A roda é uma das partes mais importantes do skate. Ela está disponível no mercado através de vários tipos, marcas, durezas e tamanhos. A ideia deste conteúdo é responder a pergunta sobre como escolher as rodas do skate.
E entender as características delas é importante. Por exemplo, o tamanho. Quanto maior, mais estável o skate será, só que menos veloz, também. A partir disso, considere que o skate é formado por 8 partes:
- Deck (tábua de madeira que serve como base),
- Mesa (parte integrante do deck),
- Trucks (eixos do skate),
- Amortecedores (são postos na parte superior dos trucks),
- Rodas,
- Rolamentos (permite que as rodas girem),
- Parafusos de base (fixam as partes dos skates) e
- Lixa (adere à superfície da tábua).
Então, vamos conhecer sobre as rodas dos skates, chamadas de wheels em outros países. As rodinhas ficam nas extremidades dos eixos e são sólidas. Na hora de comprar, é preciso avaliar dois pontos: a dureza e o diâmetro. Entenda!
A dureza das rodas de skate
O primeiro item classificatório para descobrir qual roda é melhor para o seu skate tem a ver com a dureza. Elas são fabricadas de modo que se cria opções diferentes de rigidez, sendo imprescindível para uma boa escolha.
Os níveis de dureza são divididos pela letra A no final. E a listagem parte do 75A podendo chegar até o 99A. Ao passo que para cada nível de dureza da roda do skate, a pessoa vai ter um melhor resultado na aderência ao solo e da modalidade praticada.
Com relação ao material usado, hoje em dia a maioria das rodas de skate são de poliuretano, que foi introduzido no mercado na década de 70 e se mantém como o mais comum atualmente por ser muito rígido – além de ter outros benefícios.
78A a 87A
São rodas mais macias e indicadas para superfícies irregulares, como calçadas e pisos com pedras ou rachaduras. A condução com essas rodas será mais leve e com melhor aderência. Geralmente, usada em longboards e street boards.
88A a 95A
São rodas com menos aderência, mas que ainda assim aderem muito bem. São as mais indicadas para superfícies ásperas e street. Comparadas à anterior, elas são bem mais duras e mais rápidas.
96A a 97A
São rodas de skate para uso geral, que oferecem muito equilíbrio entre a aderência e a velocidade. Ótimas, por exemplo, para quem pratica o skate com mais regularidade e iniciantes no street. Vale a pena para pisos lisos e rampas.
Acima de 98A
A partir de 98A, as rodas são consideradas profissionais, sendo que são mais rápidas e mais duras, sem considerar tanto a aderência ao chão. No entanto, só devem ser usadas em superfícies lisas, como em pistas de skates.
O diâmetro das rodas de skate
O segundo ponto para escolher as rodas do skate também tem a ver com as rodas de poliuretano é o diâmetro, que nada mais é do que a largura da roda do skate. Então, ela é verificada a partir do espaço entre as duas extremidades, fazendo uma linha imaginária na horizontal ou na vertical.
A característica do diâmetro não é apenas sobre a aderência no solo, mas especialmente com relação à velocidade que a roda pode atingir durante os seus trajetos. A medida é dada em milímetros e pode ir de 49 mm até 75 mm. Quanto maior, mais rápido.
Alguns skatistas profissionais e fabricantes separam o diâmetro da seguinte forma.
Até 49 mm
Elas não são tão boas para qualquer tipo de chão. O motivo é que, mesmo que foram comuns na década de 90, elas se tornaram obsoletas para os dias atuais, que contam com novas opções.
Entre 50 mm e 56 mm
É a faixa de medida mais comum para rodas de skate de rua (street). O tamanho permite que funcione bem em superfícies lisas, ao passo que o menor peso facilita os truques. Para terrenos não tão lisos, o ideal é a roda próxima de 56 mm.
Entre 56 mm e 60 mm
Aqui já entram as rodas de skate grandes, que são interessantes para os esportistas que buscam velocidade. Elas são comuns em eventos bowl, onde atingir altas velocidades faz toda a diferença.
Acima de 61 mm
Por fim, as rodas com mais de 61 mm e até 75 mm são as indicadas para terrenos mais irregulares. Apesar de mais pesadas, as rodas permitem mais estabilidade do skatista, o que faz muito sentido para este tipo de solo.
Qual roda é melhor para skate
Agora que vimos a divisão das rodas de skate a partir do diâmetro e da dureza, o próximo passo é entender como elas atuam para cada modalidade esportiva, isto é, em cada tipo de terreno.
Terreno duro
A modalidade vertical do skate é aquela que envolve muitas manobras que são feitas em halfs, bowls, rampas e piscinas. Esses lugares possuem terreno duro e que causa muitos danos nas rodas. Por isso, o ideal é ter uma roda que seja muito dura, acima de 97A.
Terreno de madeira
Em halfs de madeira ou rampas menos duras, uma boa ideia é usar as rodas mais macias e que são medianas. Isso vai permitir mais velocidade e agilidade aceitável para as manobras.
Terreno de asfalto
Na modalidade street, a roda tem que ser dura para todas as situações. Isso porque sempre haverá muitos danos causados pelo asfalto. O mesmo vale para manobras feitas em bancos de cimento e corrimãos. A roda tem que ser acima de 97A, chegando a 99A.
As rodas para longboard e cruiser
Antes de terminar o conteúdo sobre como escolher as rodas do skate, considere que o longboard e o cruiser também são esportes que usam pranchas sobre rodas – na grande maioria das vezes, de poliuretano. No entanto, eles são diferentes por terem decks, trucks e rodas que permitem caraterísticas únicas.
Por exemplo, os longboards são maiores e com rodas mais macias. Tudo isso permite a melhor performance e com velocidade mais alta. Os cruisers são versões menores e mais finas do que o skate. Para eles, também se indica rodas mais macias e maiores.