Blog

Entenda a importância do inventário de estoque na indústria alimentícia!

Entenda a importância do inventário de estoque na indústria alimentícia!

Você sabe a importância de realizar o inventário de estoque no seu negócio? Notamos que este é um tema importante no setor de empresas alimentícias, e por isso preparamos um conteúdo especial sobre o assunto.

Prazos de validade e logística das mercadorias dentro e fora do CD são apenas alguns desafios. Mas, eles podem ser otimizados com a prática do inventário de estoque, como mostraremos neste conteúdo. Continue a leitura e saiba como é possível otimizar essas e outras atividades no seu negócio!

Entendendo o inventário de estoque

Antes de abranger a importância de fazer um inventário de estoque na indústria alimentícia, é válido entender o que é um inventário. Que de forma geral e direta, nada mais é do que o controle de todos os produtos, bens e itens que a empresa possui armazenado.

Ou seja, o inventário de estoque é um processo que contribui para a melhoria contínua na gestão de estoque.

Para que serve e como funciona o inventário de estoque?

A funcionalidade principal de um inventário é garantir a assertividade do controle de estoque. Isso quer dizer, se certificar que a empresa tem realmente o volume de armazenamento que acredita ter, e como isto está estruturado.

O ponto central desse processo é responder questões como:

  • O que está presente em seu estoque?
  • Quais as quantidades de cada mercadoria?

Neste ponto, a Aoki Sistemas destaca que, quando se fala na indústria de alimentos, algumas informações são essenciais para a execução de um inventário de estoque:

  • Quantidade de cada item (seja em unidades ou peso);
  • Validade de cada um;
  • Rastreamento dos lotes;
  • Marca do produto (caso esta informação seja relevante em seu negócio).

Além do detalhamento, é importante que tais informações sejam mantidas atualizadas, para evitar prejuízos e desperdícios.

Importância de fazer o inventário de estoque na indústria alimentícia

Agora que sabemos o que é um inventário de estoque, já é possível ter uma ideia mais clara sobre a importância dele na indústria alimentícia.

Segundo a Anvisa, as Boas Práticas de Fabricação (BPF) abrangem um conjunto de medidas que devem ser adotadas pelas indústrias de alimentos e pelos serviços de alimentação, a fim de garantir a qualidade sanitária e a conformidade dos alimentos com os regulamentos técnicos.

Também, a legislação sanitária federal regulamenta essas medidas em caráter geral, aplicável a todo o tipo de indústria de alimentos e serviço de alimentação, e também específico, voltadas às indústrias que processam determinadas categorias de alimentos.

O que isso nos diz?

Faz-se necessário que as empresas do setor alimentício contem com processos e estratégias eficazes para manter suas atividades e mercadorias de acordo com as normas vigentes. Do contrário, podem sofrer penalidades, além de estarem fadadas ao insucesso.

Dito isso, para controlar o estoque na indústria alimentícia, é necessário planejamento, precisão e lógica para evitar possíveis transtornos.

Neste ponto entra o inventário, proporcionando um controle mais estruturado e claro, favorecendo vantagens a organização – como destacado no tópico a seguir.

Principais vantagens de um inventário de estoque eficiente

  • Redução dos desperdícios;
  • Controle dos prazos de vencimento;
  • Maior controle das remessas;
  • Monitoramento assertivo da requisição de mercadorias;
  • Otimização da produtividade;
  • Melhoria no planejamento de tarefas e distribuição das funções dentre os colaboradores;
  • Integração do estoque com as vendas;
  • Rastreamento das saídas e entradas;
  • Melhor controle de custos e de processos de compras.

Sobre os prazos de validade

Este é um ponto que merece atenção na indústria alimentícia, por isso é válido destacar este como uma das maiores vantagens de pôr em prática o inventário de estoque.

O inventário de estoque ajuda a não deixar que as datas de vencimento passem despercebidas. Muito pelo contrário, você terá as informações necessárias com tempo hábil para gerar ações corretivas e estratégias para movimentar a saída de tais mercadorias, por exemplo.

Tenha em mente que ao vender um produto vencido, um cliente poderá ser perdido. E esse pode nem ser o pior cenário, já que ainda existem as consequências legais diante de tal erro.

Como o inventário de estoque ajuda na indústria alimentícia?

Ainda é importante destacar que dentro de uma indústria alimentícia, o inventário de estoque pode ajudar a gerenciar diversas demandas, incluindo:

  • Matéria-prima;
  • Produto semi-acabado ou acabado;
  • Estoque seco;
  • Estoque refrigerado;
  • Embalagens.

Além disso, ajuda a unificar de forma mais assertiva diferentes setores da empresa, mas que se completam, como compras e almoxarifado, por exemplo.

Além disso, será possível efetuar uma melhor escolha de compra, pois você saberá exatamente o que é necessário ou não, baseado em saídas e entradas, tornando as compras mais otimizadas com base no planejamento e análise do estoque.

Neste cenário, mais alguns benefícios que se destacam são:

  • Redução de perdas;
  • Redução de custos;
  • Auxílio para alinhar as atividades aos requisitos da legislação.

Também, o inventário de estoque oferece a possibilidade de entender melhor o nível de giro do que está sendo vendido, para que o estoque seja reposto de forma mais assertiva.

Segundo o Blog Nomus, com o estoque inventariado regularmente, sua indústria consegue atender melhor os pedidos de seus clientes, evitando atrasos e problemas com o estoque.

E então?

Apresentamos neste conteúdo a importância do inventário de estoque na indústria alimentícia, como este processo pode impactar no seu negócio, ajudar no desempenho de suas atividades e otimizar diversas demandas dentro da organização.

Ficou alguma dúvida? Entre em contato conosco. Agora, para otimizar ainda mais os processos na sua indústria, acesse nosso conteúdo com 8 dicas para realizar boas negociações com fornecedores da indústria!

Adove

Adove

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

EnglishPortugueseSpanish