Blog

Conheça os tipos de pneus de uma empilhadeira

O uso incorreto dos componentes em um equipamento pode custar muito caro para a sua empresa. Da mesma forma que a escolha por produtos de baixa qualidade podem exigir mais manutenção do que seria necessário. 

Por isso, conhecer os tipos de pneus de uma empilhadeira é um assunto que você deve dominar. Afinal, é um dos principais itens para esse tipo de veículo industrial tão necessário na logística interna. 

Neste conteúdo, veja quais as opções de pneus e rodas disponíveis no mercado e, mais do que isso, considere as vantagens de cada uma delas. 

Esse tipo de estudo é importante para todo profissional que preza pelo bom desempenho dos seus maquinários, trazendo um resultado direto para a lucratividade da companhia e a segurança da equipe de trabalho.

A importância da empilhadeira na produtividade logística

Uma empilhadeira pode ser usada para várias finalidades e uma das mais comuns é no manuseio e transporte de produtos e mercadorias. Ela permite que as cargas sejam levantadas, deslocadas e empilhadas em caminhões, contêineres, paletes, pickings e depósitos. Logo, é um veículo industrial fundamental na logística interna. 

O uso da empilhadeira agiliza a movimentação de materiais em todas as indústrias. Mas, o uso dela também podem acontecer em ambientes externos, como ruas asfaltadas, portos, aeroportos e feiras. 

Por ser um equipamento para vários tipos de locais, é preciso conhecer a diferença entre empilhadeira a gás e elétrica antes de adquirir esse tipo de equipamento para fazer uma compra assertiva.

Um ponto importante é que para todas as situações, o operador de empilhadeira deve estar preparado para atuar com esse tipo de maquinário, tomando os devidos cuidados e mantendo a boa produtividade. 

Para isso acontecer, existem as NRs, que são normas regulamentadoras que servem como um tipo de treinamento para esses trabalhadores.

O funcionamento da empilhadeira vai depender do tipo de equipamento. Mas, de modo simples e generalizado, ele acontece por uma unidade de elevação e garfos, o que permite elevar a carga. 

Outra parte importante que compõe o maquinário é formada pelas rodas e os pneus. Ao passo que para cada tipo de terreno existe uma melhor escolha do que pode ser usado nessas máquinas de movimentação e transporte.

Aí temos mais uma informação importante: são vários os tipos de empilhadeiras que podem ser interessantes para a sua empresa. 

Por exemplo, as de contrapeso, as elétricas retráteis, as elétricas patoladas, as transpaleteiras, as empilhadeiras a combustão, aquelas que são a gás, entre outros modelos que podem ser encontrados no mercado.

Temos um resumo sobre o que é, como funciona, o uso e os tipos de empilhadeiras. O próximo passo é falar de um dos componentes mais importantes delas: os pneus. Eles permitem a garantia da segurança, estabilidade e desempenho da operação!

Os tipos de pneus de uma empilhadeira

Se você trabalha como operador de empilhadeiras, é comprador ou gerente de manutenção de uma empresa, tem que conhecer sobre os pneus de uma empilhadeira. 

Afinal, eles são muito particulares e conforme suas características dá para saber qual é o mais adequado para o seu modelo de equipamento e necessidade logística que a sua empresa enfrenta.

Os pneus pneumáticos

Esses pneus clássicos e tradicionais possuem uma câmara de ar e um revestimento de borracha espessa. Possuem uma camada de proteção entre empilhadeira e solo. São variáveis em tamanhos e ideais para pisos irregulares. Logo, uma boa ideia para a logística externa.

Os pneus maciços

Também são chamados de superelásticos ou sólidos. Eles são feitos de borracha sólida, sendo mais econômicos do que o modelo anterior porque é imune aos furos. Indicados para pisos lisos e regulares, tais quais se assemelham ao asfalto ou cimento queimado. Portanto, indicados apenas para áreas internas.

Os pneus de poliuretano

Na verdade, apesar de muita gente falar em pneus, elas são rodas de poliuretano. É o tipo mais recomendado para empilhadeiras elétricas e transpaleteiras, sendo de fácil instalação. Tem excelente tração e atua com melhor desempenho em ambientes internos, considerando os pisos lisos e regulares.

As rodas de poliuretano e as rodas de borracha

Para quem tem a empilhadeira elétrica ou transpaleteira e está na dúvida sobre fazer a troca de uma roda de borracha por uma roda de poliuretano, aqui vão alguns pontos que você precisa considerar antes de tomar a decisão:

  • Qual tem mais durabilidade?
  • Qual tem o melhor desempenho?
  • E qual permite maior capacidade de carga?

A gente tem um artigo que explica todas as diferenças entre esses tipos de materiais. Mas, para quem ficou curioso, saiba que o poliuretano sai na frente dessa “disputa”. 

Por exemplo, pelo fato de suportar o desgaste prolongado causado pela temperatura, umidade e produtos químicos por mais tempo. Ou seja, elas não sofrem com a corrosão e nem ruptura.

Veja aqui as vantagens das rodas de poliuretano

A compra e a manutenção dos pneus de uma empilhadeira

A escolha do melhor pneu para a empilhadeira vai depender do modelo do equipamento que a sua empresa possui. Ao passo que o uso do pneu inadequado vai trazer prejuízos como os danos no aparelho, as despesas adicionais na manutenção e os atrasos nos processos logísticos internos.

Além de ter essa avaliação na hora de adquirir uma empilhadeira, saiba que esse estudo também é importante para saber se é o momento certo de fazer a troca dos pneus. Isso porque eles podem representar riscos não apenas na queda de desempenho como também com danos às cargas e acidentes com os operadores.

É fundamental que se esteja atento a hora de trocar de rodas e pneus

Uma das maneiras mais assertivas de ter essas respostas tem a ver com a manutenção preventiva, que pode ser baseada no tempo ou no uso dos equipamentos. Veja esse comparativo e entenda! E se estiver na hora de fazer a troca, considere as compras online, que podem gerar economia.

Para terminar, atente-se ao uso correto da empilhadeira, o que pode garantir mais durabilidade aos pneus. Então, sempre opere a máquina na velocidade recomendada pelo fabricante, evite arrancadas, mantenha o eixo alinhado e use apenas componentes de qualidade.

Picture of Empotech

Empotech

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscreva-se gratuitamente para receber a nossa newsletter:

Ao informar seus dados, você aceita receber comunicações e concorda com a Política de Privacidade.
Categorias
Categorias
Posts recentes