Com as recentes necessidades da indústria, os CEOs da Empotech entenderam a importância de criar um novo material que atendesse à nova demanda. Assim, investiram em uma nova formulação: poliuretano aditivado com grafeno, que recebeu o nome de EmpoGraphene.
O mercado sabe que a Empotech preza pela qualidade e alta performance de seus produtos. Agora, a partir do material, lança uma nova linha de produtos premium, que vai somar ao catálogo dos produtos que já existem.
Esses novos produtos usam o EmpoGraphene como matéria-prima. E as formulações vão depender da aplicabilidade de cada cliente. Ou seja, é uma solução totalmente personalizada para cada finalidade, isto é, para cada necessidade da indústria.
Com isso, não é exagero dizer que o mercado de poliuretano continua sendo importante na minimização dos impactos gerados diariamente no trabalho de manutentores, gestores de produção, operadores e diretores. Abaixo, conheça mais da inovação da Empotech!
Neste conteúdo, você vai ler:
- O que é o EmpoGraphene
- Como surgiu o EmpoGraphene
- As vantagens do EmpoGraphene
- Os testes de alto desempenho do EmpoGraphene
- Saiba mais do lançamento do EmpoGraphene
O que é o EmpoGraphene
A verdade é que explicar o que é EmpoGraphene não é tarefa fácil. Mas, podemos dizer que se trata de uma solução inovadora no mercado de poliuretano, que segue a tendência global da nanotecnologia.
Sendo matéria-prima que permite novos produtos com diversas características aumentadas, como a durabilidade; também há contribuição para a sustentabilidade. Esse, por sua vez, é um fator decisivo para os compradores da indústria.
E tem mais: o novo material é base para a criação de produtos personalizáveis. Isso porque as fórmulas se adaptam as necessidades de aplicação de cada cliente. Onde podemos considerar: maior resistência a abrasão, mais resistência química e efeito bacteriostático.
Portanto, é um material inédito no mercado, sendo o primeiro da linha nano da Empotech. Com ele, surge também a linha de produtos premium, que tornará o catálogo de produtos ainda mais dinâmico e com foco no alto desempenho.
Os responsáveis pelas pesquisas feitas com o nanomaterial acreditam que em breve o mercado vai reconhecer o EmpoGraphene como o melhor custo-benefício do mercado de poliuretano.
O motivo para o entusiasmo tem a ver com o potencial do material, que apresentou aumento das propriedades mecânicas e químicas, entre outras, durante os estudos. Além do diferencial de ser um material antimicrobiano, que inibe a proliferação de bactérias e vírus.
Como surgiu o EmpoGraphene
Foram feitos vários ensaios mecânicos, químicos e biológicos para validar as formulações. Porque para cada aplicação existe uma melhor fórmula. Sendo soluções para uma grande gama de setores, até de alimentos e hospitalar (devido à propriedade antimicrobiana).
É interessante saber que no mundo, apenas 200 companhias desenvolvem e/ou produzem materiais com grafeno. A maioria na América do Norte, Europa, China e Austrália. Ainda assim, esse é um mercado que deve crescer 30% ao ano e chegar a US$ 250 milhões em 2025.
Para os compradores da indústria, a boa notícia é que o Brasil tem uma das maiores reservas mundiais do minério grafita. E é o 3º produtor global de grafite (base para obter o grafeno).
O que significa que a produção do EmpoGraphene é totalmente viável economicamente.
Ainda sobre o surgimento, é importante dizer que o EmpoGraphene é resultado de parcerias! O novo material foi desenvolvido a partir da parceria da Empotech com a UCSGraphene e a EMBRAPII (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial).
A UCSGraphene tem a 1ª e maior planta em escala industrial de grafeno da América Latina instalada em universidade. E a EMBRAPII é uma organização social qualificada pelo Poder Público Federal que incentiva e fomenta a pesquisa tecnológica para inovações na indústria.
Durante a validação da matéria-prima, as empresas implementaram o Sistema de Qualidade ISO 9001-2015; o que indica total responsabilidade no processo de testes e fabricação.
As vantagens do EmpoGraphene
A partir dos testes e aplicações recentes em rodas de equipamentos, o novo material da Empotech apresentou durabilidade 3X maior do que o que existe de melhor no mercado. Mas, os pesquisadores responsáveis acreditam em uma potencialização superior em mais 30%.
Sendo a primeira empresa a criar uma solução de poliuretano com nanopartículas de grafeno, a Empotech tem patente requerida. Para a indústria, essas informações podem ser observadas a partir das vantagens do EmpoGraphene na criação de novos produtos. Conheça algumas!
Resistência à abrasão
O EmpoGraphene permite maior vida útil ao componente, além da menor necessidade de troca e manutenção. Independente do ramo de atuação.
Resistência química
O grafeno atua como barreira contra alguns reagentes químicos, como ácidos e corrosivos. Conforme os testes, a durabilidade é 3x maior.
Propriedades antimicrobianas
O poliuretano aditivado com grafeno possui atividade antimicrobiana, o que é importante para inibir o crescimento de microorganismos (bactérias e fungos).
Hidrofobicidade
Com o aumento do ângulo de contato, há menos aderência de sujeira, poeira e partículas na superfície; o que a torna mais fácil de limpar. Isso também reduz o atrito e a permeabilidade causados pela água e outros líquidos.
Resistência térmica
As nanoplaquetas dificultam que o calor do ambiente chegue até o poliuretano, aumentando a estabilidade térmica do material. O poliuretano da Empotech tinha uma estabilidade térmica de -40ºC à 100ºC. Agora, com o aditivo do grafeno, a variação fica entre -40ºC à 150ºC.
Os testes de alto desempenho do EmpoGraphene
A Empotech possui vários cases de sucesso em rodas de equipamentos. Os dados foram coletados durante as fases de testes nos clientes. Trouxemos aqui 3 exemplos para ser possível observar os resultados do novo material. Confira!
Tração Transpaleteira
As rodas de tração de transpaleteiras comuns no mercado possuem durabilidade que varia de 1.500 horas a 1.800 horas. As rodas de poliuretano da Empotech duram mais: 1.800 horas a 2.200 horas. Já as fabricadas com novo material ultrapassam das 5.198 horas.
-
- Concorrente: 1.500 – 1.800 horas
- PU Empotech: 1.800 – 2.200 horas
- EmpoGraphene: + 5.198 horas
Carga Empilhadeira
No caso das rodas de carga para empilhadeiras, os resultados dos testes feitos com o aditivo do grafeno também foram incríveis. Nos concorrentes, a duração é de 1.500 horas a 2.000 horas. No PU Empotech, 3.000 horas a 4.000 horas. E no EmpoGraphene, mais de 6.000 horas.
-
- Concorrente: 1.500 – 2.000 horas
- PU Empotech: 3.000 – 4.000 horas
- EmpoGraphene: + 6.000 horas
Apoio Transpaleteira
Em outro cliente, testes também foram realizados em rodas de apoio de transpaleteiras. Enquanto a duração dos produtos do mercado fica em 80 horas, as rodas de PU da Empotech variam de 120 horas a 300 horas. E no novo material, chega a 991 horas de duração.
-
- Concorrente: 80 horas
- PU Empotech: 120 – 300 horas
- EmpoGraphene: 991 horas
Saiba mais do lançamento do EmpoGraphene
As vantagens, como a durabilidade maior, entregam um melhor custo-benefício para os produtos fabricados a partir do EmpoGraphene. Isso traz, como consequência, outros benefícios. Por exemplo, a geração de economia nos custos de manutenção de equipamentos.
É essa cadeia de pontos positivos que faz do EmpoGraphene um novo material tão inovador. A partir disso, gera oportunidades de negócios em todos os setores.
Esse lançamento do novo material e da nova linha de produtos premium vai de encontro à missão da Empotech: desenvolver o pioneirismo e a inovação através da expertise que tem na tecnologia no poliuretano.
Para conferir todos os detalhes do lançamento do EmpoGraphene, clique aqui.