos
    • Blog
    • Downloads
  • Contato

Blog

7 dicas para você coordenar com mais eficácia as manutenções dentro do Centro de Distribuição!

7 dicas para você coordenar com mais eficácia as manutenções dentro do Centro de Distribuição!

  • setembro 30, 2020
  • Nenhum comentário
Cabe ao profissional responsável pela manutenção do Centro de Distribuição, dentre outras coisas, manter e/ou restaurar as atividades, procedimentos e equipamentos. Isso com o objetivo de manter a qualidade e produtividade, bem como tornar maior a vida útil das máquinas. Mas, onde queremos chegar com isso? Foi considerando os principais objetivos da manutenção de um centro de distribuição, que preparamos este conteúdo para te auxiliar a coordenar com maior eficácia as manutenções dentro do CD. Afinal de contas, contar com um bom controle e logística eficiente para fazer as manutenções dentro do Centro de Distribuição, possibilita melhorar o fluxo de produtos, otimizar o atendimento aos clientes e ainda tornar a empresa mais competitiva no mercado. Quer saber como? Confira nossas dicas a seguir!

1. Fazer inventários periodicamente é essencial para um bom controle do Centro de Distribuição!

Apesar do inventário ser um fator fundamental para a boa manutenção no Centro de Distribuição, também acaba sendo um dilema para muitos gestores.  Nossa dica é fazer o inventário periodicamente durante o ano, definindo os pontos mais relevantes para a constância e integridade dos processos e máquinas. É válido também considerar as questões sazonais – tanto das operações, quanto das mercadorias.  Com essa ação, a identificação das falhas e suas causas, fica mais precisa. Ela ainda ajuda a diminuir o índice de perdas e você vai conseguir tomar decisões mais assertivas, visto que pode atuar nos problemas com mais agilidade.

2. Use a tecnologia a seu favor

Não é novidade que a tecnologia pode ajudar em diversas atividades dentro da organização, e no Centro de Distribuição não seria diferente. Existem alguns sistemas, plataformas e softwares que podem auxiliar na automatização de processos, gerando ganhos em:
  • Produtividade
  • Redução de erros
  • Maior confiabilidade das informações
  • Redução de custos.
Para a manutenção, bem como uma boa logística dentro do CD, é possível apostar em soluções tecnológicas como:

ERP

Esse sistema de gestão integrada possibilita gerenciar diversas áreas do negócio em uma só ferramenta. Ou seja, o ERP centraliza as informações e facilita o compartilhamento de dados.

WMS

No caso deste software, o foco é principalmente a gestão de estoques. Ele conta com funcionalidades para aprimorar rotinas de recebimento, endereçamento, separação de pedidos, inventários e expedição.  Ao analisar a demanda de procedimentos no CD, pode ser que seja uma boa ferramenta para te ajudar a controlar as manutenções.

TMS

Quanto ao TMS, esse sistema auxilia na gestão de transportes. Com ele, tarefas como a consolidação das cargas, criação de rotas, rastreamento de veículos e controle de ocorrências se tornam mais dinâmicas e assertivas.  Algumas funcionalidades desta plataforma, com certeza podem ser úteis na hora de coordenar com mais eficácia as manutenções dentro do Centro de Distribuição.

3. Tenha o hábito de avaliar os processos

7 dicas para você coordenar com mais eficácia as manutenções dentro do Centro de Distribuição! A gestão não acaba depois de colocar o que foi planejado em prática! Até porque, é fato a necessidade de analisar constantemente e controlar os processos para verificar se eles realmente atingiram os objetivos.  Por isso, é essencial avaliar os processos e mensurar seus resultados. Só desse jeito você conseguirá saber quais as falhas, os gargalos, os prejuízos, e outro fatores que prejudicam o bom andar dos procedimentos no CD. Tenha em mente que é preciso identificar os pontos fracos, para então desenvolver planos para minimizá-los e/ou eliminá-los.

4. Mantenha um canal de comunicação aberto com os operadores

Ter uma comunicação clara e direta é a chave para o sucesso dos mais diversos processos. E falando em coordenar bem as manutenções dentro do Centro de Distribuição, ter uma linha de conversa aberta com os operadores das máquinas, por exemplo, funciona como a espinha dorsal do procedimento, sabe porquê? Quem melhor que a pessoa que opera a empilhadeira para te passar informações sobre as condições da máquina? Os colaboradores que trabalham diretamente com os equipamentos e máquinas no CD são os mais capacitados para relatar problemas ou possibilidades de problemas nas operações, então, escute o que eles têm a dizer.
 

5. Determine indicadores de desempenho

Os famosos KPIs – Indicadores de Desempenho – podem ser muito úteis para a avaliação e o monitoramento das atividades dentro do Centro de Distribuição. São os indicadores que podem te auxiliar a identificar os acertos e erros, para depois atuar na correção dos problemas. Mas, como colocá-los em prática? Nossa dica é definir os indicadores que mais estejam alinhados com as tarefas do CD. Porque infelizmente, acontece com frequência o uso de KPIs inadequados aos objetivos de operação do Centro de Distribuição. Além disso, busque não manter os resultados obtidos apenas entre os líderes, gestores e diretores, mas compartilhe também com toda a equipe, para que todos saibam onde estão acertando e onde precisam direcionar maiores esforços.

6. Faça uma análise do layout do Centro de Distribuição

E chegamos a um fator decisivo, uma vez que o layout do CD pode ser um grande herói quando bem estruturado, mas do contrário, pode ser um verdadeiro vilão. É bem simples de entender essa lógica. Uma organização que conte com um ambiente estruturado, por exemplo, pode garantir mais agilidade, rapidez e inclusive redução de gastos com equipamentos. No entanto, a falta de uma estrutura eficiente no Centro de Distribuição pode oferecer o efeito contrário.  Ou seja, é fundamental alinhar: 
  • Conhecimentos sobre a estrutura física do CD
  • Modelos logísticos utilizados
  • Necessidade de equipamentos e máquinas
  • Giro dos produtos
  • Sazonalidade.

7. Use metodologias e ferramentas de controle

Você sabia que existem vários métodos e ferramentas que podem ser usados para coordenar o CD? Algumas metodologias ajudam a aumentar o controle sobre o fluxo de atividades e ainda tornam a tomada de decisão mais precisa e assertiva. A seguir, separamos as principais:

Curva ABC

A aplicação da curva ABC pode ser bastante relevante nas atividades de manutenção dentro do Centro de Distribuição. Isso porque, possibilita classificar os itens do estoque com base na relevância que possuem sobre o faturamento, giro e lucratividade. 

Kanban

Dinâmico e preciso, o Kanban é um cartão de sinalização que ajuda a controlar os fluxos de trabalho, considerando a fase em que cada tarefa está.

Métricas

As métricas podem ser utilizadas como base para a elaboração de KPIs – que como vimos, também são relevantes no processo. Trata-se de um sistema de medição dos resultados dos processos que ajuda a avaliar o desempenho. 

E então?

Neste conteúdo pontuamos 7 dicas valiosas para você coordenar com mais assertividade e eficiência as manutenções dentro do Centro de Distribuição. Esperamos que as informações pontuadas tenham ficado bem claras, mas em caso de dúvidas, entre em contato conosco. Agora, se você tem interesse em saber como realizar boas negociações com fornecedores, confira nosso conteúdo do blog sobre 8 dicas para realizar boas negociações com fornecedores da indústria!
Picture of Empotech

Empotech

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscreva-se gratuitamente para receber a nossa newsletter:

Ao informar seus dados, você aceita receber comunicações e concorda com a Política de Privacidade.
Categorias
Categorias
  • Blog (72)
  • Dicas (28)
  • Gestão (20)
  • Manutenção (1)
  • Mercado (6)
Posts recentes
  • Excelência por Inovação em Poliuretano
  • Código SKU: descubra como ele pode contribuir para a gestão de estoque!
    Código SKU: descubra como ele pode contribuir para a gestão de estoque!
  • Indústria 4.0: conceito, vantagens e aplicação
    Indústria 4.0: conceito, vantagens e aplicação
  • Side loader: entenda o que é a empilhadeira lateral
    Side loader: entenda o que é a empilhadeira lateral
  • Reciclagem de poliuretano: conheça 4 soluções ecológicas
    Reciclagem de poliuretano: conheça 4 soluções ecológicas
Empotech

A economia gira sobre as rodas e a Empotech participa deste movimento.

Produtos

  • Cilindros
  • Peças em poliuretano
  • Rodas para empilhadeiras elétricas
  • Cilindros
  • Peças em poliuretano
  • Rodas para empilhadeiras elétricas

Mantenha contato

  • Rua Vidal Flávio Dias, 4200 – Genebra Park Industrial - Bairro Belchior Baixo – Gaspar, SC
  • Centro de Distribuição: Rua João Aranha Neto, 2366 – Vila Claudia – Mauá, SP
  • (47) 3378 0904
    (47) 3378 3841
  • vendas5@empotech.ind.br
    compras@empotech.ind.br

Sobre nós

  • Início
  • Empresa
  • Downloads
  • Blog
  • Contato
  • Perguntas frequentes
  • Início
  • Empresa
  • Downloads
  • Blog
  • Contato
  • Perguntas frequentes

© Empotech, 2020 – Todos os direitos reservados.

Facebook Linkedin Instagram