Ter habilidade para conduzir bem as negociações com fornecedores é fundamental para uma gestão de compras eficaz.
Desenvolver esta capacidade é extremamente importante para a cadeia produtiva da organização. Isso porque, ela possibilita um controle financeiro mais assertivo e equilibrado, de tal forma que a empresa se torna mais competitiva no mercado e passa a ter mais oportunidades, bem como, melhores preços e prazos.
Isso quer dizer que o relacionamento inteligente com os fornecedores é prioridade para o sucesso da empresa, principalmente quando se fala em redução de custos e processos otimizados.
Nesse sentido, iremos apresentar neste conteúdo 8 dicas para você se sair melhor nessa etapa. Confira!
É fato que o sistema econômico, em escala nacional, enfrenta problemas, logo é comum que muitas empresas intensifiquem as negociações, de modo a conseguir baixar os preços. Isso significa que é essencial conversar para alinhar valores e prazos com os fornecedores.
Nesse sentido, você precisa se munir de argumentos válidos para que o fornecedor visualize a importância de fazer parte de um esforço conjunto para não perder mercado.
Desta forma, comprador e fornecedor podem pensar em alternativas, como produtos ou serviços similares, descontos conforme o volume adquirido, dentre outras possibilidades.
Qual é a importância de realizar boas negociações com fornecedores?
Manter boas parcerias com fornecedores é essencial para a saúde do negócio. Se a empresa quer garantir entregas com prazos interessantes, alinhado a serviços e/ou produtos de qualidade, ela precisa manter relacionamentos rentáveis com os fornecedores. Aliás, muito se tem falado sobre gestão de relacionamento com fornecedores como estratégia eficaz para gerar benefícios em curto, médio e longo prazo. Conseguir flexibilidade de negociação (preços e prazos) e a satisfação dos clientes, são apenas algumas das vantagens de colocar esta estratégia em prática. Especialistas em relacionamento com os fornecedores, destacam algumas recomendações para ter sucesso na tarefa:- Estabeleça parcerias ‘ganha-ganha’
- Compartilhe necessidades, expectativas, problemas e receios desde os primeiros contatos
- Demonstre a importância de seus fornecedores para a estratégia do seu negócio
- Estabeleça critérios de qualidade para um bom fornecimento
- Estruture contratos que deixem claros os papéis das duas partes
- Crie fluxo de comunicação com feedback sincero e constante para evitar mal-entendidos.
1. Tenha pré-definido os objetivos de preço e prazo
Antes de partir para as negociações, é interessante investir no planejamento do que será colocado em prática. Ao ter uma programação bem estruturada do processo de compras, fica mais fácil se preparar para enfrentar diferentes cenários e contornar obstáculos que podem aparecer na hora da negociação com o fornecedor. Planeje com antecedência seus objetivos em relação a prazos de entrega, descontos e formas de pagamento. Conheça seus limites, para não aceitar ofertas que não se encaixam no cenário atual da empresa. Com isso, você vai conseguir manter o controle da negociação e evitar que escolhas erradas sejam feitas, já que isso irá impactar diretamente na saúde financeira da empresa.2. Estruture bem sua carteira de fornecedores
Criar uma carteira estratégica de fornecedores é fundamental para o sucesso da gestão da área de compras. Para isso, é preciso estabelecer critérios de qualidade dos produtos e serviços fornecidos, sem esquecer dos prazos de entrega e pagamento. Na hora de colocar isso em prática, opte pela diversificação, pois isso irá ampliar o seu poder de negociação. Mas, fique atento para não acabar “barganhando”, muito menos jogar um fornecedor contra o outro. A ideia é ficar por dentro dos movimentos do mercado e contar com opções na hora de fazer aquisições e fechar contratos.3. Sugira ações conjuntas para aumentar as vendas
Uma estratégia inteligente que pode ser usada na hora de fazer negociações com fornecedores, é sugerir algumas ações em parceria, a fim de alavancar as vendas. Você pode pedir um desconto maior para certo volume de insumos ou produtos adquiridos, por exemplo. Com isso, a indústria irá conseguir criar ofertas mais atrativas para os clientes e, como consequência, venderá mais em menos tempo, gerando recorrência nas compras com o fornecedor.4. Intensifique a força de negociação
