Empographene

A tecnologia do EmpoGraphene é uma formulação de PU com a aditivação de nanopartículas de grafeno. Inédita no Brasil!

Linha premium da Empotech combina PU com grafeno

A Empotech tem formulação exclusiva de poliuretano (PU) e permitiu ao mercado nacional ter produtos com qualidade internacional a preço acessível. Agora, inova com a linha PU Nano Tech, que dá origem aos produtos premium da empresa.

Dentre eles, o 1º material da linha: o EmpoGraphene, que contém nanoplaquetas de grafeno em sua formulação, permite alcançar características únicas para cada tipo de aplicação.

O poliuretano e o grafeno, juntos, fazem chegar à indústria um material com maior tempo de vida, maior resistência química e propriedades antimicrobianas, além de outras vantagens. O que o torna uma solução com propriedades ímpares e excelente custo-benefício.

O EmpoGraphene nasceu do pioneirismo de empresas experts em nanotecnologia de grafeno. Para o novo material, de formulação exclusiva Empotech, a empresa contou com a parceria da EMBRAPII (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial) e, também, da UCSGRAPHENE, a primeira e maior planta de produção de grafeno em escala industrial da América Latina em uma universidade.

A Empotech é a 1ª indústria de poliuretano a introduzir o grafeno em suas formulações. Em 4 anos, definiu a melhor rota de fabricação, fez diferentes ensaios e encontrou a melhor formulação para cada aplicação.

O grafeno

O grafeno, que tem sido chamado de “material do futuro”, é o material mais forte do mundo. Ele é 200 vezes mais resistente que o aço e com 0,0077 gramas pode suportar até 4 kg.

A melhor forma de tornar a explicação química do que é grafeno menos técnica é imaginando uma “colmeia”. Isto é, uma camada plana de átomos de carbono organizados em uma estrutura cristalina hexagonal. Portanto, temos um arranjo com carbonos ligados entre si.

Esse arranjo faz com que o grafeno tenha propriedades valiosas para a indústria. As ligações de carbono no formato hexagonal são fortes e fazem com que a resistência deste material seja potencializada. Sendo assim, é extremamente difícil romper esse tipo de ligação.

Vantagens do Empographene

As propriedades do grafeno são superlativas quando comparadas com as de outros materiais. Por isso, ao ser combinado com o poliuretano da Empotech, cria-se um dos produtos mais revolucionários da indústria. Confira algumas das vantagens dessa formulação que influenciam diretamente o seu negócio:

O material que une o PU da Empotech com o grafeno possui propriedades antimicrobianas, o que significa que ele é capaz de impedir o crescimento e reprodução das cepas de bactérias, vírus, fungos e algas. Essa propriedade foi analisada durante as pesquisas do EmpoGraphene e atestada mediante laudos técnicos pelo Laboratório de Microbiologia da UCSGRAPHENE.

Após um dia de exposição ao novo material, não foram registradas vidas de bactérias que estavam em contato com a superfície. Resultado interessante, visto que todas as indústrias podem ter contaminação com bactérias, fungos e vírus vindos de ambientes externos, gerando problemas de segurança. 

Sendo assim, os produtos fabricados com EmpoGraphene também apresentam vantagens relacionadas à higiene e biossegurança, em especial no que diz respeito a equipamentos hospitalares, indústria de alimentos, frigoríficos, cuidados de saúde, estética e farmacêuticos.

A abrasão é mais um dos problemas que representam parte da depreciação dos equipamentos. Especialmente em assuntos como da queda de desempenho, na estética, no dimensionamento e também na segurança da operação. 

O ensaio realizado, seguindo a norma ASTM D5963, mostrou que o EmpoGraphene teve menor perda de volume quando comparado ao PU sem aditivo e, portanto, maior resistência ao desgaste.

O ângulo de contato do EmpoGraphene também foi ensaiado e o resultado indicou aumento em relação ao PU sem adição de grafeno, o que caracteriza aumento na hidrofobicidade do material e menor molhabilidade. 

Como consequência direta, os resultados indicam a capacidade de repelir líquidos, como a água e o óleo. Portanto, obtém-se menos aderência de sujeira, poeira e partículas; o que também facilita a melhor higienização do produto. 

Os materiais hidrofóbicos impedem a absorção de água e umidade, dificultando a corrosão e enfraquecimento de materiais poliméricos e metálicos. Logo, ganha importância em indústrias onde equipamentos enfrentam condições úmidas, como água, lama e líquidos derramados.

A parada para manutenção de máquinas e equipamentos é um dos maiores entraves da indústria no setor da logística. Um dos problemas gerados por essa falha indica que a produção não está evoluindo como poderia. 

Com EmpoGraphene, os dispositivos fabricados pela Empotech, que já possuem alta qualidade, terão ainda mais durabilidade e vida útil mais longa, conforme resultados apresentados anteriormente. E esses são fatores decisivos na produtividade, colaborando positivamente com a operação.

Com a recente pesquisa e comercialização do EmpoGraphene, a Empotech possui uma solução que oferece ainda mais vantagens para toda indústria que lida com as rodas de poliuretano, revestimentos, peças técnicas e demais soluções personalizadas.

A fórmula do PU com o grafeno fez nascer um produto premium, não apenas para as empresas que possuem empilhadeiras em inventários. Outros mercados, como do setor da alimentação e saúde, também podem contar com a nova solução, que possui formulação exclusiva para cada necessidade.

O produto também apresenta acréscimo nas propriedades mecânicas. Um exemplo é a maior resistência à tração, o que resulta em maior tempo de vida do componente e menos necessidade de trocas e manutenção.

Os ensaios foram realizados seguindo as normas da ASTM e os resultados observados indicam ganhos em relação ao PU tradicional em termos de tensão na ruptura, alongamento, resiliência e tenacidade (a capacidade de absorver energia antes de falhar).

Para atestar a eficiência, na prática, a Empotech realizou diversos testes em rodas de equipamentos elétricos de movimentação de carga e obteve cases de sucesso.

Em um deles, a roda de carga de uma empilhadeira passou de 7.000 horas e, tendo em vista que a roda da concorrência dura, em média, 1.500 horas, com EmpoGrahpene, alcançamos 4x mais durabilidade.

O novo material da Empotech foi testado em uma peça aplicada em contato direto com ácido sulfúrico (ácido de bateria) e obteve 2x mais durabilidade quando comparada ao produto convencional Empotech, e 3x mais que o PU do mercado. 

Conforme os testes, a adição de grafeno indica maior resistência a ataques químicos. Desta forma, o material seria capaz de suportar exposição prolongada à água, solventes, ácidos e produtos químicos.

A resposta é significativa para indústrias como a petroquímica, de óleo e gás, mineração, fertilizantes, química e farmacêutica. Tanto para rodas como para revestimentos dos equipamentos, uma vez que o EmpoGraphene pode atuar como barreira para a oxidação das peças metálicas. 

Entretanto, cabe ressaltar que cada ácido e solvente deve ser testado individualmente, porque reage de forma diferente com o material. Sendo assim, a Empotech está à disposição para realizar novos ensaios com os solventes utilizados pelos clientes.

Outra vantagem apresentada no EmpoGraphene foi encontrada a partir do ensaio termogravimétrico (TGA), que mede a variação de massa da amostra em função da variação de temperatura. Assim, notou-se um aumento na estabilidade térmica do poliuretano aditivado com grafeno em relação ao poliuretano comum.

Isso se deve ao fato de que as plaquetas de grafeno atuam como barreiras na liberação de gases voláteis formados no processo de degradação. O que, por consequência, dificulta que o calor do ambiente chegue até o poliuretano. 

Essa é uma propriedade muito importante para diversas indústrias, como a siderúrgica, fundição, forjamento, materiais refratários e outras em que o ambiente fabril está exposto a altas temperaturas.

O impacto excessivo e a relação com produtos químicos podem causar problemas nos equipamentos industriais. Não no caso do EmpoGraphene.

Com aumento de resistência mecânica, abrasão e química, há uma redução significativa de gastos com consertos e trocas.  

O EmpoGraphene coloca o setor de manutenção em outro nível. A solução é inovadora no mercado nacional e não exige um investimento tão alto como nos produtos importados. É o melhor custo-benefício da atualidade. Um investimento certo, testado e aprovado!

A Empotech surgiu para curar uma dor da indústria: produzir rodas em poliuretano que atendessem às demandas das operações. Por isso, foi reconhecida pelo revestimento em poliuretano de alta performance e busca cada vez mais trazer inovações para este público.

A empresa conta com um time de especialistas para fazer o atendimento e tirar todas as dúvidas antes da compra. Este suporte faz muita diferença na hora de humanizar o negócio e encontrar a melhor solução, de modo que atende a todos os anseios da sua empresa.

Conheça
nossos produtos

EmpoGraphene é exclusividade da Empotech

Os fundadores da Empotech possuem mais de 20 anos de experiência na indústria brasileira. Em 2018, desenvolveram a própria fórmula de poliuretano nacional, focada em produzir as melhores e mais duráveis rodas para empilhadeira e transpaleteiras elétricas.

A formulação exclusiva do material Empotech possui características semelhantes ao material importado, entretanto, por serem feitas no Brasil, permitem um preço mais competitivo às indústrias. Agora, de novo de forma pioneira, a empresa lança no mercado o produto aditivado com grafeno.

O EmpoGraphene está em processo de patente e é um dos maiores lançamentos de toda a indústria nacional. É a primeira formulação de PU aditivado com grafeno do Brasil e a primeira linha de nanotecnologia lançada pela Empotech.

Atualmente, a Empotech é referência na produção das rodas de poliuretano com um processo de fabricação padronizado pela ISO 9001:2015 e está implementando o Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ).

Tudo isso foi importante para permitir a validação da matéria-prima e os testes do novo material para todo mercado. Afinal, para se ter um produto-final de qualidade é preciso contar com insumos de alta performance.

Pioneirismo no Brasil!

A opinião de quem conhece a Empotech

Conte com o pioneirismo da Empotech

Para mais informações, entre em contato com o nosso time de atendimento e invista no EmpoGraphene.

Essa é uma oportunidade para sair à frente da concorrência e provar que sua empresa está preparada para o futuro!

A nova formulação não substitui a atualmente fornecida. O cliente pode optar tanto por uma quanto pela outra, a depender das suas necessidades. Para todas as situações, entre em contato pelo botão abaixo.