Blog

Alugar ou comprar empilhadeira elétrica? Confira os benefícios de cada um!

Alugar ou comprar empilhadeira elétrica? Confira os benefícios de cada um!

Cabe ao setor de compras da empresa, analisar e identificar as melhores opções para os processos da organização, a fim de adquirir os equipamentos corretos e mais adequados para a realização de determinadas atividades. Comportamento este, que se estende na hora de comprar empilhadeira.

Pensando nisso, identificamos uma dúvida bastante comum nas indústrias: é melhor alugar ou comprar empilhadeira elétrica? E elaboramos este conteúdo pontuando quais os benefícios de cada opção.

Continue a leitura para saber o que considerar na hora de adquirir uma empilhadeira, e entender se para o seu negócio, é melhor comprar ou alugar!

Comprar empilhadeira

Optar por comprar empilhadeira elétrica para a sua empresa é uma escolha que geralmente brilha os olhos, e não seria para menos, já que essa é uma opção bastante vantajosa, mas para certos casos.

A compra da empilhadeira elétrica é mais recomendada para centros de distribuição e armazéns grandes. Além de ser ideal para empresas com áreas de operação mais extensas, a aquisição delas é também indicada quando ocorre o uso constante em diversas atividades.

Ou seja, nessas condições, a compra de empilhadeira acaba sendo mais vantajosa, porque proporciona maior flexibilidade de uso da máquina, além de poder usar o equipamento sempre que preciso, a qualquer momento.

Sua empresa apresenta grandes demandas e precisa realizar tarefas com o uso da empilhadeira com alta precisão e agilidade? Então, esse ponto também pode ser decisivo para optar pela compra do maquinário.

Sendo assim, os principais benefícios de comprar a empilhadeira são:

  • Se for uma empilhadeira de qualidade, poderá durar longos anos – principalmente se forem praticadas ações que podem aumentar a vida útil das empilhadeiras elétricas;
  • Futuramente, em certas ocasiões, é possível vender a máquina e receber capital para outros investimentos;
  • Usar a empilhadeira elétrica inúmeras vezes sem pagar taxas.

Em contrapartida, é preciso apontar alguns pontos não tão satisfatórios que essa opção apresenta:

  • Gastos com manutenção, combustível e/ou energia;
  • Eventuais reparos;
  • Para guardar a máquina, é preciso ter um local coberto do sol e da chuva;
  • É preciso analisar a reputação do fabricante, como, por exemplo: verificar a satisfação dos clientes no pós-venda da empresa de empilhadeiras escolhida para fazer a compra.

Alugar empilhadeira

De início, já é válido colocar que alugar uma empilhadeira elétrica é menos custoso, quando se fala em gestão de compras, uma vez que não se terá gastos com manutenção, por exemplo.

Quando se opta por alugar a empilhadeira, o único custo que a organização terá é o pagamento mensal do aluguel, ou conforme seja o acordo de pagamento feito entre as empresas.

Muitos gestores de compras têm este como um ponto bastante vantajoso, até porque fica mais fácil para estruturar e organizar o orçamento da empresa, pois se torna também mais simples e assertivo fazer uma previsão do valor gasto todo mês.

E principalmente, empresas que não podem investir em uma máquina nova no momento, encontram a solução ideal em alugar uma empilhadeira para assim, manter em dia os processos que dependem da máquina.

Com isso, os principais benefícios de alugar a empilhadeira são:

  • Contar com uma equipe preparada que oferece um equipamento sempre pronto e adequado para uso;
  • Não precisar ter um estoque de peças, o que ajuda a diminuir custos;
  • Mais facilidade para prever gastos mensalmente.

No entanto, nos cabe citar alguns pontos menos vantajosos ao alugar empilhadeira, e que é preciso se atentar:

  • Empresas com filiais podem acabar tendo gastos extras e mais trabalho para lidar com os fornecedores, pois será preciso um fornecedor de empilhadeiras diferente para cada filial, o que pode alterar os custos das operações, dependendo do estado;
  • Ter problemas com data de aluguel. Para evitar essa situação, é preciso ter parceria com um fornecedor de confiança e ter os processos da sua empresa bem estruturados, para saber quando e onde será necessário usar a empilhadeira.

Alugar ou comprar empilhadeira?

Para ser mais assertivo na escolha, existem alguns pontos que, quando considerados, ajudam a estruturar o orçamento e entender se é melhor alugar ou comprar empilhadeira.

Ambiente onde será operada a empilhadeira

A empilhadeira será usada em ambiente externo ou interno? A resposta para essa pergunta já ajuda a eliminar algumas opções e entender se vale a pena comprar ou alugar.

  • Ambientes internos: é melhor usar uma empilhadeira que não produza gases poluentes e que não gera muitos ruídos.
  • Ambientes externos: vale mais a pena uma empilhadeira que se adapte mais facilmente e melhor aos pisos irregulares.

Apenas com essas informações, alinhadas com os recursos que a sua empresa tem disponível para este setor, já fica mais fácil entender se é mais viável alugar ou comprar empilhadeira.

Finalidade do uso

Na mesma linha de raciocínio do ambiente onde será operada, a finalidade de uso da empilhadeira também pode te ajudar a decidir entre comprar ou alugar.

Saber quais produtos serão transportados, quais as dimensões e peso máximo da carga e qual a altura máxima de estocagem, ajudam a entender se a máquina vai precisar de manutenções e cuidados extras, por exemplo. Logo, comprar empilhadeira, pode não ser a melhor opção nessa hipótese.

Tipo de armazenagem

Para efetuar o orçamento para adquirir uma empilhadeira e fazer o melhor investimento, é preciso considerar:

  • Estrutura de armazenagem, para entender qual layout do maquinário é necessário;
  • Considerar a altura do vão de passagem e a largura dos corredores.

Esses dois pontos, quando analisados, podem te ajudar a definir se a melhor opção é comprar ou alugar a empilhadeira, já que, dependendo de como é o espaço onde a máquina será utilizada, pode ser preciso diferentes modelos, que atendam a diferentes funções. Logo, se o orçamento não atender a compra de tudo, vale mais alugar o maquinário.

E então?

Neste conteúdo você pôde conferir quais os benefícios de comprar empilhadeira, e quais os benefícios de optar por alugar o equipamento.

Ainda elencamos alguns pontos importantes, que podem ajudar a decidir pela melhor opção para a sua empresa, assim como deixamos claro possíveis desvantagens presentes tanto no aluguel quanto na compra de empilhadeira.

Esperamos que este material possa te ajudar a tomar a melhor decisão para a sua empresa. E se você optar por comprar empilhadeiras, confira nosso conteúdo e saiba como encontrar fornecedores de peças para empilhadeiras elétricas que unam qualidade e preço competitivo.

Adove

Adove

1 comentário em “Alugar ou comprar empilhadeira elétrica? Confira os benefícios de cada um!”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish