A intralogística é a logística interna. Essa definição é simples e rasa. Um profissional que toma decisões em um ambiente corporativo precisa ter um entendimento mais amplo e completo acerca do assunto. Este conteúdo tem esse objetivo: responder o que é intralogística e mostrar de que forma o tema se tornou fundamental para as empresas.
A história da intralogística
A Verband Deutscher Maschinen-und Anlagenbau, uma associação alemã, foi que definiu o termo pela primeira vez ao dizer o que é intralogística:
“A organização, o controle, a execução e a otimização dos fluxos de materiais e informações na indústria, incluindo transbordo e distribuição”.
Em solo nacional, o Instituto de Movimentação e Armazenagem de Materiais foi o primeiro a se pronunciar com o seu conteúdo “A arte e a ciência do fluxo de materiais”.
Tudo isso aconteceu em meados dos anos 2000. No entanto, o que se pode notar é que o termo surgiu bem depois de toda a evolução do que a intralogística já significava. Até porque em 1950 já era possível notar um avanço na paletização.
Tempos mais tarde, o tema foi avançando a partir do mercado, sendo introduzido em conceitos de excelência operacional, com o surgimento do e-commerce, nos processos automatizados, no uso de robôs na distribuição e assim por diante.
Tudo isso está relacionado com a intralogística. Sendo assim, como podemos definir a intralogística nos dias de hoje?
O que é intralogística
A intralogística é um conceito que envolve estratégias, técnicas e/ou ações que quando praticadas em conjunto garantem a movimentação adequada e eficiente de materiais em um ambiente interno, como em uma mesma empresa.
As ações de intralogística auxiliam as companhias no transporte, organização e armazenagem das mercadorias, produtos e todos os insumos, sendo que permite um melhor controle de fluxo durante todo processo, do recebimento à separação dos itens.
Geralmente, está ligada ao estoque, mas também tem a ver com outros departamentos.
E não pense que tais escolhas para uma boa logística interna têm a ver somente com a movimentação dos itens. O conceito engloba desde a identificação e conferência dos produtos até o registro deles em sistemas.
Qual o objetivo da intralogística
A importância de entender e aplicar estratégias com foco na logística interna se relaciona diretamente com o possível aumento de competitividade de uma empresa no mercado.
Quando ações são colocadas em prática na intralogística, elas podem reduzir custos, por exemplo. Considere: a logística bem-feita pode resultar em uma economia de 40% em todo custo empresarial.
Só que esse não é o único dos benefícios da intralogística – levando em conta que existem muitos outros, como: o maior controle da operação, a otimização dos processos, a economia de custos na produção, a flexibilização na estrutura e muito mais.
Só que ao mesmo tempo em que se fala em diferencial, o assunto também indica os desafios de implementar as melhores estratégias.
Por isso, vale muito a pena saber como funciona o processo de intralogística nas grandes empresas do mundo todo. Esse é o tema do próximo tópico, acompanhe.
Como é o processo intralogístico nas empresas
O mais comum de acontecer em todo o mercado, o que também nos ajuda a entender o que é intralogística na atualidade, é um processo que otimiza as etapas que ficam entre os centros de distribuições e a área produtiva das empresas.
Dessa forma, o processo logístico operacional interno acontece com o recebimento da carga, a separação e classificação das mercadorias, o armazenamento no estoque e a coleta para o envio para os clientes e outras empresas.
Sendo que podem haver mais ou menos etapas, o que vai depender das características de cada negócio.
Com o uso da tecnologia e a automatização do processo, hoje é possível descobrir quais os melhores espaços para a armazenagem e também os meios de distribuição mais indicados para os produtos, além de compreender sobre o uso de recursos disponíveis e os equipamentos adequados.
Um ótimo exemplo vem de softwares de gestão que garantem que a mercadoria chegue de forma correta até os clientes da sua empresa. E caso exista alguma falha nisso, ele poderá indicar qual é, como no processo de separação, de avaliação ou da entrega, por exemplo.
As 5 melhores práticas de intralogística para a sua empresa
Até essa parte do texto, vimos bastante teoria sobre o que é intralogística. Por isso, é possível que a essa altura você esteja se perguntando sobre como usar esse conceito na prática. Este tópico serve para fazer uma breve introdução deste questionamento. Conheça 5 práticas.
1 – A estrutura logística
É preciso ter um ambiente propício para o fluxo das mercadorias. O espaço disponível deve permitir a organização de tais itens para que exista um funcionamento sem falhas em cada nova operação. Inclusive, um erro nesse sentido poderia desencadear atrasos em outros setores.
2 – Os colaboradores
Ao mesmo tempo que é necessário ter espaço físico também se aconselha o treinamento e a capacitação dos colaboradores, que são os responsáveis por movimentar os produtos nestes depósitos. Eles devem estar aptos para categorizar os produtos e identificá-los, além de fazer o registro no sistema.
3 – O estoque
Aqui chamamos de estoque, mas considere que estamos falando daquele espaço físico mencionado no primeiro tópico. O fato é que ele deve ser organizado e controlado a partir da entrada e saída dos itens. Aliás, nem sempre a ideia vai ser a de zerar o estoque, o que indica que o lugar pode estar cheio de produtos.
4 – O maquinário
A escolha dos maquinários que vão trabalhar no setor intralogístico é outro ponto que merece a sua atenção. Eles precisam ser de qualidade e, mais do que isso, receberem o que é chamado de manutenção preventiva. O primeiro passo para isso é fazer um inventário de tudo o que você tem e descobrir quais são os equipamentos corretos para cada atividade.
5 – A tecnologia
Por último, mas não menos importante, o que já foi mencionado neste conteúdo, a tecnologia. Hoje em dia, existem ferramentas e sistemas que contribuem para todo o setor da logística interna de uma empresa. O ideal é que se pesquise sobre aqueles instrumentos que vão acelerar as operações e minimizar as falhas em cada uma das etapas.
A relevância da intralogística nos dias atuais
As empresas industriais e comerciais estão em busca de práticas que colaborem com uma intralogística inteligente, o que indica eficiência, agilidade e competitividade. O processo é importante para a sustentação das operações de um negócio assim como é um diferencial.
Quando se faz o uso das melhores estratégias para cada tipo de empresa, especialmente com relação à cadeia de suprimentos, torna-se possível entregar os melhores resultados aos clientes, o que tem ligação direta com a lucratividade.
A atuação de um gestor na área de operações também tem o viés estratégico para qualquer negócio.
E para melhorar esse desempenho, uma dica é investir cada vez mais nas boas práticas de intralogística, o que permite sempre a melhor tomada de decisão para cada novo desafio que surgir.Gostou deste conteúdo? Visite o nosso blog e leia outros artigos relacionados à logística.