Ter habilidade para conduzir bem as negociações com fornecedores é fundamental para uma gestão de compras eficaz.
Desenvolver esta capacidade é extremamente importante para a cadeia produtiva da organização. Isso porque, ela possibilita um controle financeiro mais assertivo e equilibrado, de tal forma que a empresa se torna mais competitiva no mercado e passa a ter mais oportunidades, bem como, melhores preços e prazos.
Isso quer dizer que o relacionamento inteligente com os fornecedores é prioridade para o sucesso da empresa, principalmente quando se fala em redução de custos e processos otimizados.
Nesse sentido, iremos apresentar neste conteúdo 8 dicas para você se sair melhor nessa etapa. Confira!
Qual é a importância de realizar boas negociações com fornecedores?
Manter boas parcerias com fornecedores é essencial para a saúde do negócio. Se a empresa quer garantir entregas com prazos interessantes, alinhado a serviços e/ou produtos de qualidade, ela precisa manter relacionamentos rentáveis com os fornecedores. Aliás, muito se tem falado sobre gestão de relacionamento com fornecedores como estratégia eficaz para gerar benefícios em curto, médio e longo prazo. Conseguir flexibilidade de negociação (preços e prazos) e a satisfação dos clientes, são apenas algumas das vantagens de colocar esta estratégia em prática. Especialistas em relacionamento com os fornecedores, destacam algumas recomendações para ter sucesso na tarefa:- Estabeleça parcerias ‘ganha-ganha’
- Compartilhe necessidades, expectativas, problemas e receios desde os primeiros contatos
- Demonstre a importância de seus fornecedores para a estratégia do seu negócio
- Estabeleça critérios de qualidade para um bom fornecimento
- Estruture contratos que deixem claros os papéis das duas partes
- Crie fluxo de comunicação com feedback sincero e constante para evitar mal-entendidos.