Blog

Dicas-para-organizar-o-estoque-do-seu-supermercado

Dicas para organizar o estoque do seu supermercado

Fazer a organização de um estoque de supermercado não precisa ser uma tarefa trabalhosa se a empresa tiver uma estratégia bem adaptada para o dia a dia.

Tudo vai depender de como este sistema é montado e de como os colaboradores contribuem para o bom funcionamento do controle de estoque todos os dias, obedecendo todas as diretrizes do planejamento.

Existem algumas ações que podem ser tomadas para organizar o estoque de supermercado de maneira mais simples. Dessa forma, o trabalho do estoquista flui melhor e o cliente tem a possibilidade de fazer suas compras com mais tranquilidade, encontrando tudo que precisa.

Mas antes de discutir essas dicas, você entende realmente porque é importante fazer o controle de estoque de supermercado? Vamos falar disso e logo em seguida te mostrar como.

Por que é importante organizar o estoque de supermercado

Primeiramente, como já foi lembrado, organizar o estoque de supermercado vai facilitar a experiência de compra do cliente que vai sempre encontrar tudo que precisa com mais facilidade.

Somente esse fator já contribui para a fidelização dos clientes e aumento das vendas, o que já é muito importante para qualquer negócio, não é mesmo?

Além disso, é preciso levar em conta o ponto de vista operacional. Um estoque bem organizado evita que tarefas essenciais sejam interrompidas, corredores sejam fechados para manutenção e o fluxo de trabalho melhora muito, promovendo um ambiente mais organizado e confortável, tanto para o cliente quanto para os colaboradores.

Por fim, não podemos nos esquecer do ponto de vista econômico que a organização do estoque de supermercado pode trazer.

Com a eficiência na otimização dos produtos, é possível evitar perdas, aumentar a saída dos produtos e saber mais informações sobre o estoque que podem ser essenciais para a tomada de decisões, como a hora de lançar as promoções de queima de estoque, por exemplo.

Viu como é importante dar atenção a organização do estoque de supermercado? Essa é a parte mais importante do operacional do seu negócio! Agora vamos entender como fazer isso com mais eficiência.

Invista em mão de obra qualificada

Ter mão de obra qualificada é o primeiro passo para que o seu estoque seja bem organizado dentro de um supermercado. Essa é uma área bastante delicada e é necessária a contratação de profissionais capazes de operar maquinários com cuidado, além de boas qualificações em gestão de estoque e experiência no ramo.

Sobretudo, é importante que a empresa esteja sempre em busca que oferecer treinamentos a seus profissionais para que eles possam relembrar os conceitos e se aperfeiçoar nas suas funções. A mão de obra qualificada, além de entregar um trabalho mais eficiente, ainda pode evitar acidentes de trabalho e danos ao patrimônio.

Gestão automatizada do estoque

Escolha um sistema de gestão para fazer tudo de forma automatizada e ter acesso a todas as informações do seu estoque. Com isso, é possível fazer alteração de informações, dar permissões a usuários, saber quem foi responsável por cada ação e receber avisos de acordo com as suas necessidades.

Existem no mercado diversas opções de sistema de gestão para controle de estoque. É preciso levar em conta as necessidades do seu supermercado para fazer a melhor escolha, mas é muito importante ter um sistema automatizado para não perder tempo com esse tipo de operação.

Com essa ferramenta em mãos, é possível guardar todas as informações do estoque de forma segura, além de ter acesso a relatórios, produtos que estão prestes a vencer, quantidades, localização, valores e muito mais.

Portanto, essa é uma ferramenta capaz de melhorar muito o fluxo de trabalho e liberar o colaborador para desempenhar outras funções dentro da organização do estoque de supermercado.

Faça um balanço periódico do seu estoque

Aproveite a ajuda do sistema de gestão de estoque para fazer um balanço periódico do seu. Com todas as informações em mãos, o seu balanço de estoque não vai demorar muito tempo, nem dar tanto trabalho e pode ser uma ótima forma de constatar problemas como furtos, avarias, obsolescências ou preenchimento incorreto de informações.

Invista em bons equipamentos

Investir em equipamentos adequados é tão importante quanto investir em mão de obra qualificada, pois além de melhorar o fluxo de trabalho, ainda previne acidentes no ambiente.

Dentre estes equipamentos, podemos indicar boas empilhadeiras, EPIs e EPCs, além de tudo que for necessário para que o colaborador cumpra suas tarefas com maior eficiência.

Alguns detalhes podem fazer toda a diferença, como as rodas das empilhadeiras que podem ser substituídas por rodas com poliuretano. Elas evitam problemas como o descolamento ou rachaduras nas rodas das empilhadeiras elétricas que diminuem a produtividade, geram altos custos de manutenção e mão de obra parada.

Você sabia que as rodas com poliuretano têm melhor desempenho em todos os tipos de piso, reduz o número de paradas e manutenções e pode ser uma ótima solução para ajudar a otimizar os equipamentos que ajudam na organização do estoque de supermercado?

Conclusão


Conheça as soluções da Empotech para seus equipamentos e comprove como isso pode representar uma economia de até 50% na manutenção de um dos equipamentos mais utilizados na organização de estoque de supermercado, como as empilhadeiras.

Adove

Adove

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish