Blog

Indústria 4.0: conceito, vantagens e aplicação

Indústria 4.0: conceito, vantagens e aplicação

O uso da tecnologia faz parte da rotina das empresas de todos os portes e segmentos. Dentro deste cenário, tem um conceito que vem se destacando ainda mais: a indústria 4.0, que é muito mais do que ter, simplesmente, computadores conectados à internet. 

Apesar de ser um termo cada vez mais comum, já se perguntou o que é a indústria 4.0 e qual a importância dela no seu trabalho ou gestão? Esse texto é uma ótima oportunidade para refletir sobre isso, especialmente se a sua atuação é na logística e/ou armazenagem

Boa leitura!

O que é a indústria 4.0

De forma simples, o termo “indústria 4.0” é utilizado para se referir ao constante e crescente uso das inovações tecnológicas que surgiram nos últimos anos na área industrial. 

Segundo a Prestex, neste cenário, as máquinas operam de forma independente ou cooperam com profissionais na criação de um campo de produção orientado. Ou seja, é sobre coletar, analisar e direcionar dados, tornando as decisões mais assertivas. 

Isso permite a automatização dos processos e das etapas industriais, como:

  • Auto-otimização;
  • Autocognição;
  • Auto customização, etc.

Entretanto, esse resultado, da automação industrial, é apenas uma ponta do iceberg de possibilidades que a indústria 4.0 trouxe e continua trazendo. Entre as vantagens, essa revolução também se apresenta em novas peças, acessórios e equipamentos de qualidade!

Quando trazemos o tema para o mundo logístico, temos as empilhadeiras elétricas e seus componentes como exemplos. Recentemente, lançamos no mercado o EmpoGraphene, uma fórmula de poliuretano com grafeno que cria produtos com múltiplas propriedades:

  • Antimicrobiano;
  • Hidrofobicidade;
  • Resistente à abrasão;
  • Alta resistência química, mecânica e térmica; etc.

E essa exclusividade também está relacionada com a indústria 4.0. Se quiser conhecer mais sobre essa solução focada no alto desempenho industrial e com o melhor custo-benefício do mercado, acesse essa página.

Outros exemplos da indústria 4.0

Uma das características mais interessantes de analisar a indústria 4.0 é observar o quanto ela conecta as tecnologias físicas, digitais e biológicas. Por isso, pode ser aplicada em todas as empresas e com foco em várias áreas, etapas e objetivos. Veja exemplos:

  • Internet das Coisas (IoT);
  • Inteligência Artificial (IA);
  • Machine Learning (ML);
  • Robôs autônomos;
  • 3D: Manufatura Aditiva;
  • Blockchain;
  • Sistema ciber físico;
  • Biologia sintética.

Assim, cria-se um ciclo logístico muito mais eficiente, já que possibilita ter melhor visibilidade da cadeia de suprimentos, mais agilidade nos processos e melhor experiência do cliente. Vamos detalhar um pouco mais das vantagens no decorrer do conteúdo.

Considere que há exemplos práticos da indústria 4.0 na logística. Por exemplo:

Ainda que sejam atividades com vieses diferentes, como automatizar tarefas internas ou prever a demanda do mercado, todas levam a um objetivo maior: eficiência. 

Como a indústria 4.0 vai impactar o mundo?

Como a indústria 4.0 vai impactar o mundo?

Os objetivos da Indústria 4.0 referem-se, basicamente, à transformação de processos industriais para serem cada vez mais eficazes, inteligentes, personalizáveis e autônomos. Dentre os principais resultados desta nova revolução industrial, a TD Synnex destaca:

  • Eficiência da cadeia de operações;
  • Fábricas autogerenciáveis;
  • Aprimoramento dos fluxos de trabalho;
  • Recursos tecnológicos para modernizar negócios;
  • Integração de departamentos;
  • Mais flexibilidade na organização.

Em números, acredita-se que a IoT vai impactar o PIB brasileiro em US$ 39 bilhões até 2030, alcançando um ganho de US$ 210 bilhões caso existam programas de aceleração. Isso porque estamos falando apenas de IoT!

Ou seja, de maneira mais generalista, veja que esse conceito tem uma força poderosa como potencial de transformar o mundo de muitas maneiras. A pergunta certa, portanto, é: a sua empresa está preparada e disposta a aproveitar essa oportunidade?

As vantagens da indústria 4.0 para sua empresa

Bom, se você ainda não havia pensado nisso com muito afinco, chegou a hora. Entre muitos tópicos que poderiam estar aqui, selecionamos apenas alguns, práticos e objetivos, para mostrar qual é o impacto da indústria 4.0 na sua empresa. 

Confira as oportunidades! Até porque, conforme o Portal da Indústria, as tecnologias digitais possibilitaram que vários segmentos da indústria pudessem aumentar a capacidade produtiva em 22%, na média. 

Melhoria contínua nos processos

Por meio da conectividade de dispositivos inteligentes, é possível realizar a coleta e a troca de dados de forma mais eficiente entre profissionais e setores. 

Em um Centro de Distribuição (CD), por exemplo, os sistemas e programas podem ajudar muito a organizar as mercadorias, gerenciar as máquinas e turnos dos funcionários, entre outras funcionalidades.

Descubra como está a produtividade do seu centro de distribuição: acesse e baixe a checklist sobre o uso de empilhadeiras, da Empotech!

Maior eficácia nas operações

Novamente usando o exemplo da logística, considere que as operações podem ser desafiantes, como com relação ao tempo de produção. Mas, com a indústria 4.0, o transporte e movimentações de produtos podem ser otimizados e mais rápidos.

Com a IoT e sistemas ciberfísicos, por exemplo, é possível coordenar e correlacionar a função de maquinários através da internet, tornando certas ações mais eficazes. Com isso, beneficiam-se atividades como carga, descarga e armazenagem de produtos.

Redução de custos

Com a combinação de várias vantagens, vem a redução de custos na empresa. Isso porque evitam desperdícios e retrabalhos, garantindo o melhor direcionamento dos recursos e investimentos. Para validar esse tópico, uma pesquisa do Portal da Indústria, já citado:

10 a 40% de redução de custos com manutenção de equipamentos

No começo do texto, falamos sobre os produtos de EmpoGraphene, que são ótimos exemplos disso. Inclusive, temos um guia que mostra como os materiais usados em peças e acessórios industriais impactam a produtividade e os custos da operação. 

Se quiser saber mais, baixe-o no seu e-mail clicando na imagem abaixo:

Guia gratuito de rodas para empilhadeiras elétricas.

Como aplicar a Indústria 4.0?

Apesar das vantagens da indústria 4.0, existem os desafios. Para vencê-los, uma boa ideia é conhecer as principais estratégias para uma aplicação que visa a mudança cultural da empresa e não apenas a instalação de softwares e outras tecnologias. 

Ajuste a estrutura organizacional da empresa

A empresa precisa estar apta para receber as mudanças da indústria 4.0, sendo que, do contrário, não terá resultados efetivos. Nesse ponto, é primordial estar preparada para a adoção de novos métodos e equipamentos tecnológicos. 

Tenha em mente que não faz sentido investir em ferramentas de ponta, se não tiver onde implantá-las. Estude seu negócio e identifique onde e quais tecnologias se aplicam em prol da melhoria dos processos de produção e controle. 

Além disso, não é preciso começar do zero. As adequações e melhorias são parte da inovação na indústria. Então, que tal começar investindo em rodas de qualidade, desenvolvidas com tecnologias de ponta, para suas empilhadeiras?

Capacite todos os colaboradores

A automação industrial não exclui as pessoas dos processos industriais, mas une o melhor dos mundos. Ou seja, é preciso contar com profissionais capacitados para lidar com as implementações.

Para isso, invista em treinamentos contínuos, de acordo com suas respectivas funções e objetivos do cargo. Conscientize-os da importância da implementação de tais tecnologias e boa administração das mesmas.

Mantenha a gestão voltada à inovação

Além de ser eficiente na apresentação de novas tecnologias, é necessário entendê-las e, principalmente, se manter atualizado nas mudanças do cenário em que o seu segmento de negócio se encontra.

Por isso, sua gestão precisa andar de mãos dadas com a inovação, para assim disseminá-la na empresa e mantê-la sempre relevante. Entenda os processos, identifique melhorias e estude as soluções da indústria 4.0 que podem ser a melhor opção.

A indústria 4.0 na fabricação de peças e equipamentos 

Inovação, qualidade e tecnologia são sinônimos da indústria 4.0. Dito isso, o uso de peças, acessórios, componentes e equipamentos está conectado a essa nova revolução industrial.

Rodas de poliuretano, por exemplo, são a base para quem busca maior assertividade e produtividade nas operações com empilhadeiras, transpaleteiras, plataformas pantográficas e outros maquinários. Isso porque garantem eficiência e durabilidade na logística.

Se o seu objetivo é alcançar a excelência operacional, a partir do conceito da indústria 4.0, conheça os nossos produtos de poliuretano. É padrão internacional com o melhor custo-benefício do mercado:

Picture of Empotech

Empotech

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscreva-se gratuitamente para receber a nossa newsletter:

Ao informar seus dados, você aceita receber comunicações e concorda com a Política de Privacidade.
Categorias
Categorias
Posts recentes