Blog

Como reduzir custos de compras sem perder a qualidade dos produtos?

Como reduzir custos de compras sem perder a qualidade dos produtos?

No cenário econômico atual, reduzir custos de compras é fundamental para manter o orçamento em dia. Até porque, reservas devidamente estruturadas auxiliam nas ações direcionadas ao crescimento e modernização da indústria.

Em contrapartida, a redução de custos precisa ser feita sem afetar a qualidade dos processos e produtos. Caso contrário, o desempenho da produção pode diminuir, tal como o atendimento e satisfação dos clientes, e logo, muitos prejuízos podem aparecer.

Nesse sentido, como é possível reduzir custos de compras, sem perder a qualidade dos produtos? É sobre isso que iremos falar neste artigo! Continue acompanhando para saber como cortar gastos e manter a qualidade na sua indústria!

Por que é importante reduzir custos de compras sem afetar a qualidade?

É fato que toda empresa deseja gastar menos, mas sem prejudicar a qualidade de seus produtos. E essa relação de custo x benefício é válida por dois principais motivos: o aumento dos lucros e da competitividade.

Se você consegue gastar menos na aquisição de novos equipamentos, peças, acessórios e matéria-prima, sua indústria pode oferecer produtos com preços mais competitivos ao consumidor, obtendo mais vendas e uma melhor margem de lucro.

Entretanto, para que isso aconteça, são necessárias algumas ações. Por isso, separamos algumas dicas que podem te ajudar a reduzir os custos de compras, sem deixar a qualidade de lado. Confira!

Atenção com os colaboradores

Em um aspecto geral, para reduzir custos na empresa, antes de mais nada, é preciso cuidar dos colaboradores.

Lembre-se que eles são fundamentais para o sucesso da indústria, responsáveis pela qualidade de cada etapa da produção e serviços prestados. Valorizá-los e liderá-los de forma inteligente pode ajudar a reduzir custos.

Para alinhar o cuidado com os colaboradores com a redução de custos, considere:

  • Evitar horas extras desnecessárias
  • Estimular a qualidade de vida dentro da empresa
  • Trabalhar para criar um excelente clima motivacional
  • Treinamentos e cursos são um investimento para aperfeiçoar competências e diminuir falhas que geram desperdício de dinheiro.

Uma boa gestão de estoque é essencial

Um dos maiores mobilizadores das finanças corporativas é, sem dúvidas, o estoque. Logo, cada ação feita neste setor precisa ser devidamente planejada, controlada e registrada, de modo que tudo saia dentro do planejado e a indústria consiga sempre oferecer o melhor aos seus clientes.

Uma dica importante é fazer compras com antecedência, ficar atento ao que tem mais entrada e saída. E ainda, estudar sobre tendências e analisar detalhadamente a demanda do consumidor.

Lembre-se que realizar boas negociações com os fornecedores da indústria pode garantir que você consiga reduzir os custos de compras.

Use a tecnologia a seu favor

Use a tecnologia a seu favor

A tecnologia é a melhor aliada para aprimorar métodos de redução de custos. Software de gestão, armazenamento em nuvem e uma rede corporativa unificada, são alguns exemplos de tecnologias que podem facilitar a comunicação e a execução de processos integrados.

Desta forma, será possível fazer todos os serviços com maior cuidado e total segurança, mantendo a qualidade desde à produção até a hora da entrega.

Invista em equipamentos e peças de qualidade

Segundo o Blog Marketing para Indústria, a qualidade na indústria é um dos fatores mais importantes, já que por mais que a divulgação seja bem-feita, o que irá fazer a indústria se diferenciar é a eficiência e qualidade dos produtos e serviços.

Neste ponto inclusive, é interessante frisar que, quando um consumidor compra algo de uma empresa, ele possui padrões de qualidade estabelecidos. Então, se o negócio não é capaz de atender a essas expectativas, as chances que ele fique insatisfeito e não compre novamente são bem altas.

Claro que produtos de baixa qualidade são mais baratos de produzir e podem ser vendidos a um preço menor, o que supostamente atrai mais clientes. E em curto prazo, isso até pode parecer uma estratégia coerente.

Porém, tenha em mente que ao fazer isso, os problemas vão começar a aparecer, como clientes insatisfeitos, percepção negativa da marca e a indústria terá maiores custos e gastos com manutenção ou trocas dos equipamentos, por exemplo.

Pensando nisso, separamos alguns bons motivos para você investir na fabricação para garantir a qualidade dos produtos:

Agrega valor ao produto final

Um produto recebe mais valor quando passa por contínuos processos de otimização. Então é preciso investir na qualidade dos equipamentos e peças para a produção, de modo a garantir a qualidade final do que sua indústria oferta.

Sendo assim, ao investir em equipamentos de melhor qualidade, a indústria conseguirá diminuir falhas e a necessidade de retrabalho. Logo, garantirá um aumento do valor que é percebido pelos clientes.

Redução de devolução e insatisfação por parte do cliente

Provavelmente você já deve ter comprado algo de menor qualidade, para economizar no momento da compra, mas acabou se arrependendo em poucos dias, ao começar a ter problemas com o produto.

Esse é um dos principais motivos do porquê se deve investir em produtos de qualidade, uma vez que o mais barato, pode acabar saindo caro.

Além disso, investir na qualidade do que é produzido evita expor seus clientes a insatisfações como essa e também diminui a quantidade de devoluções – que são bem custosas para a indústria.

Maior credibilidade

Se você compra matéria-prima e equipamentos de qualidade para a sua indústria, mesmo que eles tenham valor mais alto, isso não significa gastos, mas investimento. Isso porque, você está prezando pela qualidade do seu produto e em quanto isso vai agregar na percepção do cliente e reconhecimento pelo mercado.

Um bom produto deixa os potenciais compradores confiantes, já que a credibilidade fica atrelada à marca como um todo. O cliente entende que a empresa se preocupa de fato em solucionar o seu problema, e não está tentando apenas forçar uma compra.

Maior fidelização dos clientes

Focar na qualidade é também investir na relação com seu cliente. Se ele ficou satisfeito com o produto e não teve problemas na utilização, certamente, voltará quando precisar de outros itens semelhantes.

Nesse sentido, é um risco comprar equipamentos e peças de marcas que não estejam comprometidas com a qualidade. Opte sempre por empresas que garantem a qualidade do que é ofertado, mesmo que o preço seja maior, já que a longo prazo, se tem a redução de custos e outras vantagens.

Lembre-se que o consumidor atual tem acesso facilitado à informação e conta com muitas opções de marcas e, por este motivo, não está disposto a pagar mais por algo sem qualidade.

E então?

Você viu que apresentamos neste conteúdo por que é importante reduzir custos nas compras sem perder a qualidade e algumas dicas de como fazer isso.

E ainda, algumas vantagens que sua indústria terá ao adquirir equipamentos e peças de qualidade, garantindo assim uma produção que atenda as expectativas dos clientes e do mercado.

Se você ficou com alguma dúvida sobre o assunto ou quer saber em quais peças e equipamentos você não pode economizar na qualidade, clique abaixo e faça o download gratuito do infográfico que elaboramos sobre o assunto!

Adove

Adove

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish