Blog

Durabilidade das rodas de empilhadeiras

Durabilidade das rodas de empilhadeiras: conheça o material do futuro

A durabilidade das rodas de empilhadeiras é um tema cada vez mais abordado pelos gerentes de manutenção que buscam melhor desempenho e segurança nas operações. Mas, o que avaliar para ter a certeza de que o produto vai funcionar por mais tempo e com qualidade?

O tipo do piso, o local de operação e as características da carga são algumas das condições que devem ser analisadas na compra ou troca das rodas. A partir disso, vem a pesquisa sobre o custo-benefício, referente ao que é disponibilizado no mercado.

Resultado: atualmente, as rodas de poliuretano (PU) são as mais duráveis. Mas você também precisa saber que a Empotech lançou um novo material: o EmpoGraphene, uma fórmula de PU aditivado com grafeno.

Além do melhor desempenho, ter maquinários de movimentação de cargas com rodas resistentes também traz vantagens financeiras para o negócio. Afinal, evita-se gastos extras com as trocas frequentes das rodas, reduzindo os custos operacionais sem perder a qualidade na operação.

O que afeta a durabilidade das rodas de empilhadeiras

Para se ter ideia, as rodas de poliuretano da Empotech duram 2X mais do que uma roda comum. Logo, quem opta por roda comum terá 2 trocas de rodas — e, quem usa a roda de PU da Empotech, fará a troca apenas uma vez. 

Ou seja, menos trocas, menos custos e menor tempo de máquina parada.

Além do material utilizado, a durabilidade da roda de empilhadeira também depende das fabricantes e do tipo de material usado. Conforme os testes da Empotech, é possível ter uma ideia desse tempo em horas, como veremos nos tópicos a seguir.

Outros fatores, como o tipo de carga, solo do setor, o uso de produtos químicos no local e a biossegurança são fatores que afetam o desempenho da operação e têm sido avaliados pela indústria.

Além dos fatores citados, temas relacionados aos maquinários e operadores também alteram a durabilidade das rodas, tais quais:

  • Armazenamento e manutenção dos equipamentos;
  • O uso de acessórios de qualidade;
  • A velocidade máxima percorrida pelos condutores.

A roda de poliuretano é mais durável

Na hora de selecionar as melhores rodas para os equipamentos das suas indústrias, os compradores precisam avaliar vários requisitos, como a durabilidade. E, cada vez mais, esses profissionais entendem que não devem pensar somente no preço.

A durabilidade é uma das principais vantagens de uma roda de poliuretano, oferecendo condução suave, estável e segura por mais tempo. E por que são mais duráveis? Devido às características, como resistência à abrasão, tração, rasgos, rachaduras e assim por diante.

Esse tempo de duração maior, que pode ser notado a partir do método TBM (Manutenção Baseada no Tempo), traz resultados impactantes para toda a indústria. Por isso, a metodologia é indicada para quem busca o alto índice de produtividade industrial.

Menos riscos de acidentes

A durabilidade das rodas de empilhadeiras impacta nos cuidados com os operadores durante as operações logísticas. As oscilações na base dos equipamentos podem causar tombamentos. Ao passo que ter rodas mais resistentes indica uma operação mais segura.

O tipo de roda também influencia na capacidade residual da empilhadeira, sabia? Em outro texto, comentamos o que a NR 11 e a NR 12 falam sobre isso. Inclusive, um dado é que: 22% das causas de acidentes no setor acontecem pelo tombamento dos equipamentos.

Menos avarias de cargas

Esses equipamentos têm a função de movimentar mercadorias. Em boa parte das vezes, cargas pesadas. E tudo tem que ser feito em um “trabalho rápido”. Logo, as rodas duráveis também são importantes para garantir que os produtos não estraguem ou danifiquem.

Esse assunto, das perdas e avarias de cargas, é de interesse dos novos pesquisadores do setor logístico. Em 2016, foi pautado no Fórum Internacional Ecoinovar, como estratégia e internacionalização de empresas. 

Menos custos de manutenção

A conta é simples: uma roda que dura menos precisa ser trocada mais vezes. Uma roda que não tem qualidade, também. Por isso, ainda que pareça um investimento mais caro, a verdade é que optar por rodas com mais duráveis significa menos custos para a empresa.

Nesse caso, o dado que trouxemos é da Delage: 70% dos custos de um armazém estão relacionados à movimentação de produtos — e o picking pode consumir até 60% disso. Por isso, é importante saber como calcular o custo da hora trabalhada da empilhadeira.

Mais produtividade

Os cuidados com os colaboradores, com as cargas e com os equipamentos não são os únicos fatores que precisam ser considerados. Afinal, a operação precisa funcionar. E quanto melhor o desempenho, então, mais resultados. 

As rodas de PU funcionam por mais tempo, sem exigir as pausas nas operações. Isto é, permitem que os operadores façam suas atividades agilizando o processo sem prescindir da qualidade dele.

EmpoGraphene, o material do futuro da Empotech

Você já tem uma resposta para a pesquisa sobre o melhor produto pensando na durabilidade das rodas de empilhadeiras. Só que, agora, acaba de criar a chance de conhecer um novo material, que poucas empresas conhecem e têm acesso.

Portanto, essa é uma chance única de se destacar na indústria, a partir da performance das empilhadeiras elétricas! E por mais que pareça exagero, o EmpoGraphene é, de fato, um material do futuro que pode fazer parte do presente na sua operação!

Lembra que a gente falou que o PU da Empotech dura 2X mais do que outros poliuretanos nacionais? Isso é verdade…

Mas, as rodas que usam o EmpoGraphene podem chegar em um resultado que é 4X melhor. Os dados são comprovados conforme os testes feitos em ambiente fabril, onde as rodas foram colocadas nos equipamentos e utilizadas. Veja as imagens abaixo.

Com relação à resistência química em operação, também há melhorias. O novo material obteve uma durabilidade 2X maior do que o PU tradicional da Empotech e 3X superior ao PU do mercado. 

O resultado foi obtido a partir do contato direto com ácido sulfúrico e, em imersão conforme ASTM D471-16A, o EmpoGraphene obteve classificação A. Entretanto, cada solvente deve ser testado individualmente, pois cada um reage de maneira distinta com o material. 

A resistência à abrasão também foi testada, dessa vez com base na norma ASTM D5963. Então, houve menor perda de volume quando comparado ao PU sem aditivo, o que significa maior resistência ao desgaste e menor depreciação do equipamento.

Tabela de análise de 2 cases de empilhadeiras com diferentes tipos de rodas

Tabela de análise de 2 cases de transpaleteiras com diferentes tipos de rodas

Propriedade antimicrobiana

Além dos melhores resultados em testes realizados com foco na resistência mecânica e química, o EmpoGraphene também apresentou-se como material com propriedades antimicrobianas.

Ele atua impedindo o crescimento e a reprodução de cepas de bactérias e fungos, conforme descrito nos laudos técnicos do Laboratório de Microbiologia da UCS.

Tendo em vista as indústrias que podem ser contaminadas com microrganismos dos ambientes externos, o material aditivado com grafeno apresenta vantagens relacionadas à higiene e biossegurança. 

Logo, é uma solução ideal para indústrias alimentícias e farmacêuticas também.

Ficou interessado nessa nova tecnologia? Para saber tudo sobre o EmpoGraphene, acesse nossa página de produtos.

Durabilidade das rodas de empilhadeiras é com a Empotech!

Na busca pela maior durabilidade das rodas e tendo o grafeno como indicador de desempenho, não hesite em contatar a equipe de especialistas da Empotech. É a qualidade que você precisa para garantir a qualidade e a segurança das operações logísticas.

Para os compradores, a avaliação mais sensata é a do custo-benefício. E, ao ter um produto com maior duração na operação, a logística se torna mais eficiente. O PU da Empotech é comparado ao PU internacional, só que com melhor custo de aquisição.

Ao criar o EmpoGraphene, a fabricante inova no mercado ao lançar um material que potencializa a durabilidade e ainda traz benefícios inéditos no setor, como a ação antibacteriana. Descubra como o EmpoGraphene melhora a performance industrial, aqui.

Picture of Empotech

Empotech

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscreva-se gratuitamente para receber a nossa newsletter:

Ao informar seus dados, você aceita receber comunicações e concorda com a Política de Privacidade.
Categorias
Categorias
Posts recentes