Blog

O que você tem que saber sobre comprar peças para indústria na internet

O mundo online está presente na vida de todo mundo. Inclusive, na de profissionais que atuam no setor de compras das empresas de diversos setores. No entanto, com tanta informação e fabricante disponível na rede, nem sempre é fácil comprar peças para indústria na internet.

De fato, há semelhanças entre comprar online sendo uma pessoa física e uma pessoa jurídica. Só que também há diferenças, especialmente quando consideramos as peças para indústria. Esse é um mercado que traz consigo características que não se encontra na compra B2C.

Ah, para pontuar esse conceito, entenda. B2C é a compra feita diretamente pelo consumidor-final, geralmente, uma pessoa física. E B2B é aquela realizada por empresas. Hoje, ambos os mercados podem realizar negócios virtuais de maneira segura, como veremos abaixo.

Para tornar a sua leitura mais dinâmica, criamos um texto com base na Teoria dos 5W, muito usada no jornalismo, mas também comum para atividades de vendas. A ideia é responder a perguntas sobre: quem, por que, quando, onde e o quê (que trocamos por como).

Quem pode comprar peças para indústria na internet

Todas as empresas podem fazer esse tipo de negócio hoje em dia. Especialmente, aquelas que sabem que o setor de compras auxilia na busca por processos mais rápidos e que geram melhor custo-benefício para a empresa.

Imagine o setor de manutenção de uma companhia. Ele precisa ter peças de máquinas para reposição para agilizar os consertos e ajustes em caso de imprevistos. Afinal, uma falha pode significar uma parada emergencial e, inclusive, a perda de produtividade na produção.

Outra situação é uma marca famosa de skates. Na hora de montar os seus produtos que serão comercializados em breve, o ideal é adquirir os componentes na internet porque isso pode baratear a compra e sem que se perca qualidade no produto final.

Ou seja, de maneira geral, todas as empresas de todos os segmentos podem usar essa nova modalidade de compras para garantir a performance do setor. O que muda é que nem todos os compradores estão preparados para fazer isso.

Por que comprar peças para indústria na internet

São muitos os motivos para contabilizar na sua próxima cotação de mercadorias para indústria que consideram a chance de fazer um negócio na internet. Separamos aqueles que mais vão importar para a sua empresa, confira!

A descrição do produto

Uma boa ideia para começar a comprar peças para indústria na internet é a pesquisa ser mais rápida e mais efetiva. Ao passo que permite que se encontre a descrição completa do produto que você procura.

Por exemplo, a Empotech é uma fabricante de rodas de poliuretano para empilhadeiras. E no seu catálogo de produtos tem os diversos modelos desses produtos. Em cada página tem informações técnicas, como do diâmetro e largura.

O esclarecimento de dúvidas

Quem atua comercializando itens na internet precisa ter um canal de comunicação direta com o cliente. Para quem compra, a boa notícia é que assim dá para tirar todas as dúvidas antes de efetuar uma compra online. É comum que se possa falar até pelo WhatsApp.

Esse canal também vai ser bacana para descobrir se a empresa é confiável, como veremos mais no fim do texto. O importante é saber que esses chats online são ótimos para já conhecer da fabricante, observando a forma e a agilidade com que responde suas perguntas.

O custo-benefício da compra

Talvez, o mais importante para um comprador é a avaliação do custo-benefício de um produto e aqui temos mais uma das vantagens da compra virtual. Logo, ao se avaliar a procedência da mercadoria, a história do fabricante e os selos de qualificação dá para entender isso.

A Empotech tem quase 20 anos de experiência no mercado, sendo reconhecida pela durabilidade dos seus produtos. Recentemente, se tornou habilitada pela ISO 9001:2015 e pelo Sistema de Gestão da Qualidade e Produtividade. Isso faz parte dos diferenciais da marca.

A compra de produto nacional com qualidade internacional

Também citando a Empotech como exemplo, considere que existe uma vantagem de se comprar na internet as peças para indústria: a pesquisa por um produto de qualidade internacional, sem ter que lidar com os trâmites da compra feita ao exterior.

A prática de recorrer à internet para encontrar os produtos com base em modelos importados tem sido cada vez mais comum. Ao passo que é possível encontrar peças originais e com alto desempenho, tornando a compra mais simples e mais barata do que a internacional.

A garantia da compra online

Outro bom motivo para começar a pensar nesse tipo de compra como possibilidade na indústria é que existem garantias. Assim, o comprador tem direito de fazer a devolução dos itens e ter o reembolso dependendo da situação, como em caso de defeitos.

O que se indica é o conhecimento sobre os trâmites legais para essa devolução. Os procedimentos são baseados em leis, mas podem se alterar conforme cada fabricante/fornecedor. Logo, antes de finalizar o processo, leia as regras de compras.

Quando comprar peças para indústria na internet

O próximo ponto é sobre quando comprar as peças. Essa é uma questão que vai depender das características do seu mercado e sua atuação nele. O que é comum de acontecer é que os planejamentos mais bem-feitos permitem compras mais assertivas.

Isso porque dá para pesquisar e comparar mais as opções do mercado. Logo, a previsão da demanda contribui muito na criação de estratégias que melhoram as atividades e o desempenho na indústria.

Além disso, a compra online se torna opção bastante atrativa para os projetos de expansão. Assim, permite criar um plano onde a competitividade aumenta a partir dos gastos reduzidos nas compras mais eficientes.

Portanto, em quase todas as situações, a compra de peças para indústria online será uma boa ideia visando o melhor desempenho do setor. É claro que quando há a chance de prever a demanda e cotar as opções, esse tipo de negócio se torna ainda mais efetivo.

Onde comprar peças para indústria na internet

Esse próximo grande tópico é especialmente para aquele comprador com uma responsabilidade muito grande na empresa, a de fazer negócios. Um dos objetivos dele é buscar produtos pelo custo-benefício, visando diversas vantagens para a sua empresa.

A partir dessa ideia, vem a pergunta: será que é possível comprar peças para indústria na internet de maneira segura e confiável, de modo não colocar em risco todo o setor de compras? É claro que sim. E você, enquanto consumidor online, sabe disso.

No entanto, é preciso tomar alguns cuidados para evitar fraudes, golpes e até mesmo as armadilhas comerciais da publicidade online. Hoje, são muitas fabricantes e marcas que atuam na modalidade virtual; o que torna necessário um estudo cada vez mais focado dos parceiros.

Sem ver o seu vendedor, o produto e a loja física é natural que uma certa insegurança aconteça em um primeiro momento. Por isso, a recomendação é a de sempre fazer negócios com fabricantes de qualidade, de confiança e com credibilidade no mercado.

Abaixo, optamos por trocar o “o quê” pelo “como” justamente para dar uma espécie de passo a passo para quem quer comprar online com segurança. São dicas valiosas para fazer um negócio confiável e adquirir peças para indústria sem riscos.

Como comprar peças para indústria na internet

Pode ser que você já conhecia as vantagens de comprar na internet. No entanto, talvez seja aquele comprador que tenha insegurança para fazer isso em nome da empresa. Esse último tópico é necessário para dar a você a garantia que precisa para fechar um negócio seguro!

A legitimidade dos produtos

A primeira dica é a de se atentar ao fato de que a desconfiança parte daquilo que não se conhece. De fato, não dá para confiar em um produto que ninguém comprou, usou ou que nunca se ouviu falar, concorda?

Se o seu objetivo é o de testar um novo produto, então, considere que a sua pesquisa de fabricantes no mercado online deve ser ainda mais focada. Logo, aqui entram análises que vão além da consulta do CNPJ, passando por ligações, visitas presenciais e outras.

A credibilidade da fabricante

O segundo passo para uma compra confiável na internet é verificar sobre a empresa que está oferecendo o produto. Isso porque há vários modos de operações online, como a terceirização da venda de um item e a inclusão de empresas falsas, sem idoneidade.

Assim, o ideal é que você descubra quais as certificações do fabricante; além das Políticas e Gestão da Qualidade dele. Nessa hora, é bem legal ir atrás dos cases de sucesso dessa empresa, que pode se tornar parceira do seu negócio e sem que você tem que se arriscar.

O atendimento ao cliente

A credibilidade de uma empresa passa pelo atendimento ao cliente, que se inicia na pré-venda e chega ao pós-venda. Isso porque apenas dizer que uma marca é confiável por ter muito tempo de mercado não garante um bom serviço.

É interessante descobrir como essa nova parceira lida com você, cliente. Será que ela dá retorno em casos de atrasos? E será que vai na busca de soluções para o problema que você tem? A internet possibilita que se encontre isso de várias formas, como nas avaliações.

A negociação de prazos e entregas

Acima fizemos uma comparação da compra de um item nacional de qualidade com outro internacional, lembra? Aqui também podemos nos lembrar da hipótese. Afinal, ao comprar mercadorias fabricadas no Brasil, a sua empresa poderá ter prazos e entregas mais rápidos.

Ao passo que ainda que se veja vantagens na compra feita no exterior, o tempo para receber os itens poderiam prejudicar o dinamismo do seu tempo de resposta para o cliente. Para isso valer a pena, contate o fabricante que está sendo avaliado e fale sobre as condições.

Sobre a Empotech

A Empotech produz peças em poliuretano no Brasil com qualidade internacional. Hoje, possui uma estrutura capaz de suprir toda a demanda das operações das empresas nacionais. Os produtos são sinônimo de durabilidade e eficiência. É líder nacional na qualidade de PU.

As rodas da Empotech duram 50% a mais quando comparadas com os demais produtos nacionais. Conheça mais da história da Empotech e tenha a confiança que a sua empresa merece na hora de fechar uma compra online.

Empotech

Empotech

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *