Blog

habilidades de um operador de empilhadeira

5 habilidades de um operador de empilhadeira desejáveis para uma boa contratação

O operador de empilhadeira é um profissional muito importante dentro da área da logística em toda a indústria. Ele atua na movimentação de cargas e o conhecimento sobre o uso das empilhadeiras é fundamental. Por isso, eles precisam ter os cursos NR (saiba mais aqui).

Mas, pensando em um outro viés, do lado de quem contrata esses trabalhadores, o que será que é importante além dessa formação teórica? Com certeza, o mercado passou a exigir habilidades de um operador de empilhadeira que são desejáveis para o trabalho.

O assunto é muito pertinente nos dias atuais pelo fato de que uma boa contratação pode trazer inúmeros benefícios para a empresa. Logo, esse conteúdo é focado em características pessoais e de conhecimento além da teoria das empilhadeiras. Veja!

1 – Interpretação de Texto

Esse primeiro tópico pode trazer bastante curiosidade por parte de quem está lendo, seja um operador de empilhadeiras ou um profissional que faz a contratação desses profissionais. No entanto, não é difícil entender.

A interpretação de texto é um item que pode ser visto como diferencial no mercado de trabalho quando lembrados dos manuais de empilhadeiras elétricas e outras máquinas. Resumidamente, uma habilidade é o conhecimento em português e interpretação de texto.

Além dos mais, o profissional também vai lidar com outros tipos de documentos, como inventários, padrões de serviços e diversas planilhas ativas na empresa. Esse tipo de atividade exige o conhecimento da língua portuguesa.

2 – Capacidade de Concentração

Nos cursos de operadores de empilhadeiras (NR 11 e NR 12), muito se fala sobre a importância de tomar os devidos cuidados nas operações. Isso porque qualquer erro pode ser muito grave, seja pelo uso equivocado das máquinas ou até mesmo pela falta de atenção.

Então, ter uma boa capacidade de concentração também entra como habilidade que pode ser destacada no currículo desses profissionais. O objetivo é muito simples: estar atento para se prevenir de distrações e, obviamente, de acidentes graves.

Capacidade de Concentração habilidades de um operador de empilhadeira

3 – Paciência

O trabalho de operar uma máquina exige concentração, mas também paciência. Isso porque muitas vezes, o dia a dia pode ser monótono e até mesmo solitário. Assim, é preciso se adaptar a tarefas que podem ser repetitivas e pouco dinâmicas.

Diferente da interpretação de texto, que pode ser um tipo de habilidade que vem das teorias do idioma português, a paciência é treinada de outras maneiras. Através do autoconhecimento, por exemplo. E também de exercícios como meditação e ioga.

Um bom exemplo dessa característica é o fato de que o operador poderá ser o responsável por fazer outras atividades, como reforçar pallets de madeira para as mercadorias. Logo, o profissional, se estiver impaciente, poderia fazer o serviço com menos qualidade e segurança.

4 – Proatividade

Essa é uma habilidade muito exigida no mercado de trabalho geral e não apenas para operadores. Afinal, toda empresa ganha ao ter um funcionário que é proativo e se preocupa em buscar os melhores resultados.

Na descrição da vaga de um operador de empilhadeiras, o mais comum é ler sobre atividades que estão descritas nos cargos dessa função. Por exemplo, organização, transporte e armazenamento de cargas, produtos ou equipamentos.

Só que um profissional proativo é aquele que se preocupa além disso. Ele também está atento a organização dos materiais, assim como a presteza de respeitar um pedestre que está naquele local. É o tipo de habilidade que é bastante pessoal, mas faz muita diferença.

5 – Conhecimento Técnico

Esse último tópico diz respeito ao conhecimento técnico. Só que a ideia aqui não é mencionar aquela teoria que vem dos cursos e das normas, mas sim falar sobre a curiosidade do profissional em aprender cada vez mais sobre os maquinários.

Isso porque é fundamental para a empresa que os seus colaboradores tenham capacidade e interesse em saber sobre as funções que uma máquina pode executar. Mais do que isso, ele precisa ser curioso o bastante para criar soluções na hora de potencializar o seu trabalho.

Por exemplo, o operador de empilhadeiras pode notar a necessidade de manutenção nas máquinas. Assim, uma avaliação preventiva será muito mais econômica para a empresa do que uma manutenção corretiva, que acontece quando o equipamento quebra ou se desgasta.

Os testes para operadores de empilhadeiras

Antes de contratar um operador de empilhadeiras, as empresas podem criar testes práticos para comprovar o conhecimento do trabalhador. Nessa hora, é preciso que se tenha uma equipe preparada para avaliar o candidato.

Mas, o que deve ser observado durante o teste de operador de empilhadeiras? Entre as habilidades de um operador de empilhadeira práticas, a atenção se volta para as curvas, as subidas e o uso de garfos.

Além disso, a movimentação da carga também é um ponto de atenção. Assim como o descarregamento da carga, que deve acontecer na posição vertical e de modo nivelado. Na hora de subir ou descer da empilhadeira é preciso atenção: subir de frente e descer de costas.

As vagas para operadores de empilhadeiras

Há algumas semanas criamos um conteúdo muito interessante que menciona tudo o que é importante sobre as vagas para esses profissionais. Assim, além de conhecer as habilidades do operador de empilhadeira, também é possível aprender sobre cursos, normas, mercado de trabalho, etc.

Faça o seu cadastro no curso de operador de empilhadeira

Se você gostou do conteúdo, saiba que no nosso blog temos outras matérias sobre o mercado de trabalho e também sobre a logística. Afinal, quem atua nessa área precisa conhecer sobre os melhores tipos de equipamentos, a manutenção deles e como se tornar mais produtivo, por exemplo.

Adove

Adove

EnglishPortugueseSpanish