Blog

Equipamento para movimentar materiais

Veja como escolher o equipamento para movimentar materiais

Qual o equipamento para movimentar materiais que você usa na sua empresa? Será que ele é o ideal para esse tipo de atividade? Conhece outras opções para a movimentação interna? A ideia desse artigo é mostrar as alternativas que existem para você saber se está usando o equipamento correto.

Então, independentemente do tamanho do espaço que você tem disponível na sua empresa, do tipo de atividade logística que executa e dos materiais que transporta, o primeiro passo é conhecer os equipamentos que existem para esse tipo de trabalho. Vamos nessa?

Qual é a importância da movimentação interna de materiais

A movimentação interna de materiais é uma das etapas mais importantes da logística de uma empresa e diz respeito à entrada e saída de mercadorias em estoques, armazéns, gôndolas, etc. O objetivo é ter uma atividade que seja eficiente e segura.

Assim sendo, uma movimentação correta seria aquela que, para se tornar eficiente, pudesse reduzir despesas e aumentar o lucro do negócio. Será que esse processo logístico realmente impacta na parte financeira da empresa? Com certeza, sim.

Esse trajeto feito em depósitos, fábricas e lojas tem como característica levar produtos e mercadorias de maneira ágil para outros lugares. E alguns estudos dizem que essa atividade pode representar até 20% do custo de um produto – seja pelo equipamento ou prejuízos.

O equipamento para movimentar materiais internamente

Em um próximo passo, agora que já se sabe a importância da escolha desse equipamento para diminuir custos e aumentar o lucro, a próxima pergunta: qual é o equipamento ideal para o seu negócio? Para se ter a resposta só tem um jeito: conhecer as opções disponíveis.

Empilhadeiras

As empilhadeiras são as melhores opções para a maioria dos casos das empresas que fazem movimentações internas de materiais. Ela é muito comum em grandes indústrias por serem “veículos industriais para o transporte ou manobra de materiais”. Abaixo vamos detalhar um pouco mais sobre as vantagens das empilhadeiras.

Paleteiras

As paleteiras, ou porta-pallets, são como empilhadeiras manuais, ao passo que a função é deslocar os materiais acomodados em pallets. É viável apenas para casos onde não há grandes deslocamentos e quando se tem menor movimentação de cargas também.

Guindastes

Eles também são chamados de gruas. Logo, são equipamentos de movimentação de materiais que foram criados para os itens extremamente pesados. Ele ganhou fama durante a Segunda Guerra Mundial. Assim, é útil apenas para determinadas indústrias, de itens pesados.

Comboio

Imagine só uma locomotiva. Essa é a ideia do comboio, que tem um tipo de prolongamento em compartimentos, usados para o transporte de cargas. É usado com reboque de pequenos vagões, o que pode permitir a distribuição de vários tipos de materiais.

Esteira

A esteira transportadora também é uma opção de equipamento para movimentar materiais dentro das empresas. São mais comuns no processo de carga e descarga de materiais a partir de um caminhão. Elas são bem-vistas na área da construção civil, para areias, britas, etc.

Monovias

Agora um equipamento que pode ser encontrado em empresas de grande porte. Assim, a movimentação interna de materiais é feita com praticidade. É uma opção de equipamento de via suspensa que liga pontos e desloca materiais bem pesados.

Roletes

O transportador de roletes é uma ideia muito semelhante à da esteira transportadora. Ele é usado na indústria de bebidas ou outras fábricas para levar materiais que antes eram levados por funcionários. Funciona a partir de cilindros e engrenagens que desloca os itens.

Transelevadores

Se o espaço do ambiente interno é muito pequeno e apertado, o transelevador é uma ideia porque permite movimentar internamente os materiais das estantes. Eles são automáticos e podem ser acionados por meio de computadores.

A movimentação interna de materiais feita pelas empilhadeiras

Como prometido no início dos tópicos, saiba que as empilhadeiras ganham os holofotes na maioria dos casos e para a maioria das empresas que fazem esse tipo de movimentação no interior de suas fábricas, lojas, estoques, etc.

Isso porque são muito versáteis e podem transportar volumes que pessoas não conseguiriam. Além do mais, ela também acaba sendo funcional para levar pallets ou outros objetos que são difíceis de serem transportados manualmente.

Leia também:

Existe a empilhadeira manual, mas as empilhadeiras elétricas são as que mais fazem sucesso. Também variam no fato de serem movidas a diesel ou a gás, por exemplo. De todo modo, são os principais equipamentos da atualidade para a movimentação interna de produtos.

Como saber qual é o melhor equipamento para movimentar materiais

Para terminar o conteúdo, depois de avaliar cada uma das opções existentes no mercado, chegou a hora de sabermos como fazer uma escolha inteligente. Para isso, uma boa recomendação é entender a logística interna da sua empresa.

Assim, vai ser preciso definir como vai acontecer a atividade das movimentações de mercadorias. Para se ter um exemplo, leve em conta a “Curva ABC”, que é um tipo de layout que diz que o estoque tem que ter ¾ do ambiente ocupado por variedade de produtos.

Mas, existem outras estratégias também. O importante é entender que só após a definição desse modelo é que se pode pensar no tipo de veículo certo para a atividade. Aí sim entra quesitos como as características deles, a partir da durabilidade, vida útil, facilidade, etc.

Para ler outros textos como esse, acesse o nosso blog.

Empotech

Empotech

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish