Blog

Rodas para transpaleteiras: conheça os tipos e saiba como escolher as melhores

Ter bons equipamentos intralogísticos torna a empresa eficiente. Só que apenas isto não basta. Ao conhecer a composição deles, é possível descobrir como ter o melhor desempenho por mais tempo. Neste conteúdo, conheça os tipos de rodas para transpaleteiras que tornam real a alta performance na logística interna.

Entendendo os tipos de rodas para transpaleteiras

A escolha dos melhores equipamentos de intralogística é determinante para o sucesso dessa área na sua empresa. Para isso, recomenda-se conhecer as principais peças que compõem esses maquinários, como as rodas para transpaleteiras.

Até a década de 1950, os produtos eram armazenados nivelados ao piso. Depois, com a expansão industrial, a estocagem em níveis mais altos se tornou opção, no que ficou conhecido como verticalização de estoque. 

Posteriormente, veio a produção enxuta. Foi nesse momento que muito se começou a pensar nos tipos de equipamentos para a logística interna. Hoje, nenhum investimento é feito sem a avaliação completa da compra: tipo de equipamento; velocidade; peso da carga e assim por diante.

As transpaleteiras, manuais ou elétricas, se encaixam na categoria de equipamentos de movimentação, como esteiras e roletes. São usadas para o transporte horizontal de cargas em paletes, podendo levantar e carregar materiais pesados.

Qual a diferença entre empilhadeira e transpaleteira?

Essa é uma dúvida comum. Afinal, um operador de empilhadeira também pode trabalhar com transpaleteiras, se tiver feito os cursos de capacitação recomendado da NR 11. Então, qual a diferença entre empilhadeira e transpaleteira?

A empilhadeira eleva as cargas em grandes ou pequenas alturas, sendo um equipamento de organização, assim como o guindaste. Elas se dividem em modelos: contrapeso; combustão; patoladas; elétricas retráteis e outras.

Já a transpaleteira, também conhecida como paleteira, permite o transporte das cargas mais pesadas de um ponto a outro e, por isso, são equipamentos intralogísticos de movimentação.

Os tipos de rodas para transpaleteiras

Diferente dos pneus de uma empilhadeira, que se categorizam entre pneumáticos, maciços e de poliuretano, as rodas para transpaleteiras possuem 4 modelos. E conhecer cada um deles é importante para escolher o melhor para o seu negócio.

A primeira coisa é entender que as paleteiras possuem dois tipos de rodas. As menores ficam sob os garfos e não giram. Enquanto a maior se posiciona sob o leme, sendo a roda de direção, que permite manobrar o equipamento. 

As rodas dos garfos, conhecidas popularmente como rolos, são mais largas do que altas, sendo disponibilizadas sempre com rolamentos. As simples são para terrenos regulares e sem desníveis, ao passo que as rodas duplas são para pisos irregulares. 

Os modelos de rodas para transpaleteiras também se dividem a partir do material:

  • Ferro ou aço;
  • Borracha;
  • Nylon;
  • Poliuretano.

Cada uma tem suas particularidades. A de borracha, apesar de ter baixo ruído, pode deixar marcas no piso. A que é fabricada com ferro ou aço é muito barulhenta, sendo inapropriada em muitos casos. A de nylon segue esse mesmo caminho, ou seja, possui ruído. 

Já a de roda de poliuretano tem baixo nível de barulho, não deixam marcas no piso e são indicadas para todo peso de carga por serem muito resistentes. No próximo tópico, confira alguns dos diferenciais desse material usado nas rodas das transpaleteiras.

Por que escolher rodas para transpaleteiras de poliuretano?

As rodas para transpaleteiras de poliuretano da Empotech suportam altas cargas, sendo indicadas para diversos tipos de pisos sem deixar manchas. Além disso, essas rodas não têm ruídos. 

É uma formulação exclusiva, criada após anos de estudo. O resultado é de um produto nacional com qualidade internacional. 

Também podemos falar da resistência. Além da mecânica, tem aquela que é referente à abrasão (temperatura entre -50ºC a +90ºC) e a que suporta produtos químicos, como óleos, graxas, fluídos, tintas e solventes. 

Além disso, os produtos Empotech são testados e passam por análises de qualidade. Inclusive, a equipe técnica avalia as rodas que já existem nos equipamentos da sua empresa, tornando-se uma parceira na busca da solução ideal para sua necessidade.

Veja os benefícios Empotech e saiba porque ela é a parceira ideal para o seu negócio.

Em recentes pesquisas, descobrimos os motivos pelos quais as empresas optam pelas rodas de poliuretano Empotech: duram 50% a mais que os concorrentes e têm o melhor custo-benefício comparado a outros materiais. Veja a pesquisa aqui.

Sobre a Empotech

A história da Empotech começou em 2017. Só que antes disso, há mais de 2 décadas, os fundadores já atuavam no mercado e perceberam o desafio que as empresas enfrentavam na produção de rodas de poliuretano. Assim, para atender a demanda, eles criaram a Empotech, que ganhou espaço em cada um dos anos seguintes.

Em 2018, por exemplo, fez surgir uma formulação exclusiva de alta performance. A partir disso, realizou a sua primeira venda, marcando o pioneirismo com o poliuretano nacional – comparado ao produto internacional, só que mais econômico.

Atualmente, a Empotech conta com uma fábrica em Blumenau (SC), que passou por uma recente mudança, triplicando o seu tamanho, sendo referência em rodas de poliuretano, atendendo todas as indústrias. Possui também um centro de distribuição em Mauá (SP). 

Aprenda como aumentar a vida útil de uma transpaleteira elétrica

Antes do término, temos uma recomendação de um artigo que traz dicas para quem tem equipamentos de movimentação de cargas na empresa e quer aumentar a vida útil deles, prevenindo os gastos extras e tornando o maquinário mais eficiente. Leia:

Saiba como aumentar a vida útil da transpaleteira elétrica

Uma das dicas tem a ver com a compra correta das peças dos equipamentos. Ao fazer o investimento em produtos de qualidade, os compradores têm certeza de que serão necessárias menos intervenções ao longo do tempo, com um resultado satisfatório.

Picture of Empotech

Empotech

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscreva-se gratuitamente para receber a nossa newsletter:

Ao informar seus dados, você aceita receber comunicações e concorda com a Política de Privacidade.
Categorias
Categorias
Posts recentes