Blog

Indústria 4.0: seu negócio está alinhado à essa tendência?

Indústria 4.0: seu negócio está alinhado a essa tendência?

A ascensão tecnológica contínua já faz parte do nosso cotidiano pessoal, bem como, profissional, na rotina das empresas e grandes organizações.

Mas, atualmente existe algo que vem se destacando significativamente, a Indústria 4.0, percebida através da conexão entre computadores e métodos de automação.

Você sabe o que é a Indústria 4.0? Ou melhor, sabe por que é importante que seu negócio esteja alinhado a esta tendência?

Foi pensando nisso que preparamos um conteúdo especial sobre o assunto. Quer saber mais? Continue a leitura, conheça a Indústria 4.0 e saiba como ela pode trazer vantagens nas operações dentro do Centro de Distribuição da sua indústria!

Entendendo a Indústria 4.0

De forma simples, a Indústria 4.0 é um termo utilizado para se referir a constante e crescente inovação tecnológica nos últimos anos na área industrial.

De acordo com a Prestex, na Indústria 4.0 as máquinas operam de forma independente ou cooperam com profissionais na criação de um campo de produção orientado.

Ou seja, a máquina transforma-se em uma entidade independente, capaz de coletar dados, analisá-los e direcioná-los. Isso torna possível a introdução da auto otimização, auto cognição e auto customização na indústria, com os fabricantes se comunicando com computadores em vez de operá-los.

Mas, isso é apenas uma pontinha do iceberg de possibilidades que a mais recente revolução industrial apresenta, já que ela pode ser entendida nos mais diversos processos industriais, dos mais simples, aos mais robustos – está presente até mesmo na qualidade e tecnologias das rodas das empilhadeiras elétricas do seu CD.

Principais tecnologias que formam a indústria 4.0

Seus objetivos

Os objetivos da Indústria 4.0 referem-se, basicamente, à transformação de processos industriais para que sejam cada vez mais eficazes, inteligentes, personalizáveis e autônomos.

Dentre os principais objetivos desta nova revolução industrial, o Blog Brasil destaca:

  • Aumentar a eficiência da cadeia de operações;
  • Criar fábricas autogerenciáveis;
  • Aprimorar os fluxos de trabalho;
  • Implementar recursos tecnológicos para modernizar negócios;
  • Integrar departamentos;
  • Aumentar a flexibilidade da organização.

Vantagens que a indústria 4.0 pode gerar para sua indústria

Melhoria contínua nos processos

Por meio da conectividade de dispositivos inteligentes, é possível realizar a coleta e a troca de dados de forma mais eficiente entre os profissionais e setores.

Ou seja, no CD, por exemplo, sistemas e programas inteligentes podem ser uma mão na roda para organizar as mercadorias, gerenciar as máquinas e turnos dos funcionários, dentre outras funcionalidades.

Maior eficácia nas operações logísticas

Principalmente dentro do Centro de Distribuição, as operações logísticas podem ser um desafio. No entanto, com as facilidades da Indústria 4.0, o transporte e movimentações de produtos podem ser feitos de maneira mais otimizada.

Pense que, com a Internet das Coisas e Sistemas Ciber físicos, por exemplo, é possível coordenar, correlacionar e otimizar a função de máquinas e equipamentos através da internet, para tornar certas ações mais eficazes. Com isso, carga, descarga e armazenagem de mercadorias, podem ser algumas das tarefas beneficiadas com as facilidades proporcionadas por essas tecnologias.

Redução de custos

E claro que, com a combinação de todas as vantagens possíveis ao se adequar à indústria 4.0 tem-se a redução de custos na empresa. Isso porque, uma vez que processos mais inteligentes e eficazes são colocados em prática, evitam desperdícios, retrabalho e garantem melhor direcionamento dos recursos e investimentos.

Como começar a aplicar a Indústria 4.0 no seu negócio?

Ajuste a estrutura organizacional da sua indústria

O CD precisa estar apto para receber as mudanças da Indústria 4.0, do contrário, não terá resultados efetivos.

Nesse ponto, é primordial que o setor esteja preparado fisicamente para a adoção de novos métodos e equipamentos tecnológicos. Tenha em mente que não faz sentido investir em ferramentas de ponta, se não tiver onde implantá-las.

Estude seu negócio, e identifique onde e quais tecnologias se aplicam em prol da melhoria dos processos de produção e controle dentro do CD.

Além disso, não precisa partir do zero, adequações e melhorias também estão inclusas na indústria 4.0. Começar investindo em rodas de qualidade, desenvolvidas com tecnologias de ponta, para o maquinário, por exemplo, já é estar pensando dentro das ideias desta nova revolução industrial.

Capacite todos os colaboradores

A automação industrial não exclui as pessoas dos processos industriais, mas sim, une o melhor dos dois mundos. Ou seja, você precisará de profissionais capacitados para lidar com as implementações da Indústria 4.0.

Para isso, invista em treinamentos contínuos para os colaboradores, de acordo com suas respectivas funções. Conscientize-os da importância da implementação de tais tecnologias e boa administração das mesmas.

Mantenha sua gestão voltada à inovação

Além de ser eficiente na apresentação de novas tecnologias aos colaboradores, você também precisa entendê-las e, principalmente, se manter atualizado nas mudanças do cenário em que o seu segmento de negócio se encontra.

Por isso, sua gestão precisa andar de mãos dadas com a inovação, para assim disseminá-la na empresa e mantê-la sempre relevante. Entenda os processos do CD que você gerencia, identifique melhorias e assim, estude quais soluções da Indústria 4.0 podem ser a melhor opção.

A indústria 4.0 como aliada a peças e equipamentos com tecnologia de ponta

Inovação, qualidade e tecnologias são sinônimos da Indústria 4.0. Dito isso, o uso de peças e equipamentos com tecnologia de ponta para realizar as tarefas no CD estão conectados a esta mais recente revolução industrial.

A automação de máquinas requer equipamentos e peças de qualidade, que estejam alinhadas com tecnologias modernas o suficiente para aprimorar operações e gerar resultados. Mas e então, como está o maquinário no seu Centro de Distribuição?

Essa é uma pergunta que você deve fazer para conseguir coordenar com mais eficácia as manutenções dentro do CD, bem como, saber como tomar as melhores decisões para o sucesso da sua indústria.

Rodas de poliuretano, por exemplo, são a base para quem busca maior assertividade e produtividade nas operações, uma vez que elas são sinônimo de eficiência e durabilidade para a logística de empilhadeiras, transpaletes e rebocadores elétricos.

E então?

Neste conteúdo, apresentamos a Indústria 4.0, o que ela abrange, bem como as vantagens que pode trazer para os processos internos. Além de muitos outros detalhes, para te ajudar a entender a importância desta nova revolução industrial e, principalmente, como se adequar a ela, para se manter relevante no mercado.

Ficou alguma dúvida sobre o assunto? Entre em contato conosco! Agora, para continuar se atualizando e levar melhorias para o seu negócio, acesse nosso conteúdo com 8 dicas para realizar boas negociações com fornecedores da indústria!

Adove

Adove

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish