Blog

Empilhadeira Retrátil

Empilhadeira Retrátil Elétrica – tudo que você precisa saber

As empresas de hoje em dia se preocupam com cada detalhe do seu negócio. Para além de gerar mais resultados e lucro, o foco está em se tornar uma marca confiável para os clientes. Nessa hora, a escolha de uma empilhadeira retrátil elétrica pode ser uma boa decisão.

Afinal, o setor logístico, quando é eficiente, também atua nesse aumento de produtividade, de lucro e até mesmo de sustentabilidade. Abaixo, saiba tudo sobre o que é uma empilhadeira retrátil elétrica, quais as vantagens dela, onde usar e o valor do investimento.

O que é uma empilhadeira retrátil

Uma empilhadeira retrátil é uma máquina que é usada para transportar mercadorias. O que muda para outros equipamentos é o fato de que essa carga e descarga pode ser feita a partir do empilhamento dos itens. Sendo, portanto, muito comum em empresas de logísticas

Quando uma empilhadeira retrátil é comparada com outras empilhadeiras, a diferença que aparece é na torre, que pode se movimentar para frente e para trás. Ou seja, além de movimentar garfos para cima e para baixo, ela pode avançar ou retrair.

E por que isso seria bom? Entre vários motivos, pelo simples fato de que não é preciso movimentar toda a empilhadeira ao apanhar o palete – afinal, apenas o mastro se move.

Outro detalhe é que essas empilhadeiras, além de retráteis, também são elétricas. Isto é, funcionam a partir da energia elétrica, o que é uma vantagem porque não emite gases poluentes. Vamos falar mais disso nos próximos tópicos, leia.

Por que utilizar uma empilhadeira retrátil

Apesar de ser muito simples entender sobre o que é uma empilhadeira retrátil, considere que também é possível notar esse conceito na prática, através dos benefícios do equipamento. Abaixo, de maneira resumida, conheça as vantagens da empilhadeira retrátil.

A produtividade nas operações logísticas

Sem dúvidas, o primeiro benefício vem da produtividade que elas geram nas operações logísticas das empresas. O motivo: elas podem atingir até 14 km/h e elevar cargas acima de 10 metros de altura. Esses níveis de elevação podem ser programados.

A segurança durante a operação de transporte

A empilhadeira retrátil tem mecanismos que garantem mais segurança às cargas, mas especialmente aos operadores. Um exemplo é o caso de curvas: o sistema identifica o comando e automaticamente diminui a velocidade. E tem os dispositivos de luz também.

A otimização do espaço de trabalho

Agora uma grande vantagem quando comparado a outras máquinas de transporte: a otimização de espaços. Isso porque nem sempre o lugar possui áreas grandes, como estoques, depósitos, armazéns, etc. Inclusive, pode se movimentar em corredores estreitos. Os modelos comuns ocupam 4 metros de corredor e os retráteis apenas 2,8 metros, por exemplo.

A sustentabilidade da empilhadeira retrátil

Esse tipo de empilhadeira é movido a energia elétrica. Logo, não existe a emissão de gases poluentes na atmosfera, o que é ótimo para o meio ambiente e também para a saúde dos operadores de empilhadeiras. Esse fato [movida energia elétrica] também faz com que seja mais silenciosa.

Quais locais para se usar uma empilhadeira retrátil

Pelo fato de ter um mastro retrátil, esse tipo de empilhadeira é muito indicado para ambientes que possuem espaços reduzidos e corredores estreitos. Ou seja, estamos falando de pequenos armazéns e estoques, por exemplo.

 Empilhadeira Retrátil

No entanto, nada impede que se torne útil também para grandes galpões e centros de distribuições. Afinal, além do atributo de ser retrátil e otimizar espaços, ele possui outras vantagens, como as que vimos acima, desde a sustentabilidade até a segurança.

Aí vem outras dicas: como não emite gases poluentes, ele é o mais indicado para ambientes fechados. E, como é muito silencioso, ele se torna opção para operadores que possuem dificuldades em usar os EPIs de ouvidos.

Qual o valor da empilhadeira retrátil

É importante saber sobre o valor da empilhadeira retrátil. Porém, não sem antes considerar essa conta entre custo e benefício. Aliás, “custo” é uma expressão que pode ser trocada por investimento, já que é sobre um equipamento que aumenta a performance da empresa.

Curiosamente, saiba que entre tantas vantagens que já conhecemos, foi a partir de 2014 que o mercado começou a procurar esse tipo de máquina. Mas, hoje, o que se sabe é que a empilhadeira elétrica é maioria, se comparada com a que é movida à combustão.

Temos um artigo que conta tudo sobre os tipos de empilhadeiras, leia!

Então, sendo focadas em alta produtividade, essas máquinas podem trabalhar 24 horas por dia. E quanto mais trabalho, maior o retorno para a empresa. Há de se pensar ainda em modelos distintos, como com cabines climatizadas, etc.

Dessa forma, saiba que o valor do investimento é bastante variável, o que vai depender dos modelos. Mas, com base em uma rápida pesquisa no Google Shopping dá para notar que os valores partem de R$ 129 mil e podem chegar a R$ 200 considerando modelos mais completos.

Como saber qual é a melhor empilhadeira retrátil

O último tópico respondeu a sua dúvida sobre o valor da empilhadeira retrátil elétrica. No entanto, é possível que ainda tenham ficado dúvidas: afinal, como saber qual é o melhor modelo para o seu negócio? Para isso, existem algumas dicas que são importantes.

Conheça os custos – Afinal, os custos das empilhadeiras vão além do valor da compra, concorda? O investimento tem que estimar também cálculos com a manutenção, o número de empilhadeiras adquiridas, peças de reposição e outros detalhes que importam.

Veja essas matérias que falam sobre a manutenção das empilhadeiras:

Entenda as características – Nesse caso, a dica é sobre conhecer o próprio ambiente de trabalho das empilhadeiras. Logo, dependendo do espaço, da movimentação das mercadorias, da urgência, do número dos funcionários… Tudo isso pode dizer sobre a melhor empilhadeira para você.

Estude os casos reais – Por fim, a última dica que queremos trazer aqui é sobre fazer aquele networking com quem já tem e já usa esse tipo de equipamento. Essa é uma forma muito verdadeira de se saber sobre a experiência de outras empresas e escolher o produto certo.

A partir desses pontos, mesmo sabendo o valor de aquisição de uma empilhadeira, considere que o líder ou gestor de uma empresa vai poder tomar uma decisão mais assertiva na hora ou no aluguel de uma empilhadeira elétrica.

Gostou? Compartilhe!

Se esse conteúdo fez sentido para você, leve em conta que ele também pode ser de grande utilidade para outros profissionais da área da logística. E ao se considerar que conteúdo bom é conteúdo compartilhado, indique esse artigo para outras pessoas.

Com certeza, esse pequeno manual de empilhadeiras retráteis vai ajudar muitas pessoas que fazem compras inteligentes para empresas de logística.  

Adove

Adove

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish