Você sabe a importância de realizar o inventário de estoque no seu negócio? Notamos que este é um tema importante no setor de empresas alimentícias, e por isso preparamos um conteúdo especial sobre o assunto.
Prazos de validade e logística das mercadorias dentro e fora do CD são apenas alguns desafios. Mas, eles podem ser otimizados com a prática do inventário de estoque, como mostraremos neste conteúdo. Continue a leitura e saiba como é possível otimizar essas e outras atividades no seu negócio!
Entendendo o inventário de estoque
Antes de abranger a importância de fazer um inventário de estoque na indústria alimentícia, é válido entender o que é um inventário. Que de forma geral e direta, nada mais é do que o controle de todos os produtos, bens e itens que a empresa possui armazenado.
Ou seja, o inventário de estoque é um processo que contribui para a melhoria contínua na gestão de estoque.
Para que serve e como funciona o inventário de estoque?
A funcionalidade principal de um inventário é garantir a assertividade do controle de estoque. Isso quer dizer, se certificar que a empresa tem realmente o volume de armazenamento que acredita ter, e como isto está estruturado.
O ponto central desse processo é responder questões como:
- O que está presente em seu estoque?
- Quais as quantidades de cada mercadoria?
Neste ponto, a Aoki Sistemas destaca que, quando se fala na indústria de alimentos, algumas informações são essenciais para a execução de um inventário de estoque:
- Quantidade de cada item (seja em unidades ou peso);
- Validade de cada um;
- Rastreamento dos lotes;
- Marca do produto (caso esta informação seja relevante em seu negócio).
Além do detalhamento, é importante que tais informações sejam mantidas atualizadas, para evitar prejuízos e desperdícios.
Importância de fazer o inventário de estoque na indústria alimentícia
Agora que sabemos o que é um inventário de estoque, já é possível ter uma ideia mais clara sobre a importância dele na indústria alimentícia.
Segundo a Anvisa, as Boas Práticas de Fabricação (BPF) abrangem um conjunto de medidas que devem ser adotadas pelas indústrias de alimentos e pelos serviços de alimentação, a fim de garantir a qualidade sanitária e a conformidade dos alimentos com os regulamentos técnicos.
Também, a legislação sanitária federal regulamenta essas medidas em caráter geral, aplicável a todo o tipo de indústria de alimentos e serviço de alimentação, e também específico, voltadas às indústrias que processam determinadas categorias de alimentos.
O que isso nos diz?
Faz-se necessário que as empresas do setor alimentício contem com processos e estratégias eficazes para manter suas atividades e mercadorias de acordo com as normas vigentes. Do contrário, podem sofrer penalidades, além de estarem fadadas ao insucesso.
Dito isso, para controlar o estoque na indústria alimentícia, é necessário planejamento, precisão e lógica para evitar possíveis transtornos.
Neste ponto entra o inventário, proporcionando um controle mais estruturado e claro, favorecendo vantagens a organização – como destacado no tópico a seguir.
Principais vantagens de um inventário de estoque eficiente
- Redução dos desperdícios;
- Controle dos prazos de vencimento;
- Maior controle das remessas;
- Monitoramento assertivo da requisição de mercadorias;
- Otimização da produtividade;
- Melhoria no planejamento de tarefas e distribuição das funções dentre os colaboradores;
- Integração do estoque com as vendas;
- Rastreamento das saídas e entradas;
- Melhor controle de custos e de processos de compras.
Sobre os prazos de validade
Este é um ponto que merece atenção na indústria alimentícia, por isso é válido destacar este como uma das maiores vantagens de pôr em prática o inventário de estoque.
O inventário de estoque ajuda a não deixar que as datas de vencimento passem despercebidas. Muito pelo contrário, você terá as informações necessárias com tempo hábil para gerar ações corretivas e estratégias para movimentar a saída de tais mercadorias, por exemplo.
Tenha em mente que ao vender um produto vencido, um cliente poderá ser perdido. E esse pode nem ser o pior cenário, já que ainda existem as consequências legais diante de tal erro.
Como o inventário de estoque ajuda na indústria alimentícia?
Ainda é importante destacar que dentro de uma indústria alimentícia, o inventário de estoque pode ajudar a gerenciar diversas demandas, incluindo:
- Matéria-prima;
- Produto semi-acabado ou acabado;
- Estoque seco;
- Estoque refrigerado;
- Embalagens.
Além disso, ajuda a unificar de forma mais assertiva diferentes setores da empresa, mas que se completam, como compras e almoxarifado, por exemplo.
Além disso, será possível efetuar uma melhor escolha de compra, pois você saberá exatamente o que é necessário ou não, baseado em saídas e entradas, tornando as compras mais otimizadas com base no planejamento e análise do estoque.
Neste cenário, mais alguns benefícios que se destacam são:
- Redução de perdas;
- Redução de custos;
- Auxílio para alinhar as atividades aos requisitos da legislação.
Também, o inventário de estoque oferece a possibilidade de entender melhor o nível de giro do que está sendo vendido, para que o estoque seja reposto de forma mais assertiva.
Segundo o Blog Nomus, com o estoque inventariado regularmente, sua indústria consegue atender melhor os pedidos de seus clientes, evitando atrasos e problemas com o estoque.
E então?
Apresentamos neste conteúdo a importância do inventário de estoque na indústria alimentícia, como este processo pode impactar no seu negócio, ajudar no desempenho de suas atividades e otimizar diversas demandas dentro da organização.
Ficou alguma dúvida? Entre em contato conosco. Agora, para otimizar ainda mais os processos na sua indústria, acesse nosso conteúdo com 8 dicas para realizar boas negociações com fornecedores da indústria!