Uma operação de empilhadeira exige a máxima segurança para evitar acidentes de trabalho. Os cuidados são importantes tanto para os operadores dos equipamentos como para outros colaboradores e pessoas que transitam pela área.
Para isso acontecer, recomenda-se a aplicação de medidas preventivas, criando um ambiente com menos riscos. E, assim, mais seguro. Por exemplo, a capacitação dos profissionais que vão operar os maquinários.
Toda indústria que possui uma rotina que inclui o transporte e/ou a movimentação de cargas tem que se preocupar com isso. É o caso de depósitos, armazéns, centros de distribuição e estoques de empresas que lidam com cargas diariamente.
A partir do próximo tópico, saiba mais da importância desses equipamentos na logística da sua empresa. E confira algumas dicas para ter uma operação de empilhadeira segura.
A importância da operação de empilhadeira
A operação de empilhadeira na indústria, quando bem-executada, traz diversas vantagens para as empresas. Inclusive, pode ser um diferencial competitivo. Tanto é verdade que uma pesquisa comprovou isso, mostrando resultados como: aumento de espaço e receitas.
O estudo foi publicado no Centro Paula Souza, de Guarulhos (SP). Segundo ele, “a troca de frota de empilhadeira foi o que plenamente atendeu a necessidade da empresa, pois aumentou o seu espaço de armazenagem. Consequentemente, o aumento das receitas”.
Já na Zona da Mata, em Minas Gerais, outros pesquisadores mostraram que a combinação de empilhadeiras e layout traz pontos positivos com relação ao tempo de operação. Eles mencionaram os resultados no Simpósio de Engenharia de Produção.
“[…] Assim, reduziu também o tempo de processo, o trânsito dentro do centro de distribuição e o consumo de energia dos equipamentos. E diminuiu os riscos eminentes no trabalho devido ao trânsito interno dos maquinários móveis”.
Portanto, esses são alguns exemplos que comprovam a importância das empilhadeiras para os processos logísticos industriais. No entanto, é preciso notar outro lado dessa mesma moeda: os riscos, os perigos e as falhas.
Os riscos envolvidos na operação com empilhadeiras
Apesar dos dados positivos acima, é inevitável notar que existe o problema dos acidentes de trabalho, comuns no Brasil. Assim, por serem equipamentos de movimentação que lidam com cargas de todas as dimensões e pesos, as empilhadeiras trazem riscos.
E o lado financeiro, como as multas, não é o único problema. Além disso, as atividades deverão ser paralisadas imediatamente, prejudicando toda a operação. Sem falar que a empresa perde credibilidade, autoridade e confiança no mercado.
Os principais riscos ao lidar com empilhadeiras
Por lidarem com cargas grandes e pesadas, o mais comum é que se pense em acidentes nos quais as mercadorias caem de lugares altos. Na verdade, esse é apenas um dos riscos da operação com empilhadeiras. Listamos outros, confira.
Tombamentos: Acontecem pelo excesso de carga, manobras indevidas, piso escorregadio, obstáculos no percurso ou locais desnivelados.
Atropelamentos: Geralmente, o motivo tem a ver com a falta de sinalização, ponto cego ou distrações dos operadores e pessoas no local da movimentação.
Colisões: O trabalho de muitas pessoas e máquinas no mesmo ambiente é o principal motivador das colisões, comuns na logística.
Quedas de materiais: Quando não posicionada corretamente, a carga pode cair. Os cuidados devem ser com a direção dos equipamentos e com os garfos.
Queda de operadores: O uso de cinto de segurança é obrigatório em empilhadeiras conforme as normas. Em caso contrário, há risco de queda.
Falhas mecânicas: A falta de manutenção no maquinário ou a falta de inspeção aumenta as chances de falhas e, logo, acidentes.
Um ponto interessante, também destacado em pesquisa científica, agora da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, diz que a maioria dos acidentes podem ser evitados. “Acidentes com empilhadeiras não ocorrem devido a uma simples fatalidade”.
Além disso, afirma que “ações de caráter preventivo asseguram a identificação, eliminação ou redução dos riscos de acidente. Especialmente, quando bem-planejadas e executadas”. É nesse momento que se torna necessário falar das NRs, as Normas Regulamentadoras.
Saiba mais: 5 habilidades desejáveis para operadores de empilhadeiras
As NRs que citam a segurança com empilhadeiras
O uso de empilhadeiras em operações industriais é importante, mas traz riscos. Qual é a saída? Conhecer e aplicar as recomendações que garantem mais segurança no ambiente de trabalho. Logo, surgem a NR11 e NR12, ambas tratam dessas indicações.
A NR 11 traz os requisitos de segurança para atuação no local de trabalho. Dessa forma, são regras e instruções sobre:
- Manejo do transporte;
- Movimentação de cargas;
- Armazenagem; e
- Processamento dos materiais.
Por exemplo, diz que as inspeções devem ser rotineiras e planejadas, com realização de profissionais capacitados. Também fala sobre os cuidados em lugares com a movimentação de pessoas e a proteção dos materiais armazenados.
A outra norma, NR 12, tem o intuito de garantir que as máquinas e os equipamentos tenham qualidade atestada para serem usados. As medidas de proteção preservam a saúde dos operadores minimizando riscos e falhas.
Assim, menciona a importância de cintos de segurança e os equipamentos de proteção apropriados para tais atividades. Elas auxiliam os profissionais a executarem suas ações de maneira mais confortável e produtiva no processo logístico.
Leia também: Tudo sobre as vagas para operador de empilhadeira
Como garantir segurança na operação de empilhadeira?
Na Universidade de Taubaté (SP), uma monografia citou referências para falar da importância dos dispositivos de segurança das empilhadeiras. A ideia era levantar uma hipótese de que esses acessórios contribuem, positivamente, para diminuir os acidentes.
Desse modo, a conclusão é: “o uso correto dos dispositivos de segurança atrelado ao treinamento e conscientização do operador são importantes na prevenção de acidentes com empilhadeiras”.
E também devemos falar das manutenções. Entenda nos próximos tópicos!
Dispositivos
Red Zone ou Zona Vermelha é um tipo de acessório que coopera ao demarcar o entorno da empilhadeira ou plataforma com um feixe de luz. É uma ideia interessante para criar um ambiente mais seguro, com menos riscos; já que chama a atenção das pessoas no local.
Manutenções
Outra dica é as manutenções, que devem ser periódicas, planejadas e muito bem-executadas. Portanto, elas devem sugerir trocas de componentes desgastados e ajustes que vão garantir melhor performance e mais segurança dos maquinários.
Capacitação
Apesar do uso de acessórios ser recomendado, assim como um plano de manutenção, o mais efetivo é o treinamento dos operadores de empilhadeiras. Isso porque ao conduzirem os equipamentos de modo defensivo, aumentam a segurança da operação.
Curso gratuito de operação de empilhadeira
Para quem se interessou por aprender mais sobre a segurança na operação de empilhadeira, temos uma ótima notícia! Criamos um minicurso totalmente grátis com as normas e cuidados para os operadores desses equipamentos.
O funcionamento é muito simples com desafios para treinar, na prática. Então, após realizar o cadastro de interesse, a pessoa vai passar pelas seguintes etapas:
- Recebimento de 1 e-mail por semana durante 4 semanas;
- Cada e-mail terá um tema de como operar empilhadeira com segurança; e
- Ao final de cada aula, há um desafio para treinar a prática da operação.
Está curioso? Temos um spoiler!
Os temas das aulas são os mais relevantes para a sua atuação enquanto operador de empilhadeiras. Sendo:
- Normas e regras;
- EPIs obrigatórios;
- Cuidados essenciais; e
- Como proceder em casos de acidentes.
Para começar o minicurso e garantir uma operação de empilhadeira segura, clique na imagem!