Na indústria, cada detalhe importa para ganhar competitividade. Por isso, ao mesmo tempo que se busca os resultados financeiros, há o interesse em ser uma marca confiável. Nessa hora, uma empilhadeira retrátil elétrica pode ser uma decisão estratégica interessante.
Isso porque o uso desses equipamentos melhora o desempenho de todo o setor logístico. O que acontece tanto no ganho de produtividade operacional quanto no investimento de medidas socioambientais. Neste conteúdo, entenda tudo sobre essas máquinas.
O que é uma empilhadeira retrátil elétrica
Uma empilhadeira retrátil elétrica serve para transportar mercadorias. O principal objetivo é a movimentação – carga e descarga – através do empilhamento dos itens. Por isso, é um equipamento comum em empresas com setores logísticos estratégicos.
Além de deslocar e elevar cargas, a característica retrátil faz essa opção ser única no mercado. Ela tem uma estrutura que permite movimentos em diversos ângulos, com tamanho compacto. Portanto, é ideal para lugares menos espaçosos e com corredores estreitos.
As empresas que fazem carregamento, descarregamento, transporte e/ou organização das cargas podem considerar essa solução para as operações delas. Para quem tem empilhadeiras a combustão ainda, a modernização pode gerar, inclusive, economia financeira.
Um estudo da Universidade de Rio Verde mostrou que a análise de dados e gráficos desses maquinários permite antecipar tomadas de decisões. “A implementação da telemetria nos equipamentos de movimentação de carga somou muito nos resultados da empresa”.
Então, como uma empilhadeira retrátil elétrica contribui nos resultados? Veja a seguir.
As vantagens da empilhadeira retrátil elétrica
O setor logístico se mostra importantíssimo para o crescimento da indústria. As empresas que querem se destacar precisam tornar essa área mais competitiva. E a empilhadeira retrátil elétrica ganhou relevância porque traz as seguintes vantagens.
Melhor produtividade nas operações logísticas
Sem dúvidas, a primeira das vantagens é a produtividade na logística. Essas empilhadeiras atingem até 14 km/h e elevam cargas acima de 10 metros de altura em níveis programados. Além disso, com o principal diferencial de serem permitidas para pequenos espaços.
Ou seja, quando comparada a outros modelos elétricos, a diferença se apresenta na torre. O que permite que a movimentação seja possível para frente e para trás. Então, além de levar os garfos para cima e para baixo, também pode avançar ou retrair.
E por que seria um diferencial tão relevante assim? Porque apenas o mastro se move, sem a necessidade do equipamento precisar se movimentar por inteiro, otimizando todo o espaço ocupado pela máquina. Isso explica o conceito do que é ser “retrátil”.
Melhor otimização do espaço de trabalho
Mais uma das vantagens da empilhadeira retrátil elétrica é a otimização de espaços, como lembramos no tópico anterior. O que é importante porque nem sempre o lugar possui áreas grandes, ainda que sejam disponibilizados exclusivamente como estoques de produtos.
Inclusive, a empilhadeira retrátil é o equipamento de transporte de mercadorias que melhor pode se movimentar em corredores estreitos. Atualmente, os modelos mais tradicionais de empilhadeiras elétricas ocupam 4 metros de corredor. Enquanto os retráteis, apenas 2,8 metros.
Mais responsabilidade socioambiental
Outro detalhe importante é que são elétricas. Isto é, funcionam a partir da energia elétrica, trazendo a principal vantagem de não emitir gases poluentes no ambiente. Dessa forma, é a melhor recomendação para ambientes fechados, como galpões e armazéns.
Os outros tipos, que funcionam a combustão, criam um meio-ambiente menos sustentável. Entre eles, os equipamentos menos modernos, os movidos a diesel, gasolina ou GLP. Em certas situações, esses maquinários devem ter dispositivos que neutralizam as emissões.
Mais segurança para os operadores
Além da responsabilidade com o planeta, a característica elétrica também beneficia os operadores dos maquinários. Sendo que esse é um cuidado que importa muito na saúde de toda a equipe, como traz o texto da Norma Regulamentadora 11.
A empilhadeira retrátil tem mecanismos que garantem mais segurança às cargas, assim como a quem opera elas. Um exemplo é o caso das curvas: o sistema identifica o comando e diminui automaticamente a velocidade. E tem os dispositivos de luz também.
Onde usar uma empilhadeira retrátil elétrica?
Por serem retráteis e elétricas, essas empilhadeiras são altamente recomendadas para ambientes fechados e com espaços reduzidos, tais quais pequenos armazéns e estoques. No entanto, também podem servir para outros locais, como os grandes galpões e os centros de distribuição.
Isso porque, além dos atributos mencionados, tem as vantagens da sustentabilidade e segurança ao ambiente de trabalho. Inclusive, o fato de ser elétrica faz com que seja mais silenciosa, colaborando com o bem-estar dos colaboradores que ficam no local.
O que ainda não falamos é que, diferente do que muitos profissionais acreditam, os modelos elétricos não são mais frágeis. Eles podem suportar até 8 toneladas nos garfos e a bateria possui duração de até 8 horas.
As empilhadeiras elétricas têm componentes e acessórios que podem tornar o uso do equipamento ainda mais seguro e produtivo, aumentando a vida útil. As rodas são os melhores exemplos disso. Quando feitas com poliuretano Empotech, duram 2X mais!
Clique na imagem abaixo para ter rodas mais duráveis nas suas empilhadeiras:
Saiba qual o valor da empilhadeira retrátil
Uma dúvida comum de muitos profissionais que atuam na logística é sobre o valor da empilhadeira retrátil elétrica. Ela ganhou mercado no Brasil faz pouco tempo, desde 2014. E hoje, não por coincidência, se mantém como a melhor solução para muitos negócios.
Aliás, a compra de um equipamento como esse não deve ser encarada como custo e, sim, investimento. Afinal, estamos diante de uma aquisição que pode melhorar o desempenho da empresa, trabalhando 24 horas por dia e em alta produtividade.
Também vale refletir sobre aluguéis de empilhadeira. Conforme o uso e o tipo de armazenagem, o empréstimo pode ser uma opção. Temos um conteúdo que compara os benefícios do aluguel, assim como da compra do equipamento. Clique aqui e leia!
Como saber qual é a melhor empilhadeira retrátil?
Dada a diversidade de modelos, surge uma nova dúvida: qual é o melhor modelo de empilhadeira retrátil elétrica para o meu negócio? Para responder essa pergunta, deve-se avaliar alguns requisitos. Conheça os principais.
Conheça os custos
Os custos das empilhadeiras vão além do valor da compra, concorda? O investimento tem que estimar também cálculos com a manutenção, as quantidades adquiridas, as peças de reposição e outros detalhes.
Entenda as características
Nesse caso, a dica é sobre conhecer o próprio ambiente de trabalho. Logo, o melhor equipamento vai depender de características como:
- Espaço disponível;
- Movimentação das mercadorias;
- Urgência;
- Número dos funcionários.
Estude os casos reais
Também é interessante fazer networking com quem tem e usa esses modelos de empilhadeiras compactas. Essa é uma forma muito verdadeira de saber sobre a experiência de outras empresas e escolher o produto certo para o seu negócio.
Sobre empilhadeira retrátil elétrica e muito mais
A empilhadeira retrátil elétrica é um equipamento de movimentação de cargas de excelência para a indústria. São muitas as vantagens, assim como características que atendem aos variados mercados. O objetivo desse texto foi trazer detalhes sobre essa solução logística.
Para ler outros materiais sobre esse setor, acesse gratuitamente o nosso blog.