Blog

Z:\Volume_2\Clientes\E\Empotech\Blog\Imagens\2021\10- Outubro

Por que considerar as necessidades de operação na escolha de uma empilhadeira elétrica?

Quando falamos sobre as necessidades de operação, realizar a compra de insumos, matéria-prima e equipamentos para a indústria requer muita análise de históricos e dados. Sem uma verificação detalhada a relação custo-beneficio pode ser perdida e a otimização de recursos pode ser prejudicada.

Quando analisamos a aquisição de empilhadeiras elétricas, ela não pode ser feita apenas baseada em custos. Isso porque, além de ser um equipamento com alto valor agregado, diante da variedade de opções do mercado, é fundamental verificar primordialmente as necessidades de operação do negócio.

Pensando nisso, elaboramos este conteúdo para esclarecer a importância de analisar alguns pontos antes de optar por uma ou mais empilhadeiras elétricas para sua indústria.

Sabemos que o grande desafio diário é a redução de custos, mas com essas informações você entenderá que é preciso ir além para de fato economizar e contribuir para o desenvolvimento do negócio. Continue a leitura!

Necessidades de operação: entenda por que analisá-las

Pode parecer conversa de fornecedor, mas se você quer ter clareza quanto a real necessidade de insumos e equipamentos da sua indústria, você precisa perguntar para quem lida no dia a dia com elas, ou seja, quem está na linha de frente dos processos produtivos.

E se você é responsável pelas compras, sabe mais do que ninguém que nada está estagnado, tudo muda com muita rapidez, novos processos são criados, equipamentos aprimorados, insumos transformados, etc.

Diante disso, a sua atualização precisa ser constante. Conferir notícias, insights, tendências, informações que envolvem o seu setor — como este conteúdo de blog — é essencial para você acompanhar o desenvolvimento do mercado e assim tomar as melhores decisões.

Entretanto, o consumo de informações também precisa vir de dentro.

Ou seja, você precisa estar atento à rotina de produção, coletando insights e demandas mais latentes.

Se trata de ouvir de um lado o que se precisa, para analisar no mercado o que mais se adequa às necessidades internas da sua indústria.

Então, como realizar compras mais eficazes? Entenda as necessidades de operação.

Ao ouvir os colaboradores, compreendendo desde demandas de peças pontuais até equipamentos mais robustos — como as empilhadeiras elétricas — você terá uma maior bagagem de informação.

Isso você tanto poderá usar como ferramenta nas negociações, reduzindo os custos, como também efetuará a aquisição de matérias-primas e equipamentos ideais para o seu negócio.

O que avaliar antes de escolher o modelo da empilhadeira elétrica?

Separamos alguns pontos relacionados à operação que são primordiais e que você deve considerar antes de optar por um modelo de empilhadeira elétrica.

Características das mercadorias movimentadas

Algumas perguntas relacionadas ao tipo de carga transportada precisam ser respondidas.

  • Qual é a dimensão mínima e máxima das peças, insumos, matéria-prima e mercadorias movimentadas?
  • O peso mínimo e máximo que a empilhadeira elétrica irá transportar?

Ao responder esses dois pontos você já consegue ter mais clareza quanto as demandas que a empilhadeira elétrica precisará suprir.

Uso interno ou externo

O ambiente onde a empilhadeira elétrica irá trabalhar é um ponto importante, já que você precisa ter claro o espaço que ela terá para transitar, como a largura dos corredores e até mesmo a capacidade de armazenamento na altura, precisando avaliar também o espaço que ela terá disponível para erguer mercadorias.

Além disso, fique atento a altura do pé-direto do galpão, pois a altura máxima da empilhadeira deve se adequar a esse requisito.

Caso ela seja usada em um ambiente externo, a dica de espaço entre corredores é válida, bem como, se ela for usada para empilhar mercadorias em áreas externas.

Outro ponto quanto ao uso interno ou externo diz respeito ao tipo de roda da empilhadeira. Para usos externos é recomendado modelos com pneus de borracha. Já para uso interno, as rodas em poliuretano são indicadas, pois, são duráveis e garantem uma operação ágil e econômica da empilhadeira elétrica.

Capacidade de operação da empilhadeira

Normalmente a capacidade de carga das empilhadeiras elétricas fica em torno de 2 a 5 toneladas. Entretanto, é fundamental que você considere o peso médio das mercadorias, insumos e materiais utilizados no seu negócio e analise se o modelo que você quer atende esse critério.

Não adianta a empilhadeira ser ótima, mas não otimizar o tempo de transporte, necessitando mais movimentações devido à sua limitação de peso por viagem, por exemplo.

Converse com o operador de empilhadeira sobre as necessidades de operação

É fato que quem opera a empilhadeira elétrica possui informações valiosas sobre as mercadorias, incluindo fluxos de entrada e saída, além de lidar de perto com as necessidades internas de equipamentos e acessórios necessários para a execução do seu trabalho.

Logo, para realizar uma boa gestão de compras de produtos, peças e acessórios para os equipamentos, bem como, a aquisição de empilhadeiras elétricas, é primordial que você mantenha contato recorrente com este profissional, entendendo assim as necessidades de operação.

Tenha em mente que saber as necessidades do operador de empilhadeira pode ser uma ótima tática para reduzir custos de compras, sem perder a qualidade. Afinal de contas, além de pilotar a máquina, dentre muitas das suas funções, estão:

  • Estudar o espaço da área de estoque do negócio, para ter dimensão dos espaços em que as mercadorias e insumos serão colocados;
  • Transportar os materiais;
  • Ter o controle dos produtos e insumos que já estão armazenados e dos que serão colocados no depósito;
  • Ficar atento às necessidades de peças para manter a empilhadeira elétrica em funcionamento.

Quais problemas podem surgir ao considerar apenas custos?

O primeiro problema e, quem sabe, o mais comum quando se opta por um modelo de empilhadeira elétrica apenas considerando o preço, são os problemas de funcionamento ou mesmo, produtividade baixa.

Isso porque, se ela não for escolhida ponderando o tipo de mercadoria transportada e organizada dentro da sua indústria, provavelmente ela não suportará grandes pesos, necessitando mais movimentações para uma única tarefa.

O outro aspecto das necessidades de operação se trata do funcionamento.

Não é porque a empilhadeira elétrica comprada com um desconto imperdível ou mais barata é ruim, mas sabemos que o ditado “o barato sai caro” na maioria das vezes faz sentido, concorda?

Diante disso, você tem empilhadeiras paradas, mão de obra ociosa, mercadorias esperando para serem despachadas, insumos e matérias-primas que precisam ser levadas para o setor de produção. Conseguiu imaginar o tamanho do problema?

Alguns clientes já nos relataram o quão crucial é o funcionamento das empilhadeiras elétricas dentro de suas máximas capacidades, no horário de atividade do negócio.

A manutenção preventiva é essencial, e recomendamos que você crie um cronograma para que elas ocorram de forma saudável, sem prejudicar o trabalho diário. Agora, manutenções corretivas são perigosas e podem atrapalhar todo o fluxo de produção e operação da empresa.

E então?

Como você viu neste conteúdo, alguns aspectos que envolvem as necessidades de operação precisam ser verificados antes de você adquirir uma ou mais empilhadeiras elétricas para seu negócio.

É preciso documentar e ter clareza quanto às características das mercadorias, aspectos quanto ao uso ser interno ou externo, a capacidade de carga da empilhadeira e claro, a relevância de conversar com frequência com o operador da empilhadeira elétrica.

Ao considerar esses pontos, com certeza sua decisão não apenas irá ser baseada nos custos, mas nas necessidades de operação do negócio, o que irá gerar mais economia nas movimentações, produtividade nos processos e uma produção em pleno funcionamento, sem paradas imprevistas.

Para continuar aprofundando seu conhecimento e assim melhorar as compras da sua empresa, clique abaixo e faça o download gratuito do infográfico sobre 12 equipamentos e peças que precisam ser de qualidade!

Adove

Adove

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish