Blog

Como aplicar o Lean Manufacturing na gestão de manutenção do CD?

Como aplicar o Lean Manufacturing na gestão de manutenção do CD?

Muitas vezes a rotina corrida dos processos produtivos, impede a execução de tarefas e aplicação de sistemas que poderiam otimizar tudo. 

Entretanto, nada impede que o desejo por agilidade exista nos processos. É justamente aí que entra o conceito de Lean Manufacturing. Já ouviu falar?

Ele significa Manufatura Enxuta, tendo seu surgimento no Japão, visando a criação de um processo produtivo mais inteligente, com foco em menos estoque, mas que mantenha o fluxo de caixa ágil, atendendo as demandas locais. 

Hoje, o Lean Manufacturing pode ser encontrado em diversos setores, de modo a reduzir desperdícios e aumentar o valor agregado. Essas são questões cada vez mais presentes nas pautas das empresas, que têm a missão de buscar melhorias internas. 

Porém, por falta de prioridade ou até por falta de entendimento sobre a relevância deste conceito, é comum que algumas áreas e etapas deixem de ser otimizadas.

Neste conteúdo você verá como implementá-lo e como ele pode transformar a gestão de manutenção do seu CD. Continue a leitura!

Por que aplicar o Lean Manufacturing?

Inúmeros são os benefícios da aplicação do Lean Manufacturing em um Centro de Distribuição. Talvez seja, inclusive, uma boa hora para o seguinte questionamento: como certas empresas são capazes de se desenvolver e se manterem lucrativas de forma contínua?

Uma resposta pode ser encontrada na definição de processos produtivos transformadores, focado em ações diferenciadas com alto valor para o negócio. É exatamente essa a mudança de postura exigida pelo mercado – proatividade para caminhar rumo às transformações diárias.

Com isso, vale a pena pensar nos desafios enfrentados diariamente pelo seu CD. Quais são as maiores dificuldades? Você sente que a manutenção é feita corretamente, tanto em termos de qualidade quanto em termos de tempo? Aliás, será que você entende o quão relevante é ter uma boa gestão de manutenção no CD?

A gestão de manutenção é imprescindível para qualquer negócio, já que ela é responsável por evitar perda de tempo e prejuízos para o CD. 

Por exemplo, se você almeja reduzir a quantidade de paradas das empilhadeiras ou aumentar a vida útil dos equipamentos, o que precisa ser feito? 

A resposta está na manutenção dos mesmos, pois só assim é possível avaliar periodicamente a integridade deles, por meio de um acompanhamento criterioso.

Portanto, esse processo permitirá a prevenção de falhas no CD e a reparação de itens defeituosos, que obviamente, em algum momento, irão ocorrer. A questão é, justamente, aceitar que é viável a otimização da gestão, e com isso, agir para uma melhor performance.

Como colocar o Lean Manufacturing em prática na gestão do Centro de Distribuição?

Agora que você já entendeu mais sobre o Lean, deve estar interessado em aprender como aplicá-lo no seu Centro de Distribuição, certo? Para isso, confira algumas dicas que podem agregar nesse processo, tornando o seu negócio mais inteligente e competitivo.

Desde já, saiba que é essencial eliminar todas as atividades consideradas falhas ou então defasadas na sua produção. Para facilitar isso, tente visualizar o atual momento do seu CD e se questione: o que poderia melhorar e que agregaria mais valor para os meus clientes?

Essa é uma pergunta ligada diretamente ao operacional do seu negócio, pois ela imprime a questão da agilidade, afinal, basta uma boa logística para que se tenha mais entregas, com mais eficiência e em menor tempo.

Uma dica é coletar todos os dados defasados que estruturam o seu CD hoje e depois gerar um mapa mental, no intuito de obter, visualmente, o processo de trabalho da empresa. Deste modo, anote informações sobre:

  • Falhas referentes a materiais e rotina;
  • Excesso de estoque decorrente dos atrasos nas entregas;
  • Deslocamentos desnecessários que poderiam poupar tempo dos colaboradores;
  • Pausas no trabalho além do limite considerado normal.

Após ter essas informações em mãos, será mais simples controlar diversos processos em torno da rotina do seu CD, analisar comportamentos, estoques, entregas e a qualidade dos equipamentos.

E então?

Como vimos neste conteúdo, a gestão de manutenção do Centro de Distribuição é primordial para melhores resultados. 

Diferentemente do que muitos pensam, ela não se trata de uma etapa a mais, desnecessária para o negócio, mas sim uma etapa tão relevante que pode agregar valor competitivo para o seu setor.

Isso pode ocorrer através da aplicação do Lean Manufacturing, que já é realidade em diferentes segmentos. Com ele, fica mais viável manter as atividades operacionais em dia, gerando valor para os clientes, evitando pequenos estresses rotineiros relativos à logística e melhorando a imagem do negócio perante o mercado.

Por fim, se você quer descobrir como está a produtividade dentro do seu CD, clique abaixo e faça o download gratuito do checklist que elaboramos sobre o assunto!

Adove

Adove

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish