Cabe ao setor de compras da empresa, analisar e identificar as melhores opções para os processos da organização, a fim de adquirir os equipamentos corretos e mais adequados para a realização de determinadas atividades. Comportamento este, que se estende na hora de comprar empilhadeira.
Pensando nisso, identificamos uma dúvida bastante comum nas indústrias: é melhor alugar ou comprar empilhadeira elétrica? E elaboramos este conteúdo pontuando quais os benefícios de cada opção.
Continue a leitura para saber o que considerar na hora de adquirir uma empilhadeira, e entender se para o seu negócio, é melhor comprar ou alugar!
Comprar empilhadeira
Optar por comprar empilhadeira elétrica para a sua empresa é uma escolha que geralmente brilha os olhos, e não seria para menos, já que essa é uma opção bastante vantajosa, mas para certos casos.
A compra da empilhadeira elétrica é mais recomendada para centros de distribuição e armazéns grandes. Além de ser ideal para empresas com áreas de operação mais extensas, a aquisição delas é também indicada quando ocorre o uso constante em diversas atividades.
Ou seja, nessas condições, a compra de empilhadeira acaba sendo mais vantajosa, porque proporciona maior flexibilidade de uso da máquina, além de poder usar o equipamento sempre que preciso, a qualquer momento.
Sua empresa apresenta grandes demandas e precisa realizar tarefas com o uso da empilhadeira com alta precisão e agilidade? Então, esse ponto também pode ser decisivo para optar pela compra do maquinário.
Sendo assim, os principais benefícios de comprar a empilhadeira são:
- Se for uma empilhadeira de qualidade, poderá durar longos anos – principalmente se forem praticadas ações que podem aumentar a vida útil das empilhadeiras elétricas;
- Futuramente, em certas ocasiões, é possível vender a máquina e receber capital para outros investimentos;
- Usar a empilhadeira elétrica inúmeras vezes sem pagar taxas.
Em contrapartida, é preciso apontar alguns pontos não tão satisfatórios que essa opção apresenta:
- Gastos com manutenção, combustível e/ou energia;
- Eventuais reparos;
- Para guardar a máquina, é preciso ter um local coberto do sol e da chuva;
- É preciso analisar a reputação do fabricante, como, por exemplo: verificar a satisfação dos clientes no pós-venda da empresa de empilhadeiras escolhida para fazer a compra.
Alugar empilhadeira
De início, já é válido colocar que alugar uma empilhadeira elétrica é menos custoso, quando se fala em gestão de compras, uma vez que não se terá gastos com manutenção, por exemplo.
Quando se opta por alugar a empilhadeira, o único custo que a organização terá é o pagamento mensal do aluguel, ou conforme seja o acordo de pagamento feito entre as empresas.
Muitos gestores de compras têm este como um ponto bastante vantajoso, até porque fica mais fácil para estruturar e organizar o orçamento da empresa, pois se torna também mais simples e assertivo fazer uma previsão do valor gasto todo mês.
E principalmente, empresas que não podem investir em uma máquina nova no momento, encontram a solução ideal em alugar uma empilhadeira para assim, manter em dia os processos que dependem da máquina.
Com isso, os principais benefícios de alugar a empilhadeira são:
- Contar com uma equipe preparada que oferece um equipamento sempre pronto e adequado para uso;
- Não precisar ter um estoque de peças, o que ajuda a diminuir custos;
- Mais facilidade para prever gastos mensalmente.
No entanto, nos cabe citar alguns pontos menos vantajosos ao alugar empilhadeira, e que é preciso se atentar:
- Empresas com filiais podem acabar tendo gastos extras e mais trabalho para lidar com os fornecedores, pois será preciso um fornecedor de empilhadeiras diferente para cada filial, o que pode alterar os custos das operações, dependendo do estado;
- Ter problemas com data de aluguel. Para evitar essa situação, é preciso ter parceria com um fornecedor de confiança e ter os processos da sua empresa bem estruturados, para saber quando e onde será necessário usar a empilhadeira.
Alugar ou comprar empilhadeira?
Para ser mais assertivo na escolha, existem alguns pontos que, quando considerados, ajudam a estruturar o orçamento e entender se é melhor alugar ou comprar empilhadeira.
Ambiente onde será operada a empilhadeira
A empilhadeira será usada em ambiente externo ou interno? A resposta para essa pergunta já ajuda a eliminar algumas opções e entender se vale a pena comprar ou alugar.
- Ambientes internos: é melhor usar uma empilhadeira que não produza gases poluentes e que não gera muitos ruídos.
- Ambientes externos: vale mais a pena uma empilhadeira que se adapte mais facilmente e melhor aos pisos irregulares.
Apenas com essas informações, alinhadas com os recursos que a sua empresa tem disponível para este setor, já fica mais fácil entender se é mais viável alugar ou comprar empilhadeira.
Finalidade do uso
Na mesma linha de raciocínio do ambiente onde será operada, a finalidade de uso da empilhadeira também pode te ajudar a decidir entre comprar ou alugar.
Saber quais produtos serão transportados, quais as dimensões e peso máximo da carga e qual a altura máxima de estocagem, ajudam a entender se a máquina vai precisar de manutenções e cuidados extras, por exemplo. Logo, comprar empilhadeira, pode não ser a melhor opção nessa hipótese.
Tipo de armazenagem
Para efetuar o orçamento para adquirir uma empilhadeira e fazer o melhor investimento, é preciso considerar:
- Estrutura de armazenagem, para entender qual layout do maquinário é necessário;
- Considerar a altura do vão de passagem e a largura dos corredores.
Esses dois pontos, quando analisados, podem te ajudar a definir se a melhor opção é comprar ou alugar a empilhadeira, já que, dependendo de como é o espaço onde a máquina será utilizada, pode ser preciso diferentes modelos, que atendam a diferentes funções. Logo, se o orçamento não atender a compra de tudo, vale mais alugar o maquinário.
E então?
Neste conteúdo você pôde conferir quais os benefícios de comprar empilhadeira, e quais os benefícios de optar por alugar o equipamento.
Ainda elencamos alguns pontos importantes, que podem ajudar a decidir pela melhor opção para a sua empresa, assim como deixamos claro possíveis desvantagens presentes tanto no aluguel quanto na compra de empilhadeira.
Esperamos que este material possa te ajudar a tomar a melhor decisão para a sua empresa. E se você optar por comprar empilhadeiras, confira nosso conteúdo e saiba como encontrar fornecedores de peças para empilhadeiras elétricas que unam qualidade e preço competitivo.