Blog

Você tem conhecimento das necessidades de quem opera a empilhadeira?

Você tem conhecimento das necessidades de quem opera a empilhadeira?

Você sabia que ter contato próximo e se manter por dentro das necessidades de quem opera a empilhadeira é essencial para ser mais assertivo nas compras da sua indústria?

É essencial que o setor de compras se relacione com todos os outros setores da empresa, influenciando e sendo influenciado nas tomadas de decisões.

Como responsável pela aquisição de peças, equipamentos e acessórios para sua indústria, você precisa estar atendo a vários detalhes do processo, incluindo as demandas da pessoa que opera a empilhadeira.

As informações obtidas através do contato com o operador da empilhadeira e demais pessoas chaves da produção, por exemplo, podem ser valiosas para a realização de compras mais eficazes e com melhor custo-benefício.

Continue a leitura para entender a relevância desta aproximação com os profissionais focos dos setores e como isso pode ajudar na redução de custos e compras mais vantajosas!

Necessidades de quem opera a empilhadeira: o que envolve a função?

O profissional que opera a empilhadeira carrega uma das mais altas responsabilidades da empresa. Isso porque, seja qual for o segmento da indústria, a operação dela é vital para a garantir a segurança e a continuidade dos processos.

Engana-se quem pensa que o trabalho do empilhador é apenas dirigir a empilhadeira. Essa é uma profissão que vai muito além de apenas conduzir o veículo e que exige muita atenção durante a execução do serviço.

Afinal de contas, enquanto controla o equipamento, o condutor precisa ficar atento ao monitor para movimentar e armazenar corretamente a mercadoria, sem esquecer do fluxo de pessoas em volta dele.

Dentre outras ações, o empilhador é responsável por armazenar, transportar, movimentar e manusear cargas e produtos dentro da empresa.

Basicamente, é esse o profissional responsável por alimentar o estoque, sendo assim, fundamental para a movimentação, entrada e saída de mercadorias.

Por que é importante saber as necessidades de quem opera a empilhadeira?

Por que é importante saber as necessidades de quem opera a empilhadeira

É fato que quem opera a empilhadeira possui informações valiosas sobre as mercadorias, incluindo fluxos de entrada e saída, além de lidar de perto com as necessidades internas de equipamentos e acessórios necessários para a execução do trabalho.

Logo, para realizar uma boa gestão de compras de produtos e também peças e acessórios para os equipamentos, é primordial que você mantenha contato recorrente com este profissional.

Tenha em mente que saber as necessidades do operador de empilhadeira, pode ser uma ótima tática para reduzir custos de compras, sem perder a qualidade. Afinal de contas, além de pilotar a máquina, dentre algumas de suas muitas funções, estão:

  • Estudar o espaço da área de estoque da empresa, para ter dimensão dos espaços em que os objetos serão colocados
  • Transportar os materiais
  • Ter o controle dos materiais que já estão armazenados e dos que serão colocados no depósito
  • Ficar atento às necessidades de peças para manter a empilhadeira em funcionamento.

Separamos a seguir, algumas vantagens que você terá ao manter contato próximo com os colaboradores da produção.

Otimize as negociações com fornecedores

É fato que dentro do setor de compras de uma indústria, não basta apenas comprar, é preciso comprar bem, procurando obter o maior número de vantagens possível, sem esquecer do custo-benefício.

Ou seja, é necessário que você esteja munido de informações, principalmente sobre os processos da sua indústria, para que consiga realizar boas negociações com os fornecedores.

Ao saber das necessidades de quem opera a empilhadeira, bem como, as demandas de equipamentos e acessórios de pessoas chaves da produção, você consegue captar como as atuais peças e equipamentos estão funcionando e se é hora de analisar os fornecedores e trocá-los por outros, por exemplo.

Essa análise mais criteriosa dos itens que você já tem, facilita na sua capacidade de negociação com antigos e novos fornecedores, já que você pode argumentar como as atuais peças funcionam e o que realmente você precisa para ter maior produtividade, sem abrir mão do custo-benefício dentro da sua indústria.

Melhore o controle de estoque

O setor de compras está intimamente ligado com o estoque. Cabe a você equilibrar a quantidade de materiais a serem comprados para manter funcionando, da melhor forma possível, os demais departamentos da empresa, como logística e produção, por exemplo.

Assim, com o controle de estoque assertivo, se aumenta o uso eficiente dos recursos e minimiza as necessidades de capital investido em estoques.

Ou seja, manter uma comunicação clara com o pessoal da produção e, neste caso, principalmente com o responsável pela operação da empilhadeira, é fundamental para saber com precisão o que precisa ser comprado, desde matéria-prima à peças para a manutenção de equipamentos.

Maior vida útil dos equipamentos

O que também pode entrar nas suas tarefas – aliado ao setor financeiro da empresa – é investir nos equipamentos e materiais necessários para a produção, incluindo as máquinas, como as empilhadeiras.

Ou seja, é fundamental manter contato com quem conduz esta máquina, para saber se é preciso investir em algo para a integridade e desempenho do profissional, da máquina e assim, do processo como um todo.

A empilhadeira é um veículo e, como tal, é necessário além de técnica, atenção e cuidado ao usá-la, também realizar a manutenção em períodos adequados e também contar com peças e acessórios que contribuam para uma maior vida útil.

Ninguém melhor do que o operador da empilhadeira para lhe passar essas informações e assim todo o setor poder realizar os cuidados e reparos necessários para ter as empilhadeiras sempre funcionando e otimizando o trabalho dos colaboradores.

E então?

Neste conteúdo, enfatizamos a importância do setor de compras ficar atento às necessidades de quem opera a empilhadeira e como esta ação pode contribuir para reduzir gastos, sem perder a qualidade dos processos e produtos.

Se você ficou com alguma dúvida sobre o assunto, entre em contato conosco! Agora, se quer saber porque sua indústria deve adquirir nossas rodas em poliuretano, acesse nosso conteúdo com 7 motivos para você adquirir rodas em poliuretano da Empotech!

Adove

Adove

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish