Blog

Manutenção de empilhadeira

7 dicas para manutenção de empilhadeira

Este é um equipamento muito conhecido por agilizar a operação logística, promovendo a otimização de tempo e de esforço. No entanto, é preciso cuidar da manutenção de empilhadeira de modo a não representar gastos além do esperado.

As paradas constantes para ajustes, trocas de peças e outros serviços geram prejuízos para as empresas, ainda mais quando não planejadas. Por exemplo, o que acontece quando a operação para por um tempo indeterminado, refletindo negativamente em todo fluxo de trabalho.

Sendo assim, uma ótima saída é a de investir na manutenção preventiva, de modo a evitar problemas mais drásticos, mais urgentes e, tão logo, mais caros. Esse cuidado também é benéfico no bom funcionamento e na segurança do maquinário.

Nos próximos tópicos, vamos trazer as principais dúvidas e curiosidades sobre esse serviço industrial. São dicas interessantes para garantir a produtividade operacional da indústria!

1 – A importância da manutenção das empilhadeiras

A importância da manutenção das empilhadeiras

 

Realizar um planejamento de manutenção de empilhadeira se faz necessário na logística industrial. O principal motivo está na identificação de problemas ainda nas fases iniciais, tornando-os mais “fáceis” de resolver.

Além disso, garante a maior vida útil dos equipamentos e mantém o bom desempenho deles. Há outros benefícios também:

  • Aumento de produtividade, 
  • Diminuição de desgastes de peças, 
  • Redução do consumo energético e outros.

Outra vantagem é a segurança ao movimentar cargas. Afinal, durante a operação, há riscos de quedas de materiais, colisão entre maquinários, atropelamentos e tombamentos. Por isso, é necessário ter equipes capacitadas e equipamentos funcionando corretamente.

2 – Quais os tipos de manutenção de empilhadeira

Basicamente, as empilhadeiras podem receber três tipos de manutenções mais comuns:

  • Manutenção preditiva,
  • Manutenção preventiva e
  • Manutenção corretiva ou emergencial.

Cada uma delas possui suas características. Ao passo que as conhecer também é interessante para quem se pergunta “quanto custa a manutenção de empilhadeira”. Afinal, por serem urgentes, as corretivas costumam ser mais caras.

A preventiva permite a segurança dos maquinários. E a preditiva, que vai além das orientações dos fabricantes, tem a ver com análises para manter os equipamentos eficientes. Explicamos mais detalhes sobre cada uma dessas opções de manutenções em outro artigo.

3 – As metodologias usadas na manutenção

É possível que você já tenha ouvido falar da Manutenção Lean. Ela indica o planejamento de ações para atingir as metas desses serviços, sendo uma estratégia baseada em decisões inteligentes. Para tanto, gestores fazem uso de várias técnicas e métodos, como:

  • Processo 5S,
  • Eventos Kaizen,
  • Manutenção Produtiva Total e
  • Equipes autodirigidas.

O conceito traz consigo a possibilidade de controlar o trabalho e o uso das máquinas. Ou seja, relaciona os colaboradores com as empilhadeiras, de modo a definir:

  • O papel de cada um, 
  • O uso de indicadores e 
  • A conversão de ativos na satisfação das equipes.

4 – O que é o cronograma de manutenção

A criação de um cronograma de manutenção vai ao encontro dos tipos de manutenções preditivas e preventivas, de modo a manter a boa “saúde” do maquinário. O tempo para as verificações consideram critérios como:

  • Marca,
  • Modelo,
  • Tempo de uso e
  • Condições gerais.

Além desses requisitos sobre a empilhadeira, também deve-se avaliar o ambiente da operação e o manuseio, feito pelos operadores capacitados. Essas informações são determinantes para definir a periodicidade da manutenção.

Por outro lado, vale a atenção para evitar erros comuns na indústria durante a criação de um plano de manutenção. Por exemplo, esquecer da matriz de criticidade, de avaliar as falhas e até mesmo de considerar as recomendações disponíveis nos manuais dos fabricantes.

Guia gratuito para baixar – Tudo sobre (PCM) Planejamento e Controle de Manutenção:

Guia de manutenção preditiva: acesse e baixe!

5 – Quais as verificações na manutenção de empilhadeira

São várias técnicas e recomendações para realizar as manutenções industriais. A mais conhecida é a inspeção visual. Porém, ela não é a única. A dica é ter um cronograma para seguir, de modo a verificar tudo o que for importante em cada etapa.

Por exemplo, na manutenção de empilhadeira elétrica, um cuidado é com as baterias tracionárias. Além de não operar quando ela estiver muito aquecida, o serviço de inspeção deve validar a trepidação dela, quando a máquina é usada, assim como o nível de água.

Clique aqui para conhecer os tipos de empilhadeiras

Outra situação importante nesse trabalho é ver o desgaste dos componentes elétricos. Por serem maquinários usados continuamente, esses itens podem indicar uma perda de eficiência no dia a dia de trabalho. Também é preciso verificar a sinalização de segurança.

6 – Onde realizar a manutenção de equipamentos 

O local de realização da manutenção vai depender do tipo. Uma inspeção visual pode ser feita no próprio local de operação. Em outros casos, recomenda-se levar o equipamento até a fábrica, especialmente em caso de necessidade de consultas pós-venda e suporte técnico.

Outro exemplo vem da situação de locação. Nesse caso, deve-se saber o que está previsto no contrato. Isto é, de quem é a responsabilidade pela manutenção e onde ela será realizada.

Independentemente disso, uma boa orientação é a de ficar sempre atento à qualidade dos materiais, acessórios e peças usadas nos equipamentos. Porque impactam na segurança das pessoas e no bom funcionamento da operação.

7 – Como avaliar o desempenho da manutenção

Grandes indústrias possuem equipes internas que fazem o trabalho da manutenção diariamente, especialmente, os Centros de Distribuição. Sendo assim, vale a pena usar indicadores de manutenção para validar o desempenho das equipes e maquinários.

  • Backlog de manutenção,
  • Confiabilidade dos ativos,
  • Mean Time to Repair,
  • Cumprimento dos planos e
  • Satisfação do cliente.

Esses são alguns critérios que funcionam como ferramentas gerenciais para auxiliar a tomada de decisão no setor de manutenção. Eles trazem dados e informações referentes à qualidade e o funcionamento dos equipamentos.

Por exemplo, saber o custo da hora trabalhada de empilhadeiras auxilia a tomar decisões de modo a evitar as paradas para manutenção em excesso, seja com a troca de componentes, do maquinário ou outra solução.

A manutenção de empilhadeira na redução de custos

A manutenção de empilhadeira na redução de custos

Antes do término deste conteúdo, vale a pena refletir sobre a importância da manutenção de empilhadeira como estratégia para a redução de custos na indústria.

Os benefícios percorrem um longo caminho. Por exemplo, começam com o aumento de segurança na operação para prevenir acidentes de trabalho. E chegam até a compra de peças que duram mais, permitindo um melhor custo-benefício operacional.

Neste caso das peças, considere o exemplo das rodas das empilhadeiras. Sabia que existe um material até 4X mais durável e mais resistente do que outros poliuretanos? Além disso, tem propriedades antimicrobianas e hidrofobicidade.

Nós o lançamos recentemente com o nome de EmpoGraphene, sendo uma combinação de poliuretano Empotech com o grafeno, o material mais resistente do mundo.  

A partir dele dá para criar várias soluções, como para as rodas. Sendo assim, exemplifica uma forma de evitar paradas para manutenção em excesso, colaborando com o cronograma do setor e garantindo mais vida útil aos equipamentos.

Ou seja, uma pequena mudança na hora de comprar rodas de empilhadeiras durante uma manutenção pode indicar redução de custos para a sua indústria.

Conheça todos os detalhes desse super material:

Descubra o futuro agora! Acesse e conheça o EmpoGraphene.

Empotech

Empotech

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscreva-se gratuitamente para receber a nossa newsletter:

Ao informar seus dados, você aceita receber comunicações e concorda com a Política de Privacidade.
Categorias
Categorias
Posts recentes