Blog

Descubra como a previsão de demanda pode contribuir para negociações mais estratégicas!

Descubra como a previsão de demanda pode contribuir para negociações mais estratégicas!

Já ouviu falar em previsão de demanda? Ou melhor, na sua indústria é realizado o procedimento de prever a demanda, para assim desenvolver estratégias eficazes de compra?

A previsão de demanda ajuda a planejar o estoque e, com isso, controlar melhor as atividades e desempenho da indústria. Saiba que abrir mão desse procedimento, é deixar de ter uma visão mais assertiva do seu negócio, alinhado às mudanças do mercado.

Se interessou e quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura, pois para este material, separamos informações valiosas sobre a previsão de demanda!

O que é previsão de demanda e como ela funciona?

Através da análise de indicativos, históricos de atividades e resultados da empresa, a previsão de demanda aponta variáveis que impactam na cadeia produtiva da organização.

O objetivo central de prever a demanda é entender qual será a quantidade de mercadorias solicitadas, para que você possa, junto com seu time, tomar decisões sobre fatores como:

  • Aquisições;
  • Preço;
  • Potencial de mercado;
  • Expansão.

Segundo o Blog da Acoplast Brasil, com essa previsão é possível criar um plano de ação para as operações da empresa. Assim, os riscos que podem afetar as vendas e a competitividade são reduzidos.

Basicamente, a indústria deve prever o local, o tempo e a quantidade em que seus produtos serão solicitados pelo cliente, atendendo às suas necessidades com maior eficiência e melhorando a produtividade na fabricação.

Previsão de demanda x previsão de vendas

A Acoplast ainda destaca um ponto importante quando se fala em prever a demanda, uma atividade muitas vezes confundida com previsão de vendas. Dito isso:

Previsão de vendas: realiza uma projeção que é baseada no histórico recente da empresa.

Previsão de demanda: analisa as possibilidades de potencializar esses resultados e o crescimento do negócio, para atingir um público mais abrangente.

Além disso, a previsão de demanda apresenta os principais aspectos que podem ser melhorados no mercado em que a empresa já atua e fornece dados sobre outros mercados nos quais se pretende operar.

Vantagens da previsão de demanda

  • Negociação mais assertiva e precisa com fornecedores da indústria;
  • Redução de custos através da diminuição de desperdícios;
  • Redução de custos de compras sem perder a qualidade dos produtos;
  • Maior e melhor controle do orçamento destinado aos processos produtivos;
  • Otimização e controle do planejamento de atividades de produção;
  • Mais facilidade para entender as necessidades de contratação de mão de obra;
  • Maior assertividade na compra de matérias-primas e demais insumos;
  • Otimiza a aquisição e utilização de recursos e equipamentos;
  • Maior eficácia na elaboração de previsões financeiras;
  • Mais facilidade e eficiência para elaborar estratégias de preço.

Importância de prever a demanda na indústria

Para entender a importância da previsão de demanda, além das vantagens pontuadas no tópico anterior, destacamos um benefício que prova a necessidade de a indústria designar esforços para essa tarefa.

Redução com os custos de estoque e negociações mais estratégicas

Estoque parado, é igual a saúde financeira da organização em risco. Por isso, manter o equilíbrio nos custos de estoque é primordial. Neste ponto, fazer a previsão da demanda pode ajudar muito.

Pense que, entendendo a demanda da indústria, você conseguirá efetuar os pedidos com mais segurança e garantia de sucesso. Uma vez que poderá aproveitar preços mais vantajosos ao fazer pedidos com tempo mais hábil e antecipado, por exemplo.

Além disso, evitará produtos parados no estoque, por falta de vendas. Com a previsão de demanda, sabe-se com maior assertividade o que em determinado período tem mais saída e evita o armazenamento em excesso, ou mesmo o contrário, pois a falta de produtos também é um grave problema que pode ser resolvido com a previsão.

Isso quer dizer que estimar com maior precisão a quantidade de mercadorias para os próximos períodos, melhora a forma como as aquisições são feitas. Ou seja, a empresa passa a comprar só o necessário e evita ineficiências, como é o caso da falta e excesso de estoques, perdas e avarias.

O sucesso contínuo torna-se parte do processo

Se aprofundando ainda mais no que diz respeito a possibilidade de negociações mais estratégicas por meio da previsão da demanda, é válido destacar o planejamento mais inteligente como um dos bons frutos colhidos com esta metodologia.

Pense que um planejamento sem apoio analítico terá elevada chance de falhas. No entanto, quando o trabalho é bem analisado, calculado e estudado devido às estratégias usadas na previsão, o planejamento será mais coeso com a realidade de seu negócio, facilitando o transporte de cargas, negociações com parceiros e demais serviços – como mostra o Blog Diavanti.

Além disso, as negociações também passam a ser mais estratégicas na empresa porque através da previsão de demanda, a tomada de decisão torna-se mais assertiva, como exemplifica o Blog Logística:

Neste cenário, o processo de tomada de decisão é mais eficaz devido à otimização dos outros processos. Entre os principais exemplos de melhoria nesse aspecto, estão:

  • Decisão de implementação e localização de Centros de Distribuição (CDs);
  • Alocação de recursos;
  • Periodicidade ideal de aquisição de produtos;
  • Realização de promoções (para eliminar estoques parados).

Como realizar a previsão de demanda?

Abaixo mencionamos algumas dicas que podem te ajudar a colocar a previsão de demanda em prática na sua indústria.

Defina os objetivos

Antes de mais nada, é preciso ter um norte, quais são os objetivos da sua indústria?

O blog Inovação Industrial destaca como principais objetivos:

  • Avaliar a viabilidade de entrar em novos mercados;
  • Adotar a precificação dinâmica (variação de acordo com a oferta e procura);
  • Planejar a produção com maior eficiência e eficácia;
  • Eliminar (ou minimizar) problemas como falta e excesso de estoque;
  • Identificar a necessidade de contratar mão de obra adicional.

Encontre o método que melhor atende os seus objetivos

Para colocar a previsão de demanda em prática, é preciso definir um método que, quando colocado em prática, seja vantajoso ao atender as necessidades da indústria.

Existem dois principais grupos de métodos para prever a demanda:

  • Pesquisa: considera o que o público alvo da empresa tem a dizer, bem como suas necessidades, desejos e orçamento. Também leva em conta as opiniões e as impressões daqueles que já são seus clientes, ou seja, que já tiveram contato com os seus produtos ou serviços, e assim, suas falas podem ser de grande utilidade para alinhar as estratégias de compras.
  • Estatísticas: o método de estatísticas foca em fatores mais refinados, como elementos econométricos e projeção de tendência, por exemplo.

O que isso nos diz?

Os métodos possuem diferenças na forma de levantar as informações e apresentar os resultados. No entanto, ambos fornecerão a previsão de demanda com base no seu negócio.

Por isso, você precisa analisar qual a melhor forma de colocar este processo em prática, de acordo com as atividades da sua indústria.

Colete os dados

O próximo passo para prever a demanda na indústria é realizar a coleta de dados. Processo este que pode ser feito através de um questionário, com o objetivo de captar intenções de compras e acompanhar as mudanças no setor, por exemplo.

Interprete e entenda os resultados

Agora é hora de prever qual será a demanda dentro do período estipulado. Neste ponto, um time com profissionais engajados é essencial. Afinal de contas, diferentes pontos de vista, de colaboradores que desempenham diferentes funções, ajuda em um resultado mais assertivo.

O blog Inovação Industrial aponta um exemplo para esta fase: é essencial a participação de profissionais da área de estoques e de custos, que conseguem apontar o histórico, sazonalidade e as variações no preço dos insumos — fatores que podem afetar o desempenho da análise e das decisões tomadas a partir dela.

E então, pronto para começar?

Neste conteúdo, você conheceu o que é a previsão de demanda, como ela funciona, suas vantagens, importância e ações que podem ajudá-lo a colocá-la em prática na sua indústria.

Esperamos que este material possa ajudar você no setor de compras, bem como otimizar as mais diversas atividades na organização, em especial estoque e produção. Ficou alguma dúvida sobre o assunto? Entre em contato conosco.

Agora, para continuar se atualizando e garantir o melhor para a sua indústria, acesse nosso conteúdo sobre Código SKU e descubra como ele pode contribuir para a gestão de estoque!

Adove

Adove

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish