Blog

Empilhadeira a gás ou elétrica: descubra vantagens e diferenças de cada uma!

Empilhadeira a gás ou elétrica: descubra vantagens e diferenças de cada uma!

O maquinário é fundamental para ditar o ritmo e qualidade das tarefas realizadas dentro do Centro de Distribuição. Nesse ponto, é comum haver dúvida entre a empilhadeira a gás ou elétrica, sem saber qual a melhor opção para suas demandas.

Hoje mesmo você resolve esse problema! Neste conteúdo, vamos explicar os detalhes de cada um destes modelos de empilhadeira, bem como, as vantagens de cada uma. Continue a leitura!

Como escolher entre a empilhadeira a gás ou elétrica?

Primeiro, é preciso considerar as demandas dentro do Centro de Distribuição da sua empresa, com base em como funciona a logística e demais operações no local. Isso, alinhado aos objetivos da organização, faz com que a decisão pela empilhadeira a gás ou elétrica, fique mais clara.

Considere também:

  • Altura do local onde a empilhadeira será utilizada;
  • Como é a ventilação no ambiente;
  • Tamanho e medidas das portas de acesso e corredores;
  • Peso e medida média das cargas que serão transportadas;
  • Tipo e qualidade do piso onde a máquina irá transitar.

Para facilitar, a seguir elencamos as principais características de cada um dos modelos de empilhadeiras. Assim, basta você analisar cada uma e identificar aquela que mais se encaixa nas suas necessidades.

Empilhadeira à combustão

Existem dois principais tipos de empilhadeiras à combustão:

  • Combustão a gás;
  • Combustão a diesel.

Empilhadeira a gás

Este equipamento NÃO é o modelo menos poluente, mas se comparado a outros, como a empilhadeira com combustão a diesel, por exemplo, acaba sendo a opção menos poluente.

Este tipo de maquinário pode ser operado em locais cobertos e fechados, mas o ambiente precisa ter bastante circulação de ar ou algum outro sistema de ventilação. Por isso, é mais indicado para trabalhos em ambientes externos.

O diferencial da empilhadeira a gás é sua capacidade de carregamento em relação à elétrica. Preferível para transportar grandes volumes de mercadorias, assim como itens mais pesados em operações de logística mais intensas.

Empilhadeira à diesel

Semelhante à empilhadeira movida a gás, a com combustão a diesel é robusta e atende a demandas com maior capacidade de carga. Suas principais características incluem:

  • Maior autonomia;
  • Bom desempenho em pisos irregulares;
  • O diesel é um tipo de combustível mais acessível que os cilindros das empilhadeiras a gás;
  • Comparada ao modelo a gás, é mais econômica;
  • Uso indicado para operações mais brutas, em ambientes externos que tenham bastante ventilação.

Empilhadeira Elétrica

Empilhadeira Elétrica

As empilhadeiras elétricas possuem alto grau de giro no próprio eixo, também são máquinas mais silenciosas – o que contribui para a qualidade sonora do ambiente – e não emitem gases poluentes.

Estes são os principais fatores que fazem deste modelo o melhor para operações em lugares fechados, como Centros de Distribuição, também depósitos, fábricas e almoxarifados.

A máquina de empilhar elétrica é versátil, pois tem características que atendem a demandas diversas, das mais leves às mais desafiadoras.

As empilhadeiras movidas a combustão (à gás e à diesel) se destacam por darem conta de demandas maiores, cargas mais pesadas.

No entanto, modelos elétricos também podem atender tarefas mais robustas. Para tanto, é importante ficar atento às peças e manutenções desse modelo. Como é o caso das rodas, que fazem toda a diferença no desempenho desse tipo de empilhadeira.

Então, se você precisar de uma máquina para o transporte de cargas mais pesadas dentro do CD, não descarte a possibilidade de escolher a elétrica. Atualmente existem modelos que já se comparam com as máquinas para empilhar à diesel quando o assunto são mercadorias pesadas.

Qual a melhor empilhadeira: a gás ou elétrica?

Tratando-se de uma empilhadeira para Centro de Distribuição, basta observar os pontos que destacamos anteriormente, para ficar claro que o modelo elétrico atende com mais eficácia as demandas deste setor, assim como as de muitos outros setores.

Com destaque para sua versatilidade, recomendada para ambientes internos, como galpões, fábricas, armazéns e CDs, podendo ser operadas para diversas demandas. Além disso, alguns modelos de empilhadeiras elétricas também podem ser utilizados em ambientes externos.

Qual a melhor empilhadeira_ a gás ou elétrica

E então, pronto para otimizar as atividades no CD?

Neste conteúdo você viu as diferenças entre as empilhadeira a gás, a diesel e elétrica e todos os pontos que deve considerar antes de escolher o modelo mais adequado para as demandas dentro do seu Centro de Distribuição.

Fundamental para manter a produtividade e agilidade no CD, as empilhadeiras são protagonistas na busca por eficiência no transporte e alocação de insumos e mercadorias.

Agora você já sabe que as empilhadeiras elétricas são a melhor escolha em comparação com a empilhadeira a gás e a diesel. Caso tenha alguma dúvida, entre em contato conosco. E para continuar se atualizando, acesse o conteúdo Alugar ou comprar empilhadeira elétrica? Confira os benefícios de cada um!

Adove

Adove

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish