Blog

Guia de dureza das rodas de skate – Tudo o que você precisa saber

Guia de dureza das rodas de skate – Tudo o que você precisa saber

A maior parte dos skates são construídos com rodas medindo 52 mm e tendo dureza de 99A. Será que elas são indicadas para você? Para quem curte halfpipes e rampas, por exemplo, essa dureza das rodas de skate não é a ideal.

O motivo é que rodas maiores e dureza acima de 95A são mais indicadas para essas modalidades. Isso porque permitem mais agilidade. Para quem pratica o street skating, as rodas menores e mais duras funcionam melhor. 

O texto de hoje é para mencionar apenas uma dessas características, a dureza. Afinal, uma fabricante pode comercializar rodas do mesmo material e diâmetro, mas se tiverem a dureza diferente serão indicadas para fins diferentes, também.

Quer um exemplo? Rodas feitas de poliuretano, com 56 mm de contato e 70 mm de diâmetro podem ser indicadas para: speed (quando possuem dureza 80A), carving (com dureza de 83A) e slalom (com a dureza de 86A). Entendeu?

Quer conhecer mais sobre como é feita a classificação da dureza das rodas de skate? Neste guia, você vai saber tudo o que é importante sobre o assunto a partir dos seguintes tópicos:

  • A importância da dureza das rodas de skate
  • Como saber a dureza da roda de skate
  • Usando o durometer para comprar a roda de skate certa
  • Como saber se a roda de skate é boa

A importância da dureza das rodas de skate

A dureza das rodas é um dos fatores que mais precisam ser avaliados durante a compra de um skate. E a melhor escolha vai depender da modalidade ou do estilo que a pessoa pratica.

As rodas mais duras são aquelas que “escorregam” mais facilmente, enquanto que as rodas maciais “agarram” mais ao solo. 

A partir dessa definição, considere que quem vai andar de skate em superfícies lisas, como cimento e madeira, deve optar pelas rodas mais duras. A explicação está no fato de que dessa forma podem alcançar mais velocidade. 

Então, lugares onde o chão é liso, como pistas, rampas e street, as rodas duras são melhores. O downhill slide também exige a quebra de tração para controle de velocidade, por isso, essas rodas são boas.

Por outro lado, as rodas mais macias são para superfícies ásperas, como asfalto. Elas são muito comuns nos funboards e longboards.

Com tantas situações, ficou fácil entender que é importante conhecer a dureza da rodinha do skate antes de comprar o produto, certo? Então, agora é a hora certa de vermos como é possível identificar essa característica através de escalas.

Como saber a dureza da roda de skate

A dureza das rodas de skate é medida através da escala ASTM na maioria das vezes. Assim, os números são acompanhados da letra “A” no final, ao passo que quanto maior o número, mais dura é a roda.

A conta final fica mais fácil de ser interpretada: uma roda 75A é mais macia do que uma roda 86A e assim por diante. E a pontuação vai até 99A, sendo que qualquer valor acima de 95A é considerado como roda dura.

Uma dica valiosa para quem está começando, isto é, para iniciantes no skate é apostar em rodas gripadas, que são as de maior aderência. Ou seja, as mais estáveis e macias. Assim, elas ajudam na hora de dar estabilidade em curvas.

Ao mesmo tempo, as rodas mais soltas são ótimas para quem gosta de fazer manobras com slides e giros. Por isso, elas são chamadas de profissionais. Também existem as rodas intermediárias, que trazem equilíbrio entre grip e slides.

Por curiosidade, considere que há outras escalas que podem ser usadas por fabricantes de rodas. Conheça-as.

Usando o durometer para comprar a roda de skate certa

O durometer é um tipo de tabela de dureza feita com base na escala A.

Para as rodas de skate, ele é bastante útil. O guia foi criado por Jacob O’Neal em forma de gráfico e com base na escala ASTM.

Com foco em skatistas, criamos um pequeno glossário para saber qual é a melhor dureza de roda para cada modalidade. Confira!

75A – 85A

Mais usadas em pistas outdoor com superfícies ásperas, como no drifting e cruising

88A – 95A

Mais comuns em locais cimentados com superfícies lisas ou concreto liso

96A – 99A

Geralmente, usadas em skateparks com superfícies lisas, ótimas para manobras street style

+100A

São as rodas mais duras e com pouco aderência, indicadas para rampas de manobras

Como saber se a roda de skate é boa

O que vai indicar se uma roda de skate é boa é o fato dela atender ao seu perfil. 

Como vimos, existem aquelas para iniciantes e para profissionais, por exemplo. Além da dureza, outra dica interessante é avaliar o diâmetro das rodas de skate e o material usado nelas.

Dependendo do seu estilo e habilidade, a melhor roda de skate pode ser uma mais gripada ou uma mais macia, levando em conta a escala ASTM.

E vale levar em conta a leitura dos dados que são informados na roda de skate. Geralmente, são 3, seguindo a ordem: o tamanho da roda, a área de contato da roda com o chão e a dureza da roda. Um exemplo é: 70 mm, 53 mm contact e 80A.

Adove

Adove

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish