Blog

Intralogística

Intralogística – conheça 5 vantagens de aplicar na empresa

A logística envolve o planejamento do ciclo da mercadoria dentro da empresa. Isso vai do recebimento até o envio para os centros de distribuição. A intralogística também. Porém, ela é totalmente focada no planejamento estratégico, do controle do fluxo de materiais até o atendimento interno.

Mas, se você achou isso meio confuso de entender, tudo bem. A ideia desse texto é mesmo a de explicar melhor os conceitos de intralogística e logística. Depois, vamos dar continuidade falando sobre as vantagens e a implantação da logística interna na sua empresa.

O que é a logística

A logística é todo processo de planejamento, execução e controle eficiente do transporte de mercadorias. O conceito vai ao encontro de um ciclo que deve acontecer de maneira integrada e no cumprimento de prazos pré-estabelecidos.

A partir disso, existem subconceitos da logística, que vão indicar os processos mais detalhadamente em cada uma das empresas. É o caso da logística de suprimentos, de produção, a reversa e a de distribuição. Veja mais!

Logística de Suprimento – atua na área de gerenciamento dos suprimentos, isto é, da matéria-prima da empresa. Logo, existem funcionários responsáveis pelo controle de estoque, armazenamento e cuidados com esses materiais.

Logística de Produção – também tem um nome sugestivo. Isso porque indica a logística que fará administração dos materiais distribuídos para o processo de montagem ou de fabricação de produtos.

Logística Reversa – é a opção de logística que mais tem ganhado espaço nos últimos dias por ter relação direta com a sustentabilidade. Ela fica responsável pelo reuso dos materiais, fazendo com que voltem ao estoque em boas condições.

Logística de Distribuição – agora a área que vai fazer com que o material seja distribuído no mercado. Também pode fazer consultar em outras logísticas, como do estoque. No entanto, o foco está voltado para a responsabilidade de uso dos produtos criados ou fabricados.

A partir desses conceitos fica mais fácil entender o que é a intralogística. Afinal, é a logística interna de uma empresa, passando por cada definição que vimos acima. Na intralogística, o objetivo está em gerenciar do recebimento das matérias-primas ao envio dos produtos.

O que é a intralogística

Tudo o que envolve as atividades de movimentação interna de materiais de uma empresa, armazém ou centro de distribuição tem a ver com a intralogística.

A ideia está em buscar um melhor funcionamento dessa movimentação interna, o que deixará toda a produção mais organizada e com melhor performance.

Intralogística

Atualmente, a logística interna tem ganhado muito espaço nas reuniões gerenciais das empresas porque se tornou uma forma de aumentar a competitividade da marca. Assim, se torna estratégia para um fluxo de operação mais eficiente.

Até mesmo porque quando se fala em ciclo da mercadoria, a intralogística entra em ação através das atividades que contribuem para a operação acontecer. Por isso, vale muito a pena continuar essa leitura para saber como fazer a logística interna na sua empresa!

Quais as vantagens da logística interna

A lista das vantagens que pode ser vista dentro da empresa a partir do conhecimento, da estruturação e da implantação da logística interna é extensa. Portanto, optamos por resumir ao menos 5 benefícios que fazem toda a diferença visando a competitividade.

Mais controle na operação – sem dúvidas, essa é a primeira vantagem. Porque uma intralogística eficiente vai permitir que os erros ou desvios sejam evitados. Com isso, toda a produção se torna mais eficiente, a partir de um controle que pode ser simples.

Mais processos otimizados – a organização eficiente do trabalho gera mais agilidade nas entregas, já que todas as fases da operação são otimizadas. Esse aproveitamento do tempo útil só é possível com a otimização de processos, que vem do investimento na intralogística.

Mais economia na produção – outro ponto positivo tem a ver com a redução de custos nos processos produtivos. Quando se diminui falhas e erros, obviamente, os investimentos passam a ser mais inteligentes e otimizados para o objetivo final.

Mais flexibilidade na estrutura –vale a pena se atentar ao espaço físico desses lugares, como centros de distribuição. Com procedimentos corretos e etapas acontecendo de maneira efetiva, é possível pensar em estratégias para a circulação de pessoas e máquinas.

Mais produtividade – O aumento da produtividade no trabalho é mais um dos benefícios claros que se tem na implantação de uma logística interna estruturada. Com a otimização do tempo de trabalho, do espaço físico e recursos, novas soluções podem ser criadas.

E para fechar esse tópico vale a pena trazermos um dado financeiro que representa todas essas vantagens: o controle de estoque a partir da intralogística pode representar uma economia de 40% em todo o custo que a empresa tem atualmente.

Como fazer a logística interna na empresa

Já chegando perto do fim do texto, a sua pergunta deve ser: como implementar a logística interna na minha empresa, correto? Saiba que para dar certo, esse tipo de estratégia precisa ser pensado e estruturado a partir do conhecimento sobre as operações.

Afinal, todas as etapas devem seguir o mesmo fluxo de maneira alinhada.

Se existe um passo a passo para isso, com certeza, ele passa pelas etapas da logística interna que devem ser validadas: estrutura logística, estoque organizado, treinamento com os colaboradores e a manutenção do inventário.

Intralogística

Isso tudo faz sentido a partir do momento em que se começa a observar que os erros mais comuns da intralogística passam pelas falhas e erros cotidianos. Por exemplo, na conferência de mercadorias, nas informações incompletas de cargas e no uso incorreto de equipamentos.

Sobre o uso correto de maquinários na intralogística

Entre os exemplos acima, considere que para que se tenha segurança e produtividade, o uso das máquinas certas dentro da logística da empresa faz diferença. Portanto, esse é o tipo de escolha que precisa ser feita com muito cuidado.

É uma tomada de decisão que pode gerar resultados!

O motivo é que o manuseio de mercadorias pode acontecer desde manipuladores até pás carregadeiras. Logo, também é preciso considerar que hoje em dia as empilhadeiras são vistas como indispensáveis para uma logística interna efetiva.

E aqui nessa parte final do artigo, nós te convidamos para duas novas leituras. A primeira é para contar de que maneira a empilhadeira elétrica pode colaborar para se ter uma intralogística sustentável na sua empresa. Clique aqui para ler.

A segunda dica é sobre um texto que fizemos há alguns dias e fala sobre a escolha do melhor tipo de empilhadeira para a sua empresa, na hora de movimentar mercadorias internamente. Leia aqui e descubra.

Empotech

Empotech

1 comentário em “Intralogística – conheça 5 vantagens de aplicar na empresa”

  1. Bom dia!

    Muito bom saber que temos uma empresa séria e dedicada no ramo de rodas para empilhadeiras, observamos que existem muitas no ramo porém com qualidade duvidosa e pouco foco no cliente.

    Até o momento tivemos poucos negócios com a Empotech mas percebemos um diferencial muito positivo frente aos concorrentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

EnglishPortugueseSpanish