Blog

Treinamento de operador de empilhadeira

NR 11 e NR 12 – conheça mais do treinamento para operador de empilhadeira

A NR 11 e a NR 12 são as duas normas regulamentadoras focadas na operação de máquinas e equipamentos. Por isso, elas formam um tipo de treinamento para operador de empilhadeira inicial para todos os profissionais da área de carga e descarga.

Para entender um pouco sobre o que são essas normas regulamentadoras, quem pode fazer os cursos e até mesmo fazer uma reflexão se vale a pena, continue lendo. O conteúdo foi dividido nos seguintes tópicos:

  • O que são as normas regulamentadoras NR 11 e NR 12
  • Quais os treinamentos para operador de empilhadeira
  • Quem pode fazer o curso profissionalizante de operador de empilhadeira
  • Quantas horas é o curso de operador de empilhadeira
  • Vale a pena fazer o treinamento de operador de empilhadeira?

O que são as normas regulamentadoras NR 11 e NR 12

Ao todo, existem mais de 30 normas regulamentadoras no nosso país ativas hoje.

No exemplo da NR 11 e da NR 12 são regras implantadas pelo Ministério do Trabalho e que formam um conjunto de procedimentos que indicam os cumprimentos obrigatórios das empresas com foco na questão da saúde e na segurança de toda a rotina de trabalho.

Essas duas normas regulamentadoras, NR 11 e NR 12, possuem o objetivo de informar e mostrar como a condução segura das máquinas e dos equipamentos são importantes para o dia a dia de trabalho dos operadores.

Dessa forma, em um primeiro momento é possível ter em mente que a segurança das rotinas laborais pode preservar a saúde e o bem-estar do profissional assim como também são interessantes para melhorar a performance das máquinas.

De modo geral, essas normas fazem com que os trabalhadores possam conduzir de forma segura as empilhadeiras, prezando pela segurança de todas as pessoas envolvidas, dos equipamentos e das instalações.

Quais os treinamentos para operador de empilhadeira

Entre todas as NRs do país, duas delas são referentes às máquinas e equipamentos, NR 11 e NR 12. Ambas trazem pontos que focam na preservação da integridade física do trabalhador. Entre os protocolos está o de “treinamento de operador de empilhadeira”.

As regras dizem que “o operador de empilhadeiras deve receber treinamento específico, dado pelo empregador para que esteja habilitado a cumprir a sua função”. Ou seja, na prática, ninguém pode operar uma máquina como essa sem ter o curso. E tem mais!

Treinamento de operador de empilhadeira

O texto complementa: “as capacitações devem ser ministradas por profissionais qualificados com supervisão de um profissional legalmente habilitado”. Ou seja, esses treinamentos precisam ser de qualidade e muito bem planejados.

Só existe um curso de operador de empilhadeiras? Não. Isso porque conforme essas normas “sempre que houver mudanças nas instalações, na operação de máquinas e equipamentos e rotinas de trabalho, o operador tem que passar por um treinamento de reciclagem”.

Quem pode fazer o curso profissionalizante de operador de empilhadeira

Agora que você sabe qual a NR para operador de empilhadeira, aliás, as NRs, vamos ver sobre os requisitos e as grades curriculares desses cursos. O primeiro ponto é considerar que o treinamento é focado em pessoas que atuam na área de carga e descarga de várias empresas.

Aliás, mesmo quem não trabalha nessas empresas pode fazer o curso se estiver em busca de uma vaga de emprego nesse setor. O requisito relacionado ao grau de escolaridade é: ter o ensino fundamental completo.

É preciso ter carteira de motorista para fazer o curso de operador de máquinas? Na verdade, não. Essa é uma dúvida comum que muita gente tem, mas saiba que algumas empresas que oferecem esse treinamento, como o SEST SENAT dizem que “é recomendável ter a CNH”. No entanto, não é obrigatório.

Quantas horas é o curso de operador de empilhadeira

Uma dúvida muito comum dos profissionais que atuam na área e têm que fazer o treinamento de operador de empilhadeira é sobre a carga horária. No entanto, as NRs apenas informam sobre a obrigatoriedade dos cursos ao passo que não sem tem um número de horas definido.

Ainda assim, profissionais da área indicam um tipo de treinamento que tenha, ao menos, 20 horas de formação. Além do mais, para que seja um curso de operador de empilhadeira válido, ele precisa capacitar o profissional no âmbito teórico e também na prática.

Outra dúvida comum que trouxemos aqui é sobre o valor do curso de operador de empilhadeira. Nesse caso, saiba que as empresas que contratam costumam oferecer esse tipo de aula teórico-prática para os seus profissionais.

Mas, de todo modo, o valor médio do mercado é de R$ 190 à vista até R$ 440 dependendo da região e da empresa.

Vale a pena fazer o treinamento de operador de empilhadeira?

Além da questão ética legal das normas regulamentadoras, considere que do ponto de vista da saúde, do bem-estar e do respeito aos profissionais, esse tipo de curso é muito importante.

Afinal, com ele é possível tomar as medidas legais para o uso seguro de máquinas e equipamentos. Esse tipo de capacitação do operador tem um papel fundamental na prevenção de acidentes – além de evitar o possível e provável pagamento de multas.

Outro detalhe bacana de se notar é que além desses pontos, também existe o fato de que com trabalhadores capacitados, aumenta-se a probabilidade de se ter uma melhor produtividade no dia a dia de trabalho, com um clima organizacional melhor.

Para saber mais sobre o mercado dos operadores de empilhadeira

Para quem gostou de analisar a importância do treinamento de operador de empilhadeira, saiba que o ideal é nunca parar de estudar. Como vimos acima, as próprias NRs dizem isso ao mencionar sobre os cursos de reciclagem ao longo das mudanças no setor e nas empresas.

Aqui na Empotech, nós temos alguns manuais de empilhadeiras elétricas que podem servir de material rico para quem quer aprender mais sobre essas máquinas. É um kit que fizemos com vários manuais diferentes de empilhadeiras e que tem foco na segurança da operação.

Para acessar elas, de forma gratuita, você só precisa preencher um formulário com nome, e-mail, empresa e cargo. Faça isso ao clicar na imagem abaixo.

Treinamento de operador de empilhadeira

Adove

Adove

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

EnglishPortugueseSpanish